Guia da Semana

No último dia 17 de janeiro Jim Carrey completou 50 anos de idade, com quase 20 deles a frente de grandes comédias que fizeram sucesso no mundo inteiro. Mas quem conhece o ator, sabe que seu talento vai muito além de seus trejeitos e caretas.

O cinquentão já se aventurou em dramas como Cine Majestic e o Mundo de Andy, e até mesmo flertou com o suspense em O Número 23. Mas foram as comédias que fizeram dele a grande estrela que é.

Atualmente, Jim está gravando Burt Wonderstone, onde interpreta um mágico de rua com cabelos longos e um visual inusitado (foto acima. Crédito: Just Jared). A produção deve chegar às telonas em 2013, e contará com Steve Carrel no elenco também. A dupla já tinha se encontrado antes em Todo Poderoso e Horton no mundo dos quem.

O ator também disse estar interessado em estrelar sequências para grandes sucessos de sua carreira como o Todo Poderoso e Debi & Lóide.

Confira uma lista com alguns dos filmes que fizeram a fama de Jim Carrey no cinema internacional.

Ace Ventura - Um Detetive Diferente

Depois de anos em filmes pequenos e de gosto duvidoso, Jim Carrey ganhou o público em 1994, interpretando Ace Ventura, um excêntrico detetive de animais encarregado de salvar um golfinho. O filme rendeu uma framboesa de ouro para o ator como pior ator revelado. Mal sabiam eles que era apenas o primeiro papel de muitos que iriam conquistar fãs no mundo inteiro.

O Máscara

De terno amarelo e uma máscara verde no rosto, o Máscara conquistou o público com seu humor nonsense que homenageva grandes clássicos dos desenhos animados como Tex Avery e Looney Tunes. Foi primeiro de muitos trabalhos de Jim com maquiagem como depois iriamos ver em Desaventuras em Série e o Grinch.

Debi & Lóide - Dois Idiotas em Apuros

Primeiro filmes dirigido pelos irmãos Farrely (que viriam a repetir a parceria com Carrey em Eu, Eu mesmo e Irene) conta as aventuras de dois amigos idiotas e sua viagem para Aspen. Não faltam escatologias, situações bizarras e o carisma inconfundivel do ator.

O Show de Truman

Depois de anos em papéis escrachados o ator supreendeu o público e a crítica em uma comédia sensível sobre Truman, um homem que vive dentro de um reality show sem saber. O filme garantiu um Globo de Ouro de melhor ator para Jim Carrey, mas ele acabou ficando fora de uma indicação para o Oscar.

Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças

A grande surpresa mesmo veio em 2004. Sob o comando do diretor Michel Gondry veio um dos maiores sucessos de crítica do ator. Em um papel sério, sem flertar com a comédia, ele interpreta um homem que tenta esquecer sua ex-namorada passando por um processo de apagar a memória. Um filme obrigatório para os fãs de um bom cinema.

E você? Qual papel você acha que foi o mais marcante na carreira de Jim Carrey?

Por Edson Castro

Atualizado em 10 Abr 2012.