Guia da Semana

34ª Mostra Internacional de Cinema

Mais de 450 títulos serão exibidos em mais de 20 salas paulistanas até 4 de novembro.

Com início previsto para 22 de outubro e término em 4 de novembro, a capital paulista recebe a 34ª Mostra Internacional de Cinema. O evento ocupa mais de 20 espaços em toda a cidade e exibe mais de 450 filmes de várias partes do mundo. A abertura acontece em 21 de outubro, no Auditório Ibirapuera, a partir das 20h30, com a exibição do filme O Estranho Caso de Angélica, dirigido pelo cineasta português Manoel de Oliveira que confirmou presença no evento. Entrada é franca.

Entre as novidades deste ano, uma homenagem ao centenário do cineasta japonês Akira Kurosawa. Além do cartaz da Mostra, que está em dupla face e traz um storyboard de um dos longas do artista, eventos paralelos acontecem em meio às exibições na telona: o Instituto Tomie Ohtake recebe de 22 de outubro a 28 de novembro a exposição Kurosawa - criando imagens para cinema, que reúne 80 storyboards originais do cineasta.

Não é apenas o centenário de Akira Kurosawa que será lembrado. Os 100 anos do Corinthians também serão homenageados. A Mostra vai exibir o filme O Corintiano, de Milton Amaral, e estrelado por Mazzaropi, que faz o papel de um fanático torcedor do tradicional clube paulistano. A sessão acontece em 27 de outubro, no vão livre do Masp.
 
Além da programação normal, o evento conta com algumas seções especiais. Destaque para a primeira exibição na América Latina da cópia restaurada com 25 minutos inéditos do clássico Metrópolis, de Fritz Lang - 24 de outubro, 20h, no gramado do auditório do Ibirapuera -, e a sessão do longa-metragem de Raul Ruiz, Mistérios de Lisboa.

Seguindo essa linha de diversidade na produção cinematográfica, a 34ª edição da Mostra conta com mais de 400 títulos que não fazem parte do cronograma normal de exibições e estão divididos em Perspectiva Internacional; Competição Novos Diretores, com exibição de filmes de cineastas que tenham realizado no máximo dois longas; Mostra Brasil, Retrospectivas e Exibições Especiais.

Destaque para a competição de novos diretores, que vai premiar o melhor filme com o troféu Bandeira Paulista. O júri responsável pela eleição será formado por atrações internacionais, como o cineasta britânico Alan Parker, o diretor e crítico italiano Carlo Di Carlo, o crítico francês Michel Ciment, o ator sérvio Miki Manojlovic, o cineasta israelense Samuel Maoz e o diretor armênio-francês Serge Avedikian.

Confira os locais onde serão exibidos filmes da 34ª Mostra Internacional de Cinema: Unibanco Arteplex 1, 2, 3, 4 e 5; CEU Perus; Cine Livraria Cultura 1 e 2; Cinesesc; Cine Sabesp; Espaço Unibanco de Cinema Pompéia; Espaço Unibanco de Cinema Augusta; Cinemateca (Sala BNDES e Sala Petrobrás); Centro Cultural São Paulo; Centro Cultural Banco do Brasil; Cinemark Eldorado; Cinemark Cidade Jardim; Cine Tam Morumbi Shopping; Cine Olido; Reserva Cultural; Museu da Imagem e do Som; Matilha Cultural; FAAP; Vão Livre do Masp; e Terreiro A Pele do Invisível (29ª Bienal de São Paulo).

Atualizado em 10 Abr 2012.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Cinemark exibe clássicos do terror em especial de Halloween

Sessões acontecem entre os dias 28 e 31 de outubro e têm preços especiais

Dossiê da 41ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (2017)

Acompanhe diariamente a avaliação dos filmes vistos pela nossa redação na 41ª Mostra

Estreias da semana: “A Guerra dos Sexos”, “Doentes de Amor” e mais 6 filmes

Drama com Robert Pattinson também é destaque nesta quinta-feira

'Jogos Mortais – Jigsaw' ganha prévias com cenas inéditas; confira!

Oitavo filme da franquia chega ao Brasil no dia 30 de novembro

Além da Morte: assista à entrevista com o elenco

Remake de “Linha Mortal” estreia nesta quinta, 19

20 filmes imperdíveis da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo 2017

Saiba por onde começar na hora de escolher os filmes que você verá na 41ª Mostra