Guia da Semana

O Cine África é um cineclube que tem como principal objetivo difundir a produção audiovisual realizada no continente africano. O projeto, que surgiu em 2019 dentro da programação do Circuito Saladearte em Salvador (Bahia), vinculado à Mostra de Cinemas Africanos, está com uma programação virtual semanal com exibição de filmes com debates.

São três sessões por mês de obras de cineastas africanos. O formato é simples: os interessados devem se inscrever para receber o link do filme daquela sessão. O encontro virtual ocorrerá em um dia e horário previamente marcados. Cada encontro terá a participação de um convidado e de um mediador, e o público é estimulado a mandar perguntas e enriquecer o debate.

Para mais detalhes, basta acessar o site oficial do projeto, o Instagram e o Facebook, ou enviar e-mail para [email protected].


Confira a programação completa de julho:

11/07
“Félicité”, de Alain Gomis (Senegal, 2017)
Convidada:
Maíra Zenun


18/07
“Ceddo”, de Ousmane Sembène (Senegal, 1977)
Convidado:
Detoubab Ndiaye


25/07
“Heremakono”, de Abderrahmane Sissako (Mauritânia, 2002)
Convidada:
Hannah Serrat


Sobre a Mostra de Cinemas Africanos

Com curadoria de Ana Camila Esteves(Brasil) e Beatriz Leal Riesco (Espanha), a Mostra de Cinemas Africanos reúne filmes de curta e de longa-metragem dos cinemas africanos contemporâneos, muitos inéditos no Brasil. O recorte curatorial atende à demanda por proporcionar espaços de exibição no Brasil de filmes recentes produzidos na África e sua diáspora nos últimos cinco anos, bem como promove o contato do público com as estéticas e narrativas presentes nesta cinematografia ainda muito desconhecida do público brasileiro.

Os filmes variam entre ficção e documentário e oferecem uma chance rara ao público brasileiro de criar repertório sobre uma cinematografia vibrante e diversa em temáticas, paisagens e estéticas.

Por Lidia Capitani

Atualizado em 29 Jun 2020.