Guia da Semana


Jacob ama Bella, que, por sua vez, morre de amores por Edward, mas não declina de um envolvimento com o moço-lobo. Triângulo amoroso formado, esse é o grande mote da terceira parte da saga Crepúsculo. O fenômeno de bilheteira já constatado nos dois primeiros capítulos resultou - sem surpresa - em novo recorde.

Mas o que faz da obra de Stephenie Meyer um novo arrasa-quarteirão de público também nos cinemas? Se na literatura seu jeito de escrever é manjado e não acrescenta ao universo literário, no cinema os dilemas juvenis de Bella ficam longe de ser uma obra-prima, embora muitos críticos reconheçam Eclipse mais 'maduro' que os seus antecessores. Mas eles, os adolescentes, público-alvo do filão, sempre dizem 'sim'. E nem aí para critérios: a massa escolhe, consome e depois, como aconteceu com vários eleitos momentâneos, joga fora.

Diferente de produtos bem estruturados feitos para esse nicho, como é o caso de Harry Potter, as aventuras vampirescas não mostram, digamos, fôlego para a eternidade. Parece ser mais um caso de histeria, fanatismo, feito para estampar capas de revistas para meninas. Crepúsculo ganhou a tela justamente pelo poder de ganhar dinheiro e cumpre lucrativamente bem essa tarefa. Além disso, catapultou a carreira - até então morna - do casal Kristen Stewart e Robert Pattinson, além de apresentar Taylor Lautner - que, curiosamente, mostra ter mais carisma e talento que a dupla enamorada.

Aliás, em Eclipse, o seu Jacob é destaque ao exibir firmeza e virilidade em cena, deixando toda a melancolia e regras tolas para o pálido - e chato - Edward. É o lobo, por exemplo, o escolhido para aquecer Bella em uma noite de nevasca, além de protegê-la contra a vilania que se aproxima.

Vale uma espiada? A ação é de menos, o lenga-lenga demais. Se mesmo assim quiser arriscar, leve um amigo para, caso não gostar, dividir a culpa.
Quem é o colunista: Alessandro Fiocco.

O que faz: Jornalista e dublê de várias outras funções.

Pecado Gastronômico: Louco por pastéis. Mas também apreciador de um bom risoto e de uma boa massa.

Melhor lugar do mundo: O centro de São Paulo desvendado a pé; minha casa para ficar jogado.

Fale com ele: [email protected].

Atualizado em 6 Set 2011.