Guia da Semana

Após o sucesso de “Tropa de Elite 2” (José Padilha, Brasil, 2010), Wagner Moura, o Capitão Nascimento, estreou no cinema hollywoodiano com o longa “Elysium”, dirigido por Neill Blomkamp. Com lançamento previsto no Brasil para o dia 20 de setembro, o filme traz Matt Damon, Jodie Foster e a atriz brasileira Alice Braga.

A história se passa no ano de 2159, quando o mundo é dividido em dois grupos: os ricos, que vivem na estação espacial Elysium, e os pobres, que vivem na Terra, superpovoada e cheia de injustiças. O ator baiano interpreta Spyder, um revolucionário que leva pessoas pobres ilegalmente para a estação espacial.

Wagner Moura é apenas o mais recente de uma safra de brasileiros tentando seu lugar ao sol em Hollywood. Confira outros:

SONIA BRAGA

Sonia Braga estreou no cinema americano em 1988, no filme “Luar sobre Parador”, dirigido por Paul Mazursky. Já em seu primeiro filme estrangeiro, foi indicada ao Globo de Ouro como melhor atriz coadjuvante.

Posteriormente, atuou em diversos filmes, sendo alguns deles “Rookie - um Profissional do Perigo”, (Clint Eastwood, EUA, 1990), “Um Drink no Inferno 3”, (P.J. Pesce, EUA, 2000), “Baila Comigo” (Randall Miller, EUA, 2005), “Cidade do Silêncio” (Gregory Nava, EUA, 2006) e “Matemática do Amor” (Marilyn Agrelo, EUA, 2010)”.

ALICE BRAGA

Alice Braga: sobrinha de Sonia Braga, apesar de ter recebido premiações por suas atuações em filmes nacionais, é mais conhecida no mundo hollywoodiano, sendo a atriz brasileira que mais atuou em produções americanas.

Estreou no cinema internacional em 2006, no filme “Journey To The End Of The Night” (Eric Eason, EUA, 2006). Ao lado de Will Smith, fez parte do elenco de “Eu Sou a Lenda” (Francis Lawrence, EUA, 2007), além de atuar nos filmes “Cinturão Vermelho” (David Mamet, EUA, 2008), “O Resgate de Órgãos” (Miguel Sapochnik, EUA-Canadá, 2010, “Os Predadores” (Nimród Antal, EUA, 2010), “O Ritual” (Mikael Hafstrom, EUA, 2011) e do filme “Pé na Estrada” (EUA, 2012), dirigido pelo brasileiro Walter Salles.

RODRIGO SANTORO

Rodrigo Santoro: o galã brasileiro ficou internacionalmente conhecido após interpretar o imperador persa Xerxes I em “300” (Zack Snyder, EUA, 2006). Devido a sua atuação, foi indicado ao prêmio de melhor vilão em 2007 no MTV Movie Awards.

Participou também de “As Panteras – Detonando” (McG, EUA, 2003), “Cinturão Vermelho” (David Mamet, EUA, 2008), “O Golpista do Ano” (John Requa e Glenn Ficarra, EUA, 2009) e “Recém – Formada” (Vicky Jenson, EUA, 2010).

GISELLE ITIE

Giselle Itié: Em 2010, interpretou Sandra Garza no longa “Os Mercenários 2”, filme de ação estrelado pelo ator Sylvester Stallone. Também está no elenco de “Pé na Estrada”(Walter Salles, EUA, 2012)

MURILO BENICIO

Murilo Benício: Famoso por suas atuações em novelas brasileiras, estreou no cinema americano em 2000. Participou do filme “Sabor da Paixão”, romance dirigido por Fina Torres, no qual fazia par romântico com Penélope Cruz.

JULIANA PAES

Juliana Paes: interpretou Ana Vilanova na criticada comédia “Amor por Acaso”, uma co-produção entre Estados Unidos e Brasil dirigida pelo brasileiro Márcio Garcia, em 2010.

FERNANDA ANDRADE

Fernanda Andrade: Quase desconhecida no Brasil, ganhou fama internacional após ter atuado no filme “A Filha do Mal” em 2012. No longa, viveu a protagonista Isabella Rossi, recebendo críticas positivas no filme de terror que bateu recordes de bilheteria, dirigido por William Brent Bell.

Por Cintia Azuma, Aluna Do 2o. Semestre Do Curso De Jornalismo Da ESPM

Atualizado em 3 Out 2013.