Guia da Semana

Com início previsto para 22 de outubro e término em 4 de novembro, a capital paulista recebe a 34ª Mostra Internacional de Cinema. O evento ocupa mais de 20 espaços em toda a cidade e exibe mais de 450 filmes de várias partes do mundo. A abertura acontece em 21 de outubro, no Auditório Ibirapuera, a partir das 20h30, com a exibição do filme O Estranho Caso de Angélica, dirigido pelo cineasta português Manoel de Oliveira que confirmou presença no evento. Entrada é franca.

Entre as novidades deste ano, uma homenagem ao centenário do cineasta japonês Akira Kurosawa. Além do cartaz da Mostra, que está em dupla face e traz um storyboard de um dos longas do artista, eventos paralelos acontecem em meio às exibições na telona: o Instituto Tomie Ohtake recebe de 22 de outubro a 28 de novembro a exposição Kurosawa - criando imagens para cinema, que reúne 80 storyboards originais do cineasta.

Não é apenas o centenário de Akira Kurosawa que será lembrado. Os 100 anos do Corinthians também serão homenageados. A Mostra vai exibir o filme O Corintiano, de Milton Amaral, e estrelado por Mazzaropi, que faz o papel de um fanático torcedor do tradicional clube paulistano. A sessão acontece em 27 de outubro, no vão livre do Masp.

Além da programação normal, o evento conta com algumas seções especiais. Destaque para a primeira exibição na América Latina da cópia restaurada com 25 minutos inéditos do clássico Metrópolis, de Fritz Lang - 24 de outubro, 20h, no gramado do auditório do Ibirapuera -, e a sessão do longa-metragem de Raul Ruiz, Mistérios de Lisboa.

Seguindo essa linha de diversidade na produção cinematográfica, a 34ª edição da Mostra conta com mais de 400 títulos que não fazem parte do cronograma normal de exibições e estão divididos em Perspectiva Internacional; Competição Novos Diretores, com exibição de filmes de cineastas que tenham realizado no máximo dois longas; Mostra Brasil, Retrospectivas e Exibições Especiais.

Destaque para a competição de novos diretores, que vai premiar o melhor filme com o troféu Bandeira Paulista. O júri responsável pela eleição será formado por atrações internacionais, como o cineasta britânico Alan Parker, o diretor e crítico italiano Carlo Di Carlo, o crítico francês Michel Ciment, o ator sérvio Miki Manojlovic, o cineasta israelense Samuel Maoz e o diretor armênio-francês Serge Avedikian.

Confira os locais onde serão exibidos filmes da 34ª Mostra Internacional de Cinema: Unibanco Arteplex 1, 2, 3, 4 e 5; CEU Perus; Cine Livraria Cultura 1 e 2; Cinesesc; Cine Sabesp; Espaço Unibanco de Cinema Pompéia; Espaço Unibanco de Cinema Augusta; Cinemateca (Sala BNDES e Sala Petrobrás); Centro Cultural São Paulo; Centro Cultural Banco do Brasil; Cinemark Eldorado; Cinemark Cidade Jardim; Cine Tam Morumbi Shopping; Cine Olido; Reserva Cultural; Museu da Imagem e do Som; Matilha Cultural; FAAP; Vão Livre do Masp; e Terreiro A Pele do Invisível (29ª Bienal de São Paulo).

Atualizado em 10 Abr 2012.