Guia da Semana

Apresentadores de luxo

Veja quem já assumiu a complicada tarefa de apresentar a noite de premiação do Oscar.

No desfile do tapete vermelho, celebridades exibem os melhores trajes criados por estilistas renomados. A festa do Oscar inclui, além de muito luxo e estatuetas douradas, uma cerimônia que chega a ultrapassar três horas de duração. Exibida ao vivo na TV, a premiação tem uma figura fundamental para que o tédio não domine o evento: o anfitrião, cuja principal tarefa é entreter o público na noite mais importante de Hollywood.

Além dos figurões que se revezam no palco para anunciar vencedores, o anfitrião é quem os convida e ainda preenche o espaço entre intervalos com piadas e brincadeiras (muitas vezes apenas compreendidas pelos americanos). A cada ano, a Academia seleciona o mestre-de-cerimônias, que geralmente é uma personalidade ligada à comédia. Em 2007, a apresentadora foi a atriz e humorista Ellen DeGeneres. Para 2008, Jon Stewart está escalado para a tarefa, anteriormente realizada por ele em 2005.

Na primeira festa, entretanto, o escolhido para comandar a cerimônia foi o próprio presidente da Academia na época, Douglas Fairbanks. Em 1929, quando o Oscar não tinha a importância que tem hoje, a cerimônia foi realizada durante um banquete num hotel. Nos anos iniciais, era comum que os diretores e membros da Academia fossem os mestre-de-cerimônias.

Com o passar do tempo, o Oscar passou a ser transmitido pela televisão e o perfil do apresentador também mudou. Muito antes de ser assistida ao vivo pela telinha, optou-se por dar um toque cômico à cerimônia, tendo como convidados apresentadores de talk shows, jornalistas e humoristas. Entre os primeiros a ocupar o cargo estavam o comediante Bob Hopes, o radialista Bob Burns e o showman Jack Benny.

A lista de apresentadores do Oscar inclui ainda Jerry Lewis, Sammy Davis Jr, Fred Astaire, Frank Sinatra e Jack Lemmon. Nos anos 70, uma figura que se destacou na função foi Johnny Carson (foto), considerado um dos precursores de programas de entretenimento nas noites da TV norte-americana. Ele esteve à frente da cerimônia entre 1979 e 1982 e novamente em 1984.

Nos anos 90, destaque para o carismático Billy Crystal, que apresentou a noite de premiação por oito vezes, a última em 2003. Ele é considerado pela mídia um dos melhores nomes a assumir o cargo. Outra personalidade de destaque na história recente do Oscar é a atriz Whoopi Goldberg, que foi mestre-de-cerimônias cinco vezes.

Outros dois apresentadores que apareceram no comando da festa foram Steve Martin, em 2002, e Chris Rock, em 2004. Assim como a hostess do ano passado, Ellen DeGeneres, eles parecem não ter agradado aos espectadores. Até o entrevistador David Letterman já prestou seus dotes à apresentação do Oscar, em 1994, numa performance taxada de pífia e sem graça.

Conheça Jon Stewart, o apresentador do Oscar 2008
Ator, escritor e comediante, Jon Stewart é norte-americano e nasceu em 1962. Sua popularidade veio ao integrar o programa humorístico The Daily Show. Parte da atração desde 1999, ele chegou a ganhar o Emmy em 2001. Stewart é um crítico incisivo da administração do presidente Bush em suas piadas, assim como constantemente satiriza personalidades e o luxo de Hollywood. Atualmente atua também como produtor executivo em atrações de TV.

Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

"Christopher Robin: Um Reencontro Inesquecível", "Como é Cruel Viver Assim" e mais cinco filmes estreiam nesta quinta-feira (16) nos cinemas; confira!

Semana é marcada por lançamentos brasileiros, como "Unicórnio", estrelado por Patrícia Pilar

12 grandes cozinheiros do cinema que você precisa conhecer (ou melhor, assistir nos filmes)

Que tal se inspirar nesses personagens para colocar a mão na massa?

10 filmes estrelados por Jennifer Lawrence que você precisa assistir

Além de 'Jogos Vorazes', confira longas que enriqueceram e desafiaram a carreira da atriz

Promoção do Cinemark tem ingressos a partir de R$5; saiba mais!

Rede traz de volta a temporada de promoções em complexos da cidade de São Paulo

14 filmes incríveis em que o 'protagonista' é um animal 

Alguns longas tornaram-se clássicos do cinema

15 filmes recentes (e incríveis) que você precisa rever em 2018

Títulos geniais provocam e são um convite para deixar a zona de conforto

Cadastre-se para
NOVIDADES

Receba ofertas de
PASSAGENS

×
Receba novidades do Guia da Semana

Whatsapp Guia da Semana
Receba nossos tópicos mais quentes e notícias fresquinhas em seu Whatsapp

CADASTRE-SE

Notificações em seu PC ou celular
Receba notificações instantâneas com nossos tópicos mais quentes e notícias fresquinhas

CADASTRE-SE

Ofertas de passagens
Receba as melhores ofertas e promoções de passagens aéares em seu Whatsapp.

CADASTRE-SE

Newsletter do Guia da Semana
Dicas semanais para aproveitar o melhor que a cidade tem a oferecer.