Guia da Semana

Foto: IMDB

Uma das célebres sequências açucaradas é o rio de chocolate em A Fantástica Fábrica de Chocolate, de 1971

Morango com chocolate, café com chocolate e menta com chocolate são combinações já conhecidas que deixam qualquer um com água na boca. Mas quando o assunto é cinema com chocolate, a criatividade vai muito - mas muito - além.

Se a receita de frango com chocolate no filme - que recebe o nome da delícia açucarada - já pareceu um tanto quanto inusitada, espere para ver a lista de produções cinematográficas que transbordam os limites da imaginação para o mundo fantástico. Andar de barco num rio de chocolate, jogar golfe com um bombom ou, ainda, encontrar uma plantação inteira de chocolate são sonhos dignos de criança que se tornam realidades nas telonas.

Tão remota quanto a abençoada invenção proveniente do cacau são as películas que exploram o que de mais extraordinário pode ser criado com o alimento - vide o filme A Selva Nua, de 1954. Para relembrar as cenas mais marcantes de chocolate, o Guia da Semana colocou uma enquete na sua página do facebook e, junto com os usuários, selecionou sete filmes para chocólatra nenhum colocar defeito. Confira!

1 - A Fantástica Fábrica de Chocolate (1971)

Clássico dos anos 70, é um dos filmes mais lembrados quando o assunto é a guloseima no cinema. Afinal, quem pode se esquecer da cena mágica do barco andando pelo rio de chocolate? Inspirado no livro de mesmo nome, a história do menino pobre que encontra um dos cobiçados bilhetes dourados, que dá direito à quota vitalícia de chocolates Wonka e uma visita à misteriosa fábrica, se eternizou na memória das crianças.

Charlie (Peter Ostrum) e outras quatro crianças são recebidas pelo esquisito dono, Willy Wonka, e, ao mesmo tempo em que se maravilham com cachoeiras de chocolate e esculturas de açúcar, passam por situações nada divertidas. Cenas oníricas se misturam a outras um tanto quanto aterrorizantes protagonizadas pelos nada fofinhos trabalhadores pigmeus, os oompa-loompas. Em 2005, a fábula ganhou outra adaptação cinematográfica, dessa vez com direção de Tim Burton e trazendo Johnny Depp no papel de Willi Wonka.



Ficha Técnica
A Fantástica Fábrica de Chocolate
Título original: Willy Wonka & The Chocolat Factory
Direção: Mel Stuart
Elenco: Gene Wilder, Jack Albertson e Peter Ostrum
Tempo de duração: 100 min
Ano de lançamento: 1971



2 - Chocolate (2000)

Foto: IMDB

A comédia romântica é uma das que conta com mais cenas seguidas de chocolate no cinema

Mãe e filha se mudam para uma pacata vila francesa e abrem uma pequena loja de chocolates. O que surpreende não é o novo empreendimento da cidade, mas sim a habilidade de Vianne (Juliette Binoche) de descobrir desejos individuais de cada cliente e satisfazê-lo com um confeito que tenha a sua cara. O filme, repleto de chocolate do começo ao fim, associa de forma única o prazer de apreciar o doce aos encantos da vida. Trufas, biscoitinhos, bolos e as mais exóticas receitas - que combinam a delícia açucarada com pimenta e frango - encantam os moradores do vilarejo e também o forasteiro Rouxx (Johnny Depp), que se apaixonará pela moça, como uma boa e saborosa comédia romântica.




Ficha Técnica
Chocolate
Título original: Chocolat
Direção: Lasse Halström
Elenco: Juliette Binoche, Johnny Depp, Judi Dench, e Alfred Molina
Tempo de duração: 121 min
Ano de lançamento: 2000



3 - Como água para chocolate (1992)

Inspirado no romance homônimo, o longa-metragem mexicano retrata uma história de amor que se passa no início do século 20. Tita (Lumi Cavozos) nasce na cozinha no momento em que sua mãe estava cortando cebolas. Para a surpresa da família, pouco depois seu pai morre de ataque cardíaco. Por ser a mais nova das irmãs, a pequena moça fica presa à tradição que a obriga a nunca se casar para poder cuidar da mãe. Mas, com o tempo, Tita se apaixona por Pedro (Marco Leonardi), que acaba encontrando no casamento com a irmã dela, Rosaura, a única solução para ficar para sempre ao lado da amada. A película é uma das mais célebres produções cinematográficas do país, tendo sido premiado com Globo de Ouro em 1993, como melhor filme estrangeiro.




