Guia da Semana


O mercado consumidor de home vídeo no Brasil vem apresentando crescimento. Em 2005, uma pesquisa apontou que foram vendidos 20 milhões de unidades de DVDs originais no Brasil. Em 2006, este número cresceu 40%, segundo dados da ACNielsen. Do total de vendas, 82% é representado por filmes, cujos 6% foram séries de TV. Os outros 18% do mercado foram de DVDs musicais.

Aliado a esse boom dos títulos, houve também crescimento no comércio de aparelhos de DVD, que está presente em mais de 40% dos lares brasileiros. Entre os títulos mais vendidos entre janeiro e julho de 2006, três filmes estão presentes: Harry Potter e o Cálice de Fogo edição dupla, 2 Filhos de Francisco e O Auto da Compadecida.

Embora boa parte dos filmes que estão no mercado tenha estreado nos cinemas antes, todos os meses chegam ao mercado dezenas de longas que nunca passaram pela tela grande. Não é incomum títulos com grandes estrelas e diretores renomados irem direto para as lojas de varejo e locadoras. Confira alguns títulos que foram para as prateleiras!

Elenco de peso

O Segredo de Berlim (foto), dirigido por Steven Soderbergh, o mesmo de 13 Homens e um Novo Segredo, tem George Clooney, Tobey Maguire e Cate Blanchett no elenco. O filme conta a história de um repórter que trabalha na cobertura do pós-guerra na Alemanha, em 1945. Ao mesmo tempo, tenta reencontrar seu grande amor. O longa concorreu ao Oscar 2007 na categoria Melhor Trilha Sonora. Previsão de chegada nas locadoras: 23 de agosto.

Outra história de guerra, com elenco recheado de estrelas como Samuel L. Jackson, Jessica Biel e até o rapper 50 Cent, A Volta dos Bravos também nunca foi lançado nos cinemas brasileiros. O longa, que conta o drama de oficiais do exército que tentam colocar suas vidas nos eixos depois de enfrentar a guerra do Iraque, está nas locadoras desde junho de 2007.

Direto para as locadoras

Títulos esperados por cinéfilos para chegar às telonas, como Super Nacho, com Jack Black, e Correndo com Tesouras (foto), com Gwyneth Paltrow e Alec Baldwin, também foram parar direto nas prateleiras das locadoras. Estes filmes, assