Guia da Semana

O amor não segue fórmulas, aliás, está longe de ser uma ciência exata; é imprevisível, não marca dia nem horário para aparecer; nem sempre é lindo e pode não ter um final feliz. Mas não importa como seja, o amor sempre rende boas histórias, contadas há muito tempo no cinema.

>> Saiba o que fazer no Dia dos Namorados
>> Confira as estreias da semana
>> Top 10 traz os filmes mais vistos do fim de semana
>> Saiba o que está em cartaz nas telonas

E com o Dia dos Namorados chegando, nada melhor do que uma sessão pipoca com os melhores filmes românticos para inspirar os apaixonados.

O Guia da Semana entra no clima da data comemorativa mais doce do ano e elege 15 casais clássicos da sétima arte, desde os personagens de Vivien Leigh e Clark Gable em O Vento Levou, até o casal mais amado dos adolescentes contemporâneos interpretados por Kristen Stewart e Robert Pattinson, na Saga Crepúsculo.

Prepare as lágrimas, os suspiros e apaixone-se!

Amor clássico: ...E o Vento Levou (1939)

Vencedor de oito estatuetas do Oscar, o filme dirigido por Victor Fleming é um dos maiores clássicos do cinema. O romance ambientado em meio à Guerra Civil Americana traz a história de amor e ódio de Scarlet O'Hara e Rett Butler, interpretados por Vivien Leigh e Clark Gable.

Amor vira-lata: A Dama e o Vagabundo (1955)

Quem não se lembra da clássica cena de Lady e Vagabundo comendo macarronada à luz de velas com direito a música ao vivo, num jantar romântico à moda do vira-lata, onde acontece o primeiro beijo do casal? A animação foi lançada pela primeira vez em 1955, relançada pela Disney em 1997 e 2006.

Amor para cantar e dançar: Grease - Nos Tempos da Brilhantina (1978)

O filme musical de maior arrecadação de todos os tempos traz a história de amor de Danny e Sandy, cantada e dançada por John Travolta e Olivia Newton-John. Eles se apaixonam durante as férias na Califórnia, mas se separam quando a doce Sandy tem que voltar para a Austrália. Os planos mudam e ela acaba se matriculando na mesma escola que Danny. Na frente dos amigos, ele tem que manter a fama de mau, mas vai amolecendo aos poucos, enquanto ela ganha ares de mulher fatal.

Amor puro e primitivo: A Lagoa Azul (1980)

Um dos filmes mais reprisados da TV brasileira, o romance protagonizado por Brooke Shields e Christopher Atkins nos anos 80 não poderia ficar fora da lista. Na história, Emmeline e Richard são os únicos sobreviventes de um naufrágio ao lado do marinheiro Paddy Button (Leo McKern). Com a morte de Paddy, as duas crianças crescem juntas na ilha deserta onde vivem. Com a chegada da adolescência, eles descobrem o amor e o sexo de forma única e primitiva.

Amor que supera as diferenças: Uma Linda Mulher (1990)

Pretty Womanm magnata perdido, vivido por Richard Gere contrata uma bela prostituta - Julia Roberts - para acompanhá-lo em eventos sociais por uma semana. Compra roupas, maquiagem e a transforma em uma verdadeira lady. Depois disso, iniciam uma bela história de amor dos cinemas.

Amor eterno, sabe?: Ghost - Do Outro Lado da Vida (1990)

Patrick Swayze e Demi Moore são os responsáveis por mais uma linda história de amor, além de protagonistas de uma das mais clássicas cena de amor da sétima arte: Sam e Molly fazendo, com toda a sensualidade que têm direito, um vaso de cerâmica ao som de Unchained Melody.

Amor de primeira viagem: Meu Primeiro Amor (1991)

Aos 11 anos, Vada Sultenfuss - uma garota solitária, hipocondríaca e obcecada pela morte, criada pelo pai - e Thomas J. Sennett - seu melhor amigo - descobrem juntos as doçuras do primeiro amor. Vencedor do MTV Movie Awards na categoria melhor beijo, a produção é protagonizado por Anna Chlumsky e Macaulay Culkin.

