Guia da Semana

Se existe uma conversa que rende nas mesas de bar, é essa: “você preferiu o filme ou o livro?”. Cada um defende o seu ponto de vista e nem sempre (quase nunca) as pessoas chegam num consenso.

Já que é sempre um bafafá, fizemos um resumão do que a galera anda falando em sites especializados e pegamos os filmes que mais aparecem como melhor que o livro.

Certamente, você vai discordar de algum desses filmes e vai achar que o livro é bem melhor que o longa, mas fica em aberto para discussões saudáveis aí nos comentários ;)

Clube da Luta

Livro: o livro é curtinho e o autor Chuck Palahniuk perdeu a chance de desenvolver mais os personagens da história, como a relação entre Tyler Durden e Marla Singer.

Filme: aqui foi bem diferente... o diretor David Fincher soube explorar a história e os personagens. Fora a atuação incrível de Brad Pitt e Edward Norton. Em um contexto geral, no filme, a violência foi usada como uma metáfora para o conflito entre os jovens e o sistema.

O Iluminado

Livro: claro que os fãs de Stephen King acham que o livro é muito melhor que o filme, mas até que ponto é válido falar em fidelidade à obra original ou uma releitura?

Filme: dava pra ficar aqui descrevendo dezenas de cenas. Mas só pra fins de argumentação, o filme já vale a adaptação por estes três motivos: a expressão insana do Jack Nicholson, a chuva de sangue no elevador e o rolê de velotrol com direito a menininhas gêmeas.

O Senhor dos Anéis

Livro: é absurdo o sucesso da trilogia escrita pelo britânico J.R.R. Tolkien. A obra foi reimpressa várias vezes e traduzido para mais de 40 línguas, já são mais de 160 milhões de cópias vendidas. Tolkien acertou em muita coisa, no entanto, alguns capítulos são arrastados demais.

Filme: o diretor Peter Jackson foi bem fiel à trilogia e mergulhou de cabeça no universo mítico de Tolkien. Os efeitos visuais e as cenas de batalha vão além de qualquer coisa que nossas mentes poderiam imaginar. Retratar a história de Tolkien nas telas de cinema é mais árduo do que em uma obra literária.

Tubarão

Livro: foi o primeiro livro de Peter Benchley e, aqui, o tubarão não é o monstro da história, ele é usado como uma distração para o drama dos personagens.

Filme: Peter Benchley ajudou a adaptar o seu próprio livro para o filme e a combinação com a grandiosidade de Steven Spielberg deu ao filme o titulo de um dos clássicos do cinema.

O Poderoso Chefão

Livro: o romance ficou conhecido por trazer para a língua inglesa os termos criminais italianos. Mesmo assim, a popularidade do livro só aumentou depois do filme.

Filme: dizem que é um dos maiores filmes da história. Francis Ford Coppola alavancou a fama do escritor Mario Puzo - sem o filme, ele jamais seria tão conhecido - e eternizou Marlon Brando no papel de Don Corleone.

Psicose

Livro: foi uma boa base para o Hitchcock, mas é muito diferente do filme. Muitas coisas na trama não fazem muita diferença no livro, mas no filme são extremamente importantes. Como os pensamentos internos dos personagens, por exemplo.

Filme: Alfred Hitchcock fez de “Psicose” um dos maiores filmes de terror de todos os tempos. O diretor inglês desdobrou o livro de Robert Bloch de diversas maneiras, no filme, por exemplo, o assassino é bem mais interessante que no livro, inspirado na historia de Ed Gein. Fora a cena do chuveiro - mais icônica impossível.

Trainspotting

Livro: lançado em 1993, “Trainspotting” foi o primeiro livro do escritor escocês Irvine Welsh. A história gira em torno de uns caras que moram em Edimburgo, na Escócia, e são completamente viciados em heroína. O sucesso do livro nunca teria acontecido se não fosse pelo filme.

Filme: o diretor Danny Boyle conseguiu retratar muito bem o universo clubber dos anos 90 e o filme alcançou tanto sucesso que alavancou as vendas do livro e Irvine Welsh ficou conhecido no mundo. Foi considerado pelo New York Times como um dos 1000 melhores filmes já produzidos.

Por Juliana Andrade

Atualizado em 28 Jul 2015.