Guia da Semana

Tem coisa melhor do que ver um filme legal com uma trilha sonora que deixa ele mais legal ainda? Além do longa, claro, a escolha das músicas que embalam o desenrolar das cenas também é importante, pois uma coisa está ligada a outra.

+ Videoclipes inspirados no cinema
+ 13 videoclipes censurados pela TV

Alguns diretores de cinema acertam em cheio. Vai falar se não é animal ver aquela cena incrível com uma música maravilhosa? Dá até vontade de chorar quando tudo ali tá certo. Daí você fica dias, meses ou anos ouvindo a trilha do filme, tipo como aconteceu com “Pulp Fiction”, do Tarantino, sabe?

Com isso em mente, fizemos uma lista com as trilhas sonoras mais legais do cinema:

Pulp Fiction

Para um filme clássico, uma trilha sonora clássica. Não deve ter uma pessoa na face da terra que não ouviu uma música dessa trilha pelo menos uma vez na vida. A cena icônica de John Travolta e uma Thurman dançando ao som de “You Never Can Tell”, do Chuck Berry é inesquecível. O álbum com a trilha sonora foi lançado junto ao filme em 1994, e chegou a 21ª posição na Billboard 2000.

Maria Antonieta

Nem todos os filmes da Sofia Coppola podem ser considerados incríveis, mas pode acreditar que você nunca vai se decepcionar com o gosto musical da cineasta. Em todos os seus longas, as músicas são escolhidas a dedo por Sofia. Impossível não lembrar e gostar das trilhas de “Maria Antonieta” e “Encontros e Desencontros”. Essa cena do baile ao som de “Ceremony”, do New Order é demais! Pena que a qualidade do vídeo não tá muito boa...

Trainspotting

Outra trilha clássica! Quem já estava na pista nos anos 90 certamente dançou horrores com as músicas “Born to Slippy”, do Underworld ou ainda "Lust for Life", do Iggy Pop. Foram lançados dois discos. O primeiro trazia todas as faixas que apareciam no filme, e o segundo, lançado um ano depois, reunia músicas que não tinham entrado no primeiro volume e também outras faixas que serviram de inspiração para o longa. Sem dúvida o primeiro é o melhor!

500 Dias Com Ela

Aqui a trilha sonora não é somente uma trilha sonora. O filme abraça as músicas da mesma forma que o enredo conquista o telespectador e assim mergulhamos com tudo nos fones de ouvido do personagem de Joseph Gordon-Levitt. Lembra quando ele está ouvindo Smiths no elevador? Tem ainda aquela dancinha ridícula de quem está apaixonado ao som de “You Make My Dreams”, do Hall & Oates.

Afinado no Amor

Certeza que esse é o melhor filme do Adam Sandler. O ator interpreta um cara que sempre quis ser compositor, mas como nunca conseguiu, decidiu fazer grana vivendo como cantor de casamento. E já sabe como é música de casamento, né? Cheio de hits! Por isso, na trilha não faltam músicas que marcaram os anos 80. Até o Billy Idol faz uma ponta no filme. Hahahaha! Essa é uma das melhores cenas:

A Festa Nunca Termina

É claro que um filme legal sobre música vai ter uma trilha sonora incrível. Dirigido por Michael Winterbottom o filme tem como titulo original “24 Hour Party People” e retrata a cena musical de Manchester de 1970 ao inicio dos anos 90. Aqui você vai ouvir Stone Roses, Happy Mondays, Joy Division, New Order e por aí vai. Se você não viu o filme ainda está perdendo tempo.

Quase Famosos

Outro filme delícia de ver. Um garoto de 15 anos consegue um trabalho na revista Rolling Stones e tem que acompanhar o tour de uma banda pelos EUA. É claro que em um filme como esse não poderia deixar de ter uma boa trilha sonora. O filme é uma auto-biografia do cineasta Cameron Crowe, que realmente trabalhou na revista quando adolescente.

A Garota de Rosa Shocking

O rei dos filmes de adolescente, John Hughes, também acertou na trilha de “A Garota de Rosa Shocking”. A atriz Molly Ringwald vive uma garota que estuda em uma escola de ricos e só pensa no baile do colégio. Os dramas da personagem são embalados por uma série de músicas legais. Essa é uma das melhores cenas do filme:

As Vantagens De Ser Invisível

O filme conta a história de um garoto que não consegue interagir com a galera da escola. Nessas, ele conhece uma dupla de amigos inseparáveis, e claro, se apaixona pela garota. A trilha sonora é demais! “Heroes”, de David Bowie embala uma das melhores cenas do filme.

Por Juliana Andrade

Atualizado em 14 Jul 2014.