Amor maduro: As Pontes de Madison (1995)

Meryl Streep e Clint Eastwood vivem uma intensa e apaixonante relação amorosa no longa dirigido pelo próprio Eastwood em 1995. A trama traz o envolvimento entre uma proprietária rural do interior de Iowa e um fotógrafo da National Geographic durante os quatro dias em que a família dela se mantém ausente.

Amor em alto mar: Titanic (1997)

Recentemente relançada em 3D, a história de amor entre Jack e Rose à bordo do Titanic foi eternizada nas telonas por Leonardo DiCaprio e Kate Winslet. O longa adota como pano de fundo a história do imponente transatlântico para apresentar o romance entre uma linda mulher, que está noiva de um homem muito rico e arrogante, e um jovem aventureiro, sem nenhuma posse, que embarca no navio após ganhar a passagem num jogo de cartas.

Amor regado a absinto: Moulin Rouge - Amor em Vermelho (2001)

O casal que dá o tom ao romance musical ambientado na Paris de 1899 é Ewan McGregor e Nicole Kidman. Ele é um jovem poeta que desafia o pai e se muda para o boêmio bairro de Montmartre. A vida no local gira em torno de Moulin Rouge, uma boate que exala sexo, drogas e adrenalina, tudo embalado pelo can-can. Ao visitar o local, o escritor logo se apaixona por Satine, a mais bela cortesã da Cidade Luz.

Amor de ogro também é amor: Shrek (2001)

Ele vive no pântano e não quer saber de companhia alguma, mas, de repente, se vê cercado por criaturas mágicas. Para ter sua vida de volta, o ogro deve resgatar uma bela princesa que é prisioneira de um dragão. Mas essa aventura muda totalmente a vida do mau-humorado ogro, que acaba ganhando um melhor amigo, o burro falante, e um grande amor. Essa é a história do casal mais verde dos desenhos animados: Shrek e Fiona.

Amor heroico: Homem-Aranha (2002)

Assim como os ogros, os super-heróis também amam. Na trilogia assinada por Sam Raimi, Peter Parker e Mary Jane Watson são interpretados por Tobey Maguire e Kristen Dunst. O casal retrata a história de amor vivida pelo Homem-Aranha enquanto o mais famoso herói da Marvel salva o mundo de outros mutantes que usam seus superpoderes para o mal.

Amor que o tempo não paga: Diário de uma Paixão (2004)

Baseado no romance de Nicholas Sparks, o longa conta com Ryan Gosling e Rachel McAdams no papel de Allie Hamilton e Noah Calhoun, jovens apaixonados impedidos de levar o romance adiante por pertencerem a diferentes classes sociais. Porém, o tempo não apaga os sentimentos e, mesmo quando estão bem velhinhos, desafiam tudo e todos para ficarem juntos.

Amor adolescente: Juno (2007)

Juno e Paulie (Ellen Page e Michael Cera) são amigos e vizinhos que resolvem perder a virgindade juntos. Porém, ela engravida e, considerando-se imatura para ser mãe, decide entregar o filho para uma família criar. Apesar da distância e do jeito diferente de Paulie, o amor adolescente releva muitas coisas e pode ser surpreendente.

Amor com fantasia: A Saga Crepúsculo (2008)

O casal adolescente do momento (tanto na vida real quando no universo cinematográfico) é Kristen Stewart e Robert Pattinson. Interpretando a frágil humana Bella e o vampiro Edward, ele protagonizam os cinco filme da Saga Crepúsculo (o quinto longa deve chegar aos cinemas em nomembro de 2012) e arrancam suspiros e gritos histéricos de milhares de adolescentes.

Por Mariana Viola

Atualizado em 5 Jun 2013.