Guia da Semana

Além de servir como forma de entretenimento, muitos filmes são capazes de ajudar, também, nos problemas do dia-a-dia. São histórias de perdas, dificuldades e superação que podem inspirar, emocionar e motivar qualquer um.

E como nunca é demais assistir algo que inspire a reflexão e nos coloque para cima, confira a lista de filmes motivacionais do Guia da Semana que vão fazer você sair do sofá e ir à luta.

A Vida Secreta de Walter Mitty

Depois de sofrer desilusões amorosas e várias perdas na vida profissional, Walter Mitty decide mudar. Seguindo o lema do filme, que diz “Pare de sonhar, comece a viver”, o personagem embarca em algumas viagens aventureiras, que incluem escalar montanhas, fugir de vulcões em erupção e até enfrentar tubarões somente para encontrar uma foto perdida e recuperar o prestígio na revista em que trabalha.

À Procura da Felicidade

Podemos dizer que o filme “À Procura da Felicidade” é um dos grandes exemplos de filme motivacional da história. Isso porque, apesar de todas as adversidades, o personagem principal, interpretado por Will Smith, consegue superar os obstáculos – que não são poucos - e crescer na vida.

Invictus

O filme “Invictus” relata parte da história do ex-presidente sul africano Mandela, que lutava pela igualdade de raças no país. O longa foca, em particular, na vitória na Copa Mundial de Rugby, em que o time sul africano, na época com apenas um jogador negro, venceu contra todos os prognósticos. A vitória, além de unir o país inteiro, também mostrou como o trabalho coletivo e a liderança foram importantes naquele período.

Um Sonho Possível

O longa conta a história de superação de um rapaz negro que veio de um lar destruído e passou por 7 escolas diferentes até ser adotado por uma família de classe alta. Com enorme talento e motivado pela mãe adotiva, o garoto enfrente diversos desafios e acaba se tornando um grande astro do futebol americano.

Quem Quer Ser Um Milionário

O filme “Quem Quer Ser Um Milionário” conta a história do jovem Jamal Malik, que, com motivação e força de vontade, consegue se tornar um milionário em um programa de TV - feito nunca antes alcançado - somente para conseguir encontrar o amor da sua vida, Latika. Vale a pena assistir!

Patch Adams – O Amor é Contagioso

O título do filme já diz tudo: o amor é contagioso. O filme mostra a importância do amor e do cuidado com o próximo como forma de superação dos problemas. No longa, Hunter Adams (Robin Williams) voluntariamente se interna em um sanatório após tentar se suicidar. Ao conviver com outros internos, ele descobre que deseja ser médico para poder ajudar ainda mais pessoas. E, mesmo sendo rejeitado pelo reitor da universidade, Hunter consegue superar as dificuldades e se tornar médico.

Meu Nome é Rádio

O filme “Meu Nome é Rádio” mistura muito bem a comédia, o drama e lições de motivação e superação. O longa relata a história de um menino que, ao sofrer discriminação na escola por ser mais quieto e reservado, recebe a ajuda do técnico de futebol americano para conseguir se integrar aos outros colegas. A união e a compaixão do técnico, interpretado por Ed Harris, fizeram toda a diferença na vida do menino, que passa a se expressar e interagir mais com outras pessoas.

Por Renata Fernandes

Atualizado em 18 Jan 2016.