Guia da Semana

Por Meriane Morselli

Cena do curta O Duelo dos Sacis, de Paulo Munhoz

Clique e confira a programação

O Memorial da América Latina foi adaptado para receber o Anima Mundi 2005, que acontece entre 20 e 24 de julho. As salas exibirão curtas, longas e vídeos, além das atividades paralelas que o evento oferece. O festival, que está em sua 13ª edição e é considerado o maior da América Latina e o quinto maior do mundo, totaliza 369 produções vindas de dezoito países.

Para as crianças

O Anima Mundi chega à cidade com parte do melhor que foi produzido no gênero animação em vários países. Como é mês de férias, a programação promete agradar às crianças, com 42 filmes reservados especialmente para elas. Entre os destaques está o longa russo Alosha (foto), que conta a história de um garoto que virou herói. Da França, chega às telas Barrigadas, sobre um menino que se apaixona por uma garotinha quando a vê dando um beijo na barriga de sua mãe grávida.

Um dos representantes brasileiros é Quack, que revela a saga de um pato de borracha que sonha em voar de verdade. Finalmente, entre uma série de outros títulos, está a história de uma menina de cinco anos que tem um jeito muito particular de ver o mundo na fita norte-americana Emelia.

O evento ainda conta com oficinas gratuitas, que funcionam das 13h às 19h também dentro do Memorial. As atividades mostram e ensinam técnicas de animação como massinha, recortes, película, areia, story-boards e muito mais.

Para os adultos

Sim, os filmes são os destaques principais do Anima Mundi. Mas uma programação de palestras deve também interessar ao público adulto. Entre os convidados desta edição está o ucraniano Igor Kovalyov. O diretor da série de TV e do filme Rugrats - Os Anjinhos (foto) fala sobre sua experiência com animações.

Outra atividade é o estúdio aberto especial Wallace & Gromit - A Guerra dos Vegetais. O público tem a oportunidade de conferir mais detalhes sobre a produção e como foi feita a animação dos personagens. Há ainda uma exposição com os bonecos do filme, que ainda não estreou no Brasil.

Confira a programação completa no site oficial do Anima Mundi

Serviço:
Memorial da América Latina
De 20 a 24 de julho, a partir das 12h.
Preço: R$ 1,50 a R$ 5,00. As oficinas são gratuitas

Atualizado em 6 Set 2011.