Guia da Semana

O que acontece se juntarmos o diretor de maior sucesso comercial do cinema, o produtor que fez história com a trilogia vencedora de 17 Oscars e a maior aventura dos quadrinhos que encanta o mundo desde a década de 30? O resultado só pode ser uma superprodução de sucesso.

Estamos falando de As Aventuras de Tintim – O Segredo do Licorne, o novo trabalho de Steven Spielberg (responsável por sucessos como E.T., Jurassic Park, A Lista de Schindler e os recentes Super 8 e Cavalo de Guerra) ao lado de Peter Jackson (diretor da trilogia O Senhor dos Anéis). O longa chega às telonas brasileiras nesta sexta, 20.

Jackson, com o boneco do inteligente Milu, e Spielberg / Foto: IMDb

Oito décadas de ação

O jovem jornalista belga Tintim e seu fiel escudeiro Milu (um fox terrier branco) fizeram sua primeira aparição pública em 1929, quando os traços de Hergé, seu criador, foram publicados na Le Petit Vingtième, um suplemento de jornal destinado ao público infantil. Dos jornais, os personagens passaram aos livros, viraram desenho animado e ganharam adaptações também para o teatro. Pois é, as aventuras demoraram para invadir a sétima arte, mas a espera teve uma boa causa e o resultado compensa (muito).

Desde 1983 Speilberg detém o direito de reprodução das histórias de Hergé, mas não estava certo se conseguiria ser fiel aos traços e detalhes dos desenhos. Essa dúvida desapareceu quando Avatar (de James Cameron) chegou aos cinemas, mostrando que a técnica de captura de movimentos já era realidade.

Com essa tecnologia, atores emprestam seus movimentos, trejeitos e até sentimentos para os personagens animados. O resultado são desenhos quase reais. A perfeição é tanta que, em certo ponto do filme, não temos mais certeza se o Tintim, o Capitão Hadoque e todos os outros são mesmo resultados de uma animação ou se existem de verdade.

No cinema

A adaptação de Spielberg utiliza três histórias diferentes para criar o roteiro do filme: O Caranguejo das Tenazes de Ouro (1941), O Segredo do Licorne (1943) e O Tesouro de Rackham, o Terrível (1944). Apesar da mistura, o roteiro conseguiu se manter fiel aos quadrinhos originais, apresentando um resultado que, com certeza, irá conquistar a nova geração e empolgar os saudosos fãs do universo Tintim.

Jamie Bell (Billy Elliot) é o responsável por dar vida ao herói de topete ruivo e olhos claros, que inicia sua aventura ao comprar a réplica de um galeão antigo. Mesmo antes de chegar em casa, Tintim começa a ser perseguido por um estranho colecionador que deseja o navio a qualquer custo.

Sempre ávido por uma boa historia, o garoto sente que este objeto esconde um segredo. Em meio à investigação, conhece o Capitão Hadoque (interpretado por Andy Serkiso, o Gollum nos filmes O Senhor dos Anéis), um homem beberrão, mas de bom coração – e que tem tudo a ver com o mistério.

Não vou contar a história para não perder a graça, mas deixo cinco bons motivos para ninguém perder As Aventuras de Tintim:

1 - Para começar, a abertura do filme já nos mostra que podemos esperar muito da produção;

2 - Logo na primeira cena em que o jovem herói aparece, os apaixonados por Tintim não vão conseguir segurar um sorriso e sentir a emoção de vê-lo na versão século 21;

3 - Milu, como sempre, mostra que é um dos personagens mais inteligentes da obra. Às vezes conseguimos até imaginar o que ele falaria se não fosse um cachorro;

4 - Se você já teve a oportunidade de ver os quadrinhos, vai se impressionar com tamanha fidelidade aos originais;

5 - As sequências de ação são ótimas e divertidíssimas. Vale muito a ida ao cinema!

Além disso, ainda temos, claro, os demais personagens da série, como o vilão Ivan Ivanovitch Sakharin (Daniel Craig), os atrapalhados detetives Dupond e Dupont (Simon Pegg e Nick Frost) e a brilhante aparição de Bianca Castafiore (Kim Stengel).

Por Mariana Viola

Atualizado em 10 Abr 2012.