Guia da Semana

Os sentidos despertados pelo cinema vão muito além da visão e da audição. Nos filmes que têm a culinária como temática, isso fica ainda mais evidente. Nesses casos, é comum que a pipoca e o refrigerante não sejam suficientes e o enredo suscite uma esticada ao restaurante ou ao supermercado após a sessão. Para os fãs de cinema e gastronomia, o Guia da Semana selecionou cinco obras de dar água na boca.

Julie & Julia
Foto: Divulgação


Tendo por base duas histórias reais, Julie & Julia aborda a vida de duas mulheres que tiveram uma estreita relação com a cozinha. Interpretada por Meryl Streep, Julia Child é uma norte-americana que vai para Paris por conta do trabalho de seu marido. Ela acaba se interessando por culinária e até ganha um programa de TV sobre o assunto.

Cinquenta anos mais tarde, Julie Powell, vivida por Amy Adams, está frustrada com sua vida. Em busca de um novo sentido para a sua existência, passa um ano preparando as mais de 500 receitas do livro Mastering the Art of French Cooking - o que resulta num blog sobre suas experiências gastronômicas. Detalhe: a obra em questão foi escrita por Julia Child.

Chocolate

Estrelado por Johnny Depp e Juliette Binoche, Chocolate foi um dos grandes sucessos das telonas na virada do século. O filme se passa em 1959 e é ambientado em uma cidade rural francesa, onde Vianne (Juliette Binoche) e sua filha abrem uma loja de chocolates artesanais. Por ser mãe solteira e trabalhar aos domingos, a população local quer expulsá-la da cidade; a comunidade acredita que seus hábitos podem acabar com a moral e os costumes locais.

No entanto, com sua peculiar sensibilidade em perceber os desejos pessoais de cada cliente, ela passa a produzir confeitos personalizados e, consequentemente, conquistar a todos pelo estômago. Mas as coisas só mudam para valer com a chegada de Roux (Depp), um misterioso andarilho.

Sem Reservas
Foto: Divulgação


Remake de um filme alemão intitulado Simplesmente Martha, Sem Reservas conta com Catherine Zeta-Jones e Aaron Eckhart no elenco. Eles vivem Kate e Nick, protagonistas de uma história de amor que começa na cozinha; mas ao contrário do que pode parecer, não se trata de um caso de "conquista pelo estômago": ambos são cozinheiros talentosos e apaixonados pelo que fazem.

Kate, chef de um badalado restaurante nova-iorquino, trabalha com muita seriedade e profissionalismo. Nick, recém-contratado como suis chef do estabelecimento, tem um jeito mais despojado e adora ouvir ópera enquanto trabalha. Como não poderia deixar de ser em uma comédia romântica, Kate acaba se apaixonando por seu novo colega, o que vai lhe trazer novas perspectivas na vida e na carreira.

Estômago

Única produção brasileira desta lista, Estômago conta a história de Raimundo Nonato, nordestino que migrou para Curitiba em busca de uma vida melhor. Contratado como faxineiro de um bar, em pouco tempo ele descobre um talento nato para a cozinha e passa a fazer as coxinhas que transformam o estabelecimento em um verdadeiro sucesso.

Devido à fama da casa, Giovanni, proprietário de um badalado restaurante italiano, contrata Raimundo como assistente de cozinha. Isso o faz ter uma vida mais digna, com uma casa para morar, relacionamentos sociais e um amor: a prostituta Iria.

Ratatouille
Foto: Divulgação


Com um enredo que narra as aventuras de Remy, um rato parisiense que sonha em se tornar um grande chef, e Linguini, ajudante de cozinha do restaurante do falecido August Gusteau - herói culinário de Remy -, Ratatouille foi uma das melhores animações dos últimos anos.

A história começa a se desenrolar quando o ratinho descobre que o esgoto onde vive é exatamente embaixo do restaurante e decide visitar a cozinha do lugar. Com isso, ele se aproxima de Linguini e passa a ajudar o garoto - que não sabe cozinhar direito - a manter seu emprego. Os dois viram parceiros e, por ser um rato, Remy tem que trabalhar escondido sob o chapéu de Linguini, indicando os ingredientes que ele deve utilizar para as delícias que prepara.

Atualizado em 6 Set 2011.