Guia da Semana

Acabou o Oscar. E agora? Depois de três ou quatro meses assistindo, torcendo e julgando filmes com bases em suas chances nas minuciosas categorias da premiação da Academia, bastaram três horas e meia de um domingo sonolento para que todos os prêmios chegassem às mãos de seus previsíveis donos e todo o furor se dissipasse como se nunca tivesse estado lá. Ninguém mais correrá aos cinemas para garantir aquela última sessão de Birdman, ninguém mais cortará relações com aquele amigo que estava torcendo por Boyhood. Acabou. Como proceder?

1. Bem, a primeira resposta óbvia é: a vida continua, os filmes também. Aliás, a maior parte dos filmes que chegam aos cinemas todas as semanas não passam nem perto de uma indicação ao Oscar – mas muitos passam por Cannes, Sundance, Veneza, Festival do Rio... Ainda dá para garimpar com base em estatuetas, se esse é seu critério.

2. Na verdade, esqueça os prêmios. Por mais empolgantes que sejam as competições, filmes existem para entreter, emocionar, provocar reflexões ou registrar, não para serem divididos em categorias e comparados. Portanto, escolha mais instintivamente: o que você quer sentir hoje? O que aquele filme pode acrescentar para você – e só você?

3. Fugir do Oscar é fugir do óbvio. Aproveite que a temporada do ouro acabou para garimpar preciosidades pouco conhecidas, como aqueles títulos europeus exibidos em cinemas de rua e em mostras, muitas vezes gratuitas. Permita-se descobrir que o mundo é maior que Hollywood!

4. Ok, o Oscar não é tão ruim assim. Ele é uma oportunidade para discutir filmes que todo o mundo está vendo e conhecer melhor cada parte do processo de produção (afinal, quem fala em “mixagem de som” em qualquer outra época do ano??). Então, agora que você já viu todos os filmes principais, que tal ir atrás daqueles que concorreram em categorias menos prestigiadas – filmes estrangeiros, documentários, curtas-metragens?

5. Por fim, pense nos discursos que ganharam uma visibilidade absurda graças à transmissão do Oscar. Aproveite que a festa acabou para pensar no que todos aqueles filmes e todas aquelas pessoas que subiram ao palco tinham a dizer, e faça sua parte para que essas mensagens não sejam esquecidas.

Por Juliana Varella

Atualizado em 25 Fev 2015.