Ficha Técnica
Como água para chocolate
Título original: Como agua para chocolate
Direção: Alfonso Arau
Elenco: Marco Leonardi, Lumi Cavazos e Regina Tomé
Tempo de duração: 105 min
Ano de lançamento: 1992



4 - A Teia de Chocolate (2000)

No drama francês, Mika (Isabelle Huppert) administra a empresa da família, Chocolate Muller, na Suíça, e vive com o marido André (Jacques Dutronc), um famoso pianista, e Gillaume, filho do primeiro casamento dele, que não tem talento nenhum com o instrumento. Paralelamente, a jovem pianista Jeanne (Anna Mouglais) que tem a mesma idade que Gillaume, descobre que pode ter sido trocada na maternidade por outro recém-nascido. Sem pretensões, ela se infiltra na família em busca de aulas de piano e aos poucos vai se aproximando de André.




Ficha Técnica
A Teia de Chocolate
Título original: Merci pour lê chocolate
Direção: Claude Chabrol
Elenco: Isabelle Huppert, Jacques Dutronc e Anna Mouglais
Tempo de duração: 99 min
Ano de lançamento: 2000



5 - Deu a louca em Hollywood (2007)

Foto: IMDB

Personagens de Hollywood ficam presos numa fábrica de chocolate

A comédia norte-americana faz uma paródia a filmes hollywoodianos como Piratas do Caribe, As crônicas de Nárnia, Harry Potter e A Fantástica Fábrica de Chocolate. E é exatamente numa fábrica de chocolate que quatro adultos órfãos se encontram com um bilhete dourado na mão e são guiados por Willy. Com a intenção de fugir dali, eles entram num guarda-roupa encantado e vão parar no reino de Gnárnia, onde o quarteto tem que enfrentar a perigosa Branquela Perversa (Jennifer Coolidge), ao lado do capitão pirata. O filme é dirigido pela dupla Aaron Seltzer e Jason Friedberg, que participou do roteiro de Todo Mundo em Pânico.




Ficha Técnica
Deu a louca em Hollywood
Título original: Epic Movie
Direção: Jason Friedberg e Aaron Seltzer
Elenco: Kall Penn, Jennifer Coolidge e Fred Wilard
Tempo de duração: 86 min
Ano de lançamento: 2007



6 - Lissi no Reino dos Birutas (2007)

A princesa Lissi e o príncipe Franz vivem num mundo perfeito, regado a festas e até bombom de chocolate para jogar golfe. Até que Lissi é sequestrada pelo Abominável Homem das Neves, que fez um pacto com o diabo e agora precisa capturar a mulher mais linda do planeta em troca da sua vida. Desesperado, o imperador contrata dois camponeses para salvá-la, mas a princesa quer mesmo é se divertir com o monstro, que ganhou sua simpatia. No original em inglês, o diretor da animação, Michael Herbig, é responsável pela dublagem de diversos personagens.




Ficha Técnica
Lissi no Reino dos Birutas
Título original: Lissi under der wild Kaiser
Direção: Michael Herbig
Elenco: Michael Herbig, Cristian Tramitz e Rick Kavanian
Tempo de duração: 85 min
Ano de lançamento: 2007



7 - A selva nua (1954)

No fim do século 19, Cristopher tem 19 anos e vai até a América do Sul com o objetivo de criar barragens para fazer uma plantação de chocolate. Os anos se passam e, com medo de ficar solteiro para sempre, o fazendeiro de cacau decide se casar por procuração com Joana, que é de Nova Orleans, mesmo sem a conhecer. Quando ela chega em busca do seu marido, ele descobre que a bela moça era viúva e a rejeita. Na volta aos Estados Unidos, Joana fica sabendo que um exército de formigas chegará em breve à plantação e resolve voltar para ajudar Cristopher.




Ficha Técnica
A selva nua
Título original: The naked jungle
Direção: Byron Haskin
Elenco: Charlton Heston, Eleanor Parker e Abraham Sofaer
Tempo de duração: 95 min
Ano de lançamento: 1954





Atualizado em 6 Set 2011.