Guia da Semana

Os filmes de terror nunca ganharam muito destaque no Brasil. Mesmo com a fama de José Mojica Marins, o Zé do Caixão, o gênero dificilmente recebe o investimento necessário e as baixas bilheterias são consequência disso. Mas nem por isso esse tipo de produção foi abandonada por aqui: com previsão de lançamento para janeiro de 2014, Quando Eu Era Vivo ganha seu primeiro trailer e reacende a discussão.

+ Melhores filmes de terror lançados em 2013
+ 10 Filmes que você não viu em 2013
+ Confira as estreias da semana nos cinemas

O filme de Marco Dutra, com Marat Descartes, Antonio Fagundes e Sandy no elenco, pende para o suspense, mas lembra que o clima assustador não abandonou o Brasil. O terror brasileiro é mais conhecido pelo estilo "trash", encontrado em filmes como Mar Negro, de Rodrigo Aragão, que utilizou mais de 1500 litros de sangue falso durante as filmagens.

Confira as últimas produções nacionais de terror:

Quando Eu Era Vivo (2012)

Baseado em "A Arte de Produzir Efeito Sem Causa", de Lourenço Mutarelli, conta a história de Júnior (Marat Descartes), que volta a morar com a família depois que perdeu o emprego e se separou da esposa. Ele encontra alguns objetos que pertenciam à sua mãe e começa uma busca pela história da família, desenvolvendo uma obsessão pelo passado.



Mar Negro (2013)

Exibido no Festibal do Rio, o longa se passa em uma pequena vila de pescadores atingida por uma estranha contaminhação. Peixes e crustáceos se transformam em criaturas horrorosas que disseminam morte e destruição. Na trama, o solitário Albino luta pelo grande amor da sua vida, arriscando a própria alma numa desesperada fuga pela sobrevivência.

Nervo Craniano Zero (2012)

Uma adaptação para o cinema de um espetáculo teatro de mesmo nome, o filme de Paulo Biscaia Filho conta a história de uma escritora de sucesso, que põe em prática um plano inescrupuloso de implantar um chip indutor de descargas de dopamina que gera surtos de inspiração. Para isso, ela contrata utiliza o Dr. Bartholomeu Bava e uma cobaia humana.



Trabalhar Cansa (2011)

No filme de Marco Dutra, a jovem dona-de-casa Helena resolve realizar um desejo antigo e abrir seu primeiro empreendimento: um mini-mercado. Ela contrata a empregada doméstica Paula para tomar conta das tarefas do lar e de Vanessa, sua filha. Quando seu marido Otávio perde o emprego, as relações pessoais e de trabalho entre os três personagens sofrem uma inversão inesperada, ao mesmo tempo em que ocorrências perturbadoras passam a ameaçar os negócios de Helena.



Desaparecidos (2011)

Assim como as franquias Atividade Paranormal e Bruxa de Blair, o filme de David Schurmann foi produzido estilo Mockumentary, um falso documentário. No longa, câmeras encontradas na mata contam o que ocorreu com seis jovens que foram em uma festa particular em Ilhabela, onde deveriam utilizar uma câmera o tempo todo.



Encarnação do Demônio (2008)

Com orçamento estimado em mais de R$ 1 milhão, mas um fracasso de bilheteria, o filme marca o retorno de Zé do Caixão (José Mojica Marins), libertado após 40 anos preso. De volta às ruas, ele está decidido a cumprir sua missão: encontrar uma mulher que possa gerar seu filho perfeito. Caminhando pela cidade de São Paulo ele enfrenta leis não naturais e crendices populares, deixando um rastro de sangue por onde passa.



Porto dos Mortos (2008)

Davi de Oliveira Pinheiro conta a jornada pós-apocalíptica do Policial (Rafael Tombini) que caça um assassino em série místico, conhecido como Passageiro (Adriano Basegio). Em seu caminho, o policial encontra sobreviventes do matador, como o casal adolescente Atirador (Ricardo Seffner) e Nina (Amanda Grimaldi).

Por Luísa Venter

Atualizado em 26 Dez 2013.