Guia da Semana

Fotos: IMDB
Woody Allen em cena de Tudo o Que Você Sempre Quis Saber Sobre Sexo E Tinha Medo de Perguntar.

O novo filme do cineasta norte-americano Woody Allen, chamado Midnight in Paris, foi selecionado pela organização do 64º Festival de Cannes para abrir oficialmente o evento, no dia 11 de maio. De acordo com o comunicado oficial, a seleção se deu pela obra ser "Uma carta de amor à cidade". Estrelado por Marion Cotillard e Owen Wilson, entre outros, o longa-metragem foi rodado em 2010 na capital francesa e conta até com a participação especial da primeira-dama francesa, Carla Bruni. Na história, um casal chega à cidade e tem sua vida mudada por ela.

Quem conhece a filmografia do cineasta sabe o quanto ele ama Nova Iorque, local onde nasceu e cresceu. Tanto que, a maior parte de seus 67 trabalhos, seja como diretor, ator e/ou roteirista, tem a Ilha de Manhattan como pano de fundo. Basta assistir clássicos Noiva Neurótica, Noivo Nervoso (1977), Manhattan (1979) e Hannah e suas Irmãs (1986) para notar que a participação da cidade é quase tão importante quanto a do personagem principal.

Contudo, depois de finalizar Melinda e Melinda, em 2004, o diretor fez as contas e percebeu que o peso dos impostos para utilizar Nova Iorque como set de filmagens aumentava cada vez mais. Além disso, diversos outros países estavam dispostos a receber suas produções. Bastou para Woody Allen afivelar as malas e ir trabalhar na Europa.

Seguiram-se seis produções no continente, entre elas os sucessos Ponto Final - Match Point (2005), e Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos (2010). No entanto, quem acompanha a carreira do cineasta sabe que esse namoro começou um pouco antes, com Todos Dizem Eu Te Amo (1996), onde a ação até começa em Nova Iorque, mas também passa por Veneza (Itália) e Paris (França).

Na sequência, o Guia da Semana dá uma de turista e mostra para você como está a produção do cineasta Woody Allen fora dos limites de sua querida Nova Iorque:

Londres

O filme Ponto Final - Match Point inicialmente seria passado em Manhatann, mas, por fim, ganhou a capital da Inglaterra como cenário.

Londres foi a primeira parada da 'turnê' europeia de Woody Allen, com as filmagens de Ponto Final - Match Point (2005). Inicialmente, a história seria ambientada em Nova York, mas, como Allen não conseguiu patrocínio, foi adaptada para se passar na capital inglesa. E, desde o início, a intenção do diretor foi sair do 'olhar de turista' e mostrar a cidade como moderna e internacional.

Assim, a Roda-Gigante do Milênio, por exemplo, surge de relance, quando os atores estão saindo do museu localizado próximo ao rio Tâmisa, e o famoso Big Ben também é mostrado apenas para situar a ótima localização do apartamento do casal principal. Tanto esmero tornou o filme um de seus trabalhos de maior destaque na última década, recebendo diversas indicações ao Globo de Ouro (melhor drama; atriz coadjuvante: Scarlett Johansson; diretor e roteiro), além de uma indicação de melhor roteiro no Oscar.

Na tela, o espectador acompanha a surpreendente trajetória de Chris (Jonathan Rhys-Meyers), um professor de tênis que tem a chance de entrar para a alta sociedade londrina quando inicia um namoro com a milionária Chloe (Emily Mortimer), irmã de Tom (Matthew Goode), um de seus alunos. Ao mesmo tempo, Chris fica fascinado pela aspirante a atriz Nola (Scarlett Johansson), que é noiva justamente de seu futuro cunhado.

Hugh Jackman, Scarlett Johansson e Woody Allen em cena de Scoop - O Grande Furo.

Woody Allen gostou tanto do céu nublado e do clima chuvoso de Londres que, cerca de um ano após Match Point, anunciou que faria outro filme na cidade. No longa-metragem Scoop - O Grande Furo, ele também voltou a atuar ao lado de sua nova musa , Scarlett Johansson. O filme não fez tanto sucesso e está longe de ser um dos melhores trabalhos do diretor, mas vale o registro.

Scarlett interpreta Sondra Pransky, uma estudante de jornalismo norte-americana morando em Londres. A história esquenta com a morte de um famoso jornalista. Na barca de Caronte que conduz a sua alma ao Além, ele ouve um furo de notícia: o aristocrata britânico Peter Lyman (Hugh Jackman) é o assassino das cartas de tarô que a polícia britânica tanto procura. Como não pode deixar a história passar, ele aparece para Sondra, que aceita o desafio e promete investigar o caso em parceria com o mágico Sid Waterman (Allen), a única outra pessoa que viu o fantasma.

Para quem já havia filmado dois longas-metragens na cidade, foi muito fácil finalizar um terceiro, quando foi a vez de O Sonho de Cassandra, que estreou durante o Festival de Veneza em 2007. O filme conta a história de dois irmãos, vividos por Ewan McGregor e Colin Farrell, com personalidades muito diferentes. A tal Cassandra é o barco que ambos compram, com a intenção de velejar no mar da Inglaterra.

Embora o enredo se passe em Londres, a única referência visual à cidade é a Tower Bridge, um dos cartões-postais da capital inglesa. O restante das cenas se passa dentro de casa, nas ruas ao redor e no mar - na cidade de Brighton.

Woody Allen dirige as atrizes em Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos.

Depois de uma passagem por Barcelona - que abordaremos na sequência -, além de um rápido retorno a Nova Iorque, como cenário de suas histórias, Woody Allen não resistiu e, em Você Vai Conhecer o Homem dos seus Sonhos (2010), voltou para Londres.

Na história, vemos dois casais: Alfie (Hopkins) e Helena (Jones), além da filha deles Sally (Watts), casada com Roy (Brolin), em meio as suas paixões, ambições, ansiedades e, como em todos os trabalhos de Allen, insanidades.

Barcelona

Filmagens de Vicky Cristina Barcelona.

Woody Allen tinha o embrião de uma história e sabia que funcionaria melhor em uma cidade mais exótica do que Londres. O cineasta até pensava em filmar em algum lugar da Espanha, mas a decisão final veio mesmo quando ele arrumou investidores por lá. Nascia Vicky Cristina Barcelona, uma das suas histórias mais charmosas.

Embalados pela música-tema Barcelona, de Giulia & Los Tellarini, que pergunta: "Por que tanto perde-se / Tanto buscar-se / Sem encontrar-se?", somos apresentado a duas amigas de férias na capital catalã. Vicky (Rebecca Hall) é centrada e prática, enquanto Cristina (Scarlett Johansson) é o oposto: impulsiva e sonhadora.

Em pleno verão, as duas visitam os cartões postais da cidade e caminham pelas ruas ensolaradas ao som do característico violão. Numa certa noite, conhecem Juan Antonio (Javier Bardem), pintor que teve um divórcio conturbado de Maria Elena (Penélope Cruz), uma linda mulher, mas completamente maluca. Penélope acabou ganhando o Oscar de melhor atriz pelo papel.

Destinos futuros

A próxima parada do cineasta foi na capital francesa, que aparece como cenário de Midnight Paris. Porém, como todo bom workaholic, o diretor já começou a planejar seu próximo projeto, após o anterior ser finalizado: as novas locações serão em Roma, Itália.

Em uma declaração dada ao jornal italiano La Repubblica, Woody Allen, sem antecipar muitos pormenores, revelou que ainda não está na fase de escrever o argumento e que, por isso, nem valia a pena perguntarem sobre qual seria a história e os atores, pois é uma pessoa supersticiosa e não falará antes do tempo certo.

Boatos dizem que a cidade do Rio de Janeiro está na mira para ser cenário de um dos próximos filmes do diretor. Será que consegue? Os brasileiros esperam que sim.

Fichas Técnicas (Por ordem de aparecimento):




Título original: Match Point
Diretor: Woody Allen
Elenco: Jonathan Rhys-Meyers, Scarlett Johansson, Emily Mortimer.
Tempo de duração: 124 min.
Ano de lançamento: 2005







Título original: Scoop
Diretor: Woody Allen
Elenco: Scarlett Johansson, Hugh Jackman, Ian McShane, Woody Allen
Tempo de duração: 96 min.
Ano de lançamento: 2006








Título original: Cassandra's Dream
Diretor: Woody Allen
Elenco: Ewan McGregor, Colin Farrell, John Benfield, Clare Higgins
Tempo de duração: 108 min.
Ano de lançamento: 2007







Título original: You Will Meet a Tall Dark Stranger
Diretor: Woody Allen
Elenco: Naomi Watts, Josh Brolin Anthony Hopkins.
Tempo de duração: 98 min.
Ano de lançamento: 2010








Título original: Vicky Cristina Barcelona
Diretor: Woody Allen
Elenco: Javier Barden, Scarlett Johansson, Rebecca Hall, Penelope Cruz
Tempo de duração: 96 min.
Ano de lançamento: 2008







Título original: Midnight in Paris
Diretor: Woody Allen
Elenco: Rachel McAdams, Michael Sheen, Marion Cotillard
Tempo de duração: 104 min.
Ano de lançamento: 2011

Atualizado em 12 Set 2011.