Guia da Semana

Como tantas crianças, Auggie está se preparando para o seu primeiro dia de aula. Mas há algo de diferente... Aos 10 anos, esta não é apenas a sua primeira aula no ano letivo – é sua primeira aula em toda a sua vida, já que uma má formação de nascença aliada a dezenas de cirurgias plásticas faciais o obrigaram, até agora, a ser educado em casa, protegido dos olhos assustados das outras crianças.

Essa é a história que embala o filme “Extraordinário”, adaptação do best-seller de R.J. Palacio dirigida por Stephen Chbosky que está fazendo muita gente se acabar de chorar nos cinemas em todo o país. Se você ainda não conferiu o filme, ou está pensando em assistir de novo, confira 5 motivos para ir em frente e comprar seu ingresso hoje mesmo:

1. Para se desidratar (de novo)

Não há marmanjo valentão que escape ileso do poder cortador-de-cebolas de “Extraordinário”. Melhor do que lutar contra as lágrimas, portanto, é aproveitar a oportunidade para colocar para fora toda aquela angústia que ficou acumulada em 2017 e sair da sessão alguns litros mais leve, de alma lavada.

2. Para admirar o talento de Jacob Tremblay

Muita gente já se impressionou com o trabalho do ator-mirim Jacob Tremblay em 2016, quando ele estrelou o drama “O Quarto de Jack”. Agora, mesmo irreconhecível no papel de Auggie, é ele quem faz de “Extraordinário” um filme absolutamente envolvente, capaz de cativar o público desde a primeira cena com seu jeito sincero e inocente.

3. Para se inspirar a ser mais gentil

Parte do que faz a história de “Extraordinário” ser tão bonita é sua mensagem, resumida na frase “entre estar certo e ser gentil, escolha sempre a gentileza”. O filme, afinal, fala de bullying e de desentendimentos entre parentes e melhores amigos, mas, ao invés de trabalhar o rancor dos personagens e o campo de guerra que pode se tornar a vida real, ele escolhe mostrar que é possível perdoar, superar obstáculos e ser mais feliz, simplesmente praticando a gentileza.

4. Para acreditar um pouco mais na humanidade

Nós sabemos que a vida fora do cinema nem sempre é tão justa e que as pessoas nem sempre são tão compreensivas, mas o filme nos mostra um mundo, apesar de tudo, possível. Afinal, aprender a conviver com diferenças é algo que só depende de nós, não é mesmo?

5. Para sair com um sorriso no rosto

Apesar do chororô, “Extraordinário” é um filme otimista que vai fazer seu dia ficar muito melhor. Boas atuações (Julia Roberts e Owen Wilson também estão ótimos e até Sônia Braga faz uma ponta), um humor bem pontuado e um excelente roteiro, que desenvolve todos os personagens em torno de Auggie para reforçar a mensagem de que todos nós temos nossas diferenças e pontos de vista, são a receita para um filme memorável e encantador. Imperdível!

25 Filmes para você se acabar de chorar

De animações infantis a dramas adultos, conheça os filmes mais emocionantes do cinema

10 filmes que você vai querer ver nos cinemas em dezembro de 2017

“Extraordinário” e “Star Wars – Os Últimos Jedi” estão entre as estreias do mês

Netflix: 10 séries inspiradoras que vão melhorar o seu dia

Confira comédias e até alguns dramas otimistas para ver nos dias ruins

Atualizado em 8 Jan 2018.