Guia da Semana



Algumas são aconchegantes e têm clima de bristrô. Outras, com longos balcões, te levam para as lanchonetes norte-americanas da década de 1940. E há aquelas que são verdadeiras obras de arte. Independente da programação na telona, bomboniere de cinema é sempre um bom programa.

Os espaços costumam ser afinados com o tipo de programação das salas e, consequentemente, com o público que as frequenta. Ruhama Rocha, aluna de jornalismo da Unip-São Paulo, gosta de comédias, romances e não dispensa a pipoca especial das bombonieres do Cinemark Eldorado e Cidade Jardim. Já a carioca Manuela Costa acha que as bombonieres são grandes espaços sociais. "Sempre acabo encontrando conhecidos com quem não tinha marcado", comenta a produtora de audiovisual e frequentadora assídua dos cinemas da cidade.

Essa identificação é a aposta dos proprietários. Para Laure Bacqué, diretora do Reserva Cultural e uma das responsáveis pelo café - bistrô Pain de France, o público de cinema em geral é interessado em conhecer novas culturas e sabores. "Normalmente, todo cinéfilo é um pouco gourmet", ri Laure. O Guia da Semana selecionou seis bombonieres em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre. Veja o filme que você quer assistir e chegue uma horinha antes. Você não vai se arrepender.

Pain de France - Reserva Cultural



A Pain de France já entrou para o circuito gastronômico da cidade de São Paulo.O café, com jeito de bistrô, vende produtos típicos das padarias francesas. O público aprecia os doces e salgados junto com cafés nas mesinhas laterais ao corredor principal do cinema. Além do bistrô, o espaço conta com um restaurante com vista para um dos trechos mais bonitos da Avenida Paulista. Ali são vendidas cerca de 10 mil xícaras por mês. Na vitrine, clássicos como croissants, bavaroises e tarte tatin. Detalhe: o café-bistrô não vende dois carros-chefe de toda as bombonieres: pipoca e pão de queijo.

Dica: O croissant de amêndoas, com recheio e cobertura desse fruto, é perfeito para ser apreciado depois de um filme europeu, sempre presente na programação do cinema.

Ateliê Culinário - Estação Vivo Gávea



Outro nome que consta dos guias gastronômicos da capital carioca e independe do cinema. O casamento do Ateliê Culinário com o Grupo Estação começou em 2002. De lá para cá, a união tem rendido frutos, como o movimentado café do Cinema Odeon, na Cinelândia. O Ateliê Culinário do Estação Vivo Gávea, inaugurado no final de 2007, é o mais novo filho. Uma grande caixa escura sobre a área de atendimento compõe com o branco do salão. Segundo Ana Cristina, supervisora das cafeterias do Grupo, as principais pedidas dos cinéfilos são a pipoca, o pastel de funghi e o brownie. No futuro, o espaço contará também com pratos rápidos para almoço.

Dica: Para apreciar a beleza da arquitetura de Bel Coelho, peça uma crumble de frutas, uma das principais companhias dos cinéfilos durante os intervalos do Festival do Rio, finalizado há duas semanas.

Café do Usina - Espaço Unibanco Usina de Cinema


Ponto de encontro de intelectuais de Belo Horizonte, o Café do Usina funciona há três anos no espaço cinematográfico que conta com três salas de projeção. Felipe Andrade, proprietário da Casa, investiu no vinho para se diferenciar dos concorrentes. Para isso, lançou a promoção Troque a pipoca pelo vinho, na qual o cliente ganha um ingresso na compra de duas taças de vinho. A novidade é um sucesso e aumentou a venda da bebida em 230%.

Além dos rótulos nacionais e importados, outros dois campeões de pedidos são a empada de alho poró e a torta tricolor, feita com chocolate ao leite, meio amargo e branco. Todos acompanhados de um bom café, seja espresso ou capucinno. O espaço também recebe lançamento de livros, comemoração de aniversários, confraternizações de empresas e jantares fechados para o dia dos namorados.

Dica: Bebericar um Toscana Sangiovese Cecchi com uma cesta de pães com antepasto na área aberta em frente ao Café.

Sala Cinemark Bradesco Prime - Shopping Cidade Jardim


Luxo e exclusividade são as palavras que melhor definem os serviços desta bomboniere. Até a pipoca, quem diria, ganhou ares de celebridade. A salgada pode receber quatro tipos de azeite espanhol, como o trufado e o quatro pimentas. Já a doce, no sabor caramelo, tem a opção de cobertura de azeite de baunilha ou casquinha de limão. Para beber, proseco, cerveja, vinho e uísque, além de refrigerante e cafés especiais. O atendimento é feito nas mesas do lounge exclusivo e a entrega do pedido pode ser realizada diretamente na poltrona da sala de cinema até o início da sessão.

Dica: O bolinho de queijo com azeitona servido com molho de tomates com toque de azeite extra-virgem acompanhado de uma taça de espumante é uma ótima pedida para aguardar a sessão.

BarraShoppingSul


A sala mais nova de cinema em Porto Alegre traz o consagrado balcão de lanchonete americana montada pelo Grupo Cinemark. Na vitrine, um mundo de guloseimas doces e salgadas aos olhos dos clientes. A dupla pipoca e refrigerante é a campeã disparada entre os clientes, com direito a compartimento especial nas cadeiras das salas.

Dica: Aproveite as promoções exclusivas feitas com os filmes, como o combo especial oferecido para as sessões do filme A Era do Gelo 3.

Café São Luiz - Roxy


Atendimento rápido e ao gosto do público. Essa é a regra nos Cafés São Luiz, marca do Grupo Severiano Ribeiro para as bombonieres de suas salas. A lojinha do cinema Roxy, um dos espaços de exibição mais tradicionais da cidade, merece destaque. Lá, o público entra ávido pela pipoca, vendida em três tamanhos, e pelo pão de queijo. Mas o que chama a atenção mesmo é o hall no estilo Art Déco com pé-direito de nove metros, original da inauguração do cinema, em 1938, e mantido após a reforma de 2003.

Dica: Deliciar-se com os lanches e voltar no tempo apreciando a arquitetura do local sentado nas cadeiras e puffs localizados nos dois andares.

Arte: Fernando Kazuo
Fotos: Cinema Roxy - Rodrigo Menezes
Demais salas: Divulgação

Atualizado em 10 Abr 2012.