Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Cinema com sabor

Selecionamos alguns filmes que darão água na boca do espectador.

Os sentidos despertados pelo cinema vão muito além da visão e da audição. Nos filmes que têm a culinária como temática, isso fica ainda mais evidente. Nesses casos, é comum que a pipoca e o refrigerante não sejam suficientes e o enredo suscite uma esticada ao restaurante ou ao supermercado após a sessão. Para os fãs de cinema e gastronomia, o Guia da Semana selecionou cinco obras de dar água na boca.

Julie & Julia
Foto: Divulgação


Tendo por base duas histórias reais, Julie & Julia aborda a vida de duas mulheres que tiveram uma estreita relação com a cozinha. Interpretada por Meryl Streep, Julia Child é uma norte-americana que vai para Paris por conta do trabalho de seu marido. Ela acaba se interessando por culinária e até ganha um programa de TV sobre o assunto.

Cinquenta anos mais tarde, Julie Powell, vivida por Amy Adams, está frustrada com sua vida. Em busca de um novo sentido para a sua existência, passa um ano preparando as mais de 500 receitas do livro Mastering the Art of French Cooking - o que resulta num blog sobre suas experiências gastronômicas. Detalhe: a obra em questão foi escrita por Julia Child.

Chocolate

Estrelado por Johnny Depp e Juliette Binoche, Chocolate foi um dos grandes sucessos das telonas na virada do século. O filme se passa em 1959 e é ambientado em uma cidade rural francesa, onde Vianne (Juliette Binoche) e sua filha abrem uma loja de chocolates artesanais. Por ser mãe solteira e trabalhar aos domingos, a população local quer expulsá-la da cidade; a comunidade acredita que seus hábitos podem acabar com a moral e os costumes locais.

No entanto, com sua peculiar sensibilidade em perceber os desejos pessoais de cada cliente, ela passa a produzir confeitos personalizados e, consequentemente, conquistar a todos pelo estômago. Mas as coisas só mudam para valer com a chegada de Roux (Depp), um misterioso andarilho.

Sem Reservas
Foto: Divulgação


Remake de um filme alemão intitulado Simplesmente Martha, Sem Reservas conta com Catherine Zeta-Jones e Aaron Eckhart no elenco. Eles vivem Kate e Nick, protagonistas de uma história de amor que começa na cozinha; mas ao contrário do que pode parecer, não se trata de um caso de "conquista pelo estômago": ambos são cozinheiros talentosos e apaixonados pelo que fazem.

Kate, chef de um badalado restaurante nova-iorquino, trabalha com muita seriedade e profissionalismo. Nick, recém-contratado como suis chef do estabelecimento, tem um jeito mais despojado e adora ouvir ópera enquanto trabalha. Como não poderia deixar de ser em uma comédia romântica, Kate acaba se apaixonando por seu novo colega, o que vai lhe trazer novas perspectivas na vida e na carreira.

Estômago

Única produção brasileira desta lista, Estômago conta a história de Raimundo Nonato, nordestino que migrou para Curitiba em busca de uma vida melhor. Contratado como faxineiro de um bar, em pouco tempo ele descobre um talento nato para a cozinha e passa a fazer as coxinhas que transformam o estabelecimento em um verdadeiro sucesso.

Devido à fama da casa, Giovanni, proprietário de um badalado restaurante italiano, contrata Raimundo como assistente de cozinha. Isso o faz ter uma vida mais digna, com uma casa para morar, relacionamentos sociais e um amor: a prostituta Iria.

Ratatouille
Foto: Divulgação


Com um enredo que narra as aventuras de Remy, um rato parisiense que sonha em se tornar um grande chef, e Linguini, ajudante de cozinha do restaurante do falecido August Gusteau - herói culinário de Remy -, Ratatouille foi uma das melhores animações dos últimos anos.

A história começa a se desenrolar quando o ratinho descobre que o esgoto onde vive é exatamente embaixo do restaurante e decide visitar a cozinha do lugar. Com isso, ele se aproxima de Linguini e passa a ajudar o garoto - que não sabe cozinhar direito - a manter seu emprego. Os dois viram parceiros e, por ser um rato, Remy tem que trabalhar escondido sob o chapéu de Linguini, indicando os ingredientes que ele deve utilizar para as delícias que prepara.


Atualizado em 6 Set 2011.

Mais notícias

Saiba como assistir ao Oscar 2021 na TV e Internet

Cinema

Divulgados trailer e pôster inéditos do filme "Cruella"; confira!

Cinema

Resenha: 'En las estrellas'

Cinema

Confira a lista dos indicados ao Oscar 2021

Cinema

Oscar 2021: saiba onde assistir aos filmes indicados

Cinema

10 mostras de cinema online para conferir em março de 2021

Cinema