Guia da Semana

Que pipoca combina com cinema todo mundo sabe. Mas, ao que tudo indica, tomates, bacon e queijo são ingredientes que também podem fazer bonito com as telonas (pelo menos do lado de dentro delas). E para provar que a culinária harmoniza com qualquer tipo de filme, fizemos uma lista com 7 pratos famosos da sétima arte que você já viu e quis comer. E se ainda não viu, vai querer ver agora.

1. Os tomates verdes fritos do filme "Tomates Verdes Fritos"

Um dos maiores sucessos de 1991, o premiado drama “Tomates Verdes Fritos”, conta a história de duas mulheres - de idades bastante diferentes - que um belo dia se conhecem e começam a compartilhar histórias da vida de cada uma. Como plano de fundo dessas histórias temos o restaurante que dá nome ao filme e é onde são servidos os suculentos frutos fritos.


2. O molho de tomate do Clemenza, de "O Poderoso Chefão"

E por falar em tomates, é bom lembrar do famoso molho de tomates frescos com almôndegas de Peter "Fat Pete" Clemenza, do clássico “O Poderoso Chefão”. Este prato tipicamente italiano, além de delicioso, é marcante no filme por ser uma das primeiras lições que Michael Corleone aprende antes de se tornar o líder da família Corleone.

3. O Ratatouille do filme "Ratatouille"

Originário da região de Provença, na França, este prato, que mistura ingredientes como berinjela, tomate (olha ele aqui de novo), pimentão e abobrinha, é tido por alguns como “comida de camponês”. Inclusive por alguns dos incrédulos personagens da sensacional animação da Pixar, de 2007, que recebe o mesmo nome da receita. Mas no final, mesmo com essa denominação, a verdade é que o Ratatouille é o tipo de comida feita para quem, assim como o crítico Anton Ego, não engole qualquer coisa.


4. Os Macarons do filme "Maria Antonieta"

Se tem algo que não falta em “Maria Antonieta”, filme da novaiorquina Sofia Coppola, são doces. E no meio de tanta glicose, talvez aqueles que ganhem mais destaque são os macarons, os pequenos bolos granulados que fizeram a festa tanto da monarquia francesa quanto do elenco do longa.


5. O Boeuf Bourguignon do filme "Julie & Julia"

Quando a personagem Julie Powell (Amy Adams) resolve fazer em casa algumas das receitas da sua ídola, Julia Child (Meryl Streep), ela não tem dúvida de por onde começar: vai direto no Boeuf Bourguignon, uma mistura de cubos de carne, bacon, cenoura, vinho e outros tantos ingredientes saborosos. E apesar do filme inteiro ser recheado de deliciosos pratos, não há dúvidas de que este seja um dos mais salivantes em cena.

6. O queijo grelhado do filme "Chef"

Dirigido, escrito e protagonizado por Jon Favreau (diretor do primeiro e do segundo “Homem de Ferro”) “Chef” é um filme independente que mostra a vida de um chef de cozinha de luxo que resolve ganhar a vida vendendo comida cubana em um food truck através dos Estados Unidos. E como o que não falta dentro dos 114 minutos de projeção é comida gostosa, talvez o queijo grelhado (que o protagonista faz para o seu filho como café da manhã) seja o que se sobressaia justamente por causa da simplicidade. Confira aqui a cena e tire suas conclusões - só não faça isso antes do almoço.

7. A porção de carne de panela com batatas coradas do filme "Estômago"

Agora é a vez de um pouco de culinária nacional. Ou melhor, cinema nacional.

Estômago”, do diretor Marcos Jorge, é um aclamado longa que conta a hitstória de Raimundo Nonato, um simples rapaz que vai tentar a sorte na cidade grande, mas só consegue encontrar um emprego como faxineiro em um buteco. Porém, não demora para que Raimundo descubra seus dotes culinários e seja contratado por um grande restaurante italiano.

E entre coxinhas, macarronadas e outros tantos pratos, a porção de carne da panela com batatas coradas talvez seja o mais emblemático (ou até saboroso), por ser aquele responsável por mudar o destino do protagonista - e abrir o apetite do espectador.

Bônus: A costela ao barbecue do Freddy's, da série "House of Cards"

Apesar de contar com nomes de peso como o de Kevin Spacey como protagonista e o de David Fincher (diretor de filmes como “Clube da Luta”, “Seven” e “Quarto do Pânico”) como produtor, “House of Cards” não é um filme, é uma série. Mas vamos deixar esse detalhe um pouco de lado só para poder citar as deliciosas costelas ao barbecue que o despresivel personagem Frank Underwood não consegue deixar de comer no pequeno bar do Freddy, em Washington.

Gostou da nossa lista? Então diga o que achou aqui nos comentários. Mas se tiver batido aquela fome, dê uma olhada em algum dos restaurantes mais próximos.

Atualizado em 1 Ago 2015.