
Além dos figurões que se revezam no palco para anunciar vencedores, o anfitrião é quem os convida e ainda preenche o espaço entre intervalos com piadas e brincadeiras (muitas vezes apenas compreendidas pelos americanos). A cada ano, a Academia seleciona o mestre-de-cerimônias, que geralmente é uma personalidade ligada à comédia. Em 2007, a apresentadora foi a atriz e humorista Ellen DeGeneres. Para 2008, Jon Stewart está escalado para a tarefa, anteriormente realizada por ele em 2005.
Na primeira festa, entretanto, o escolhido para comandar a cerimônia foi o próprio presidente da Academia na época, Douglas Fairbanks. Em 1929, quando o Oscar não tinha a importância que tem hoje, a cerimônia foi realizada durante um banquete num hotel. Nos anos iniciais, era comum que os diretores e membros da Academia fossem os mestre-de-cerimônias.
Com o passar do tempo, o Oscar passou a ser transmitido pela televisão e o perfil do apresentador também mudou. Muito antes de ser assistida ao vivo pela telinha, optou-se por dar um toque cômico à cerimônia, tendo como convidados apresentadores de talk shows, jornalistas e humoristas. Entre os primeiros a ocupar o cargo estavam o comediante Bob Hopes, o radialista Bob Burns e o showman Jack Benny.

Nos anos 90, destaque para o carismático Billy Crystal, que apresentou a noite de premiação por oito vezes, a última em 2003. Ele é considerado pela mídia um dos melhores nomes a assumir o cargo. Outra personalidade de destaque na história recente do Oscar é a atriz Whoopi Goldberg, que foi mestre-de-cerimônias cinco vezes.
Outros dois apresentadores que apareceram no comando da festa foram Steve Martin, em 2002, e Chris Rock, em 2004. Assim como a hostess do ano passado, Ellen DeGeneres, eles parecem não ter agradado aos espectadores. Até o entrevistador David Letterman já prestou seus dotes à apresentação do Oscar, em 1994, numa performance taxada de pífia e sem graça.
Conheça Jon Stewart, o apresentador do Oscar 2008 ![]() |
Atualizado em 6 Set 2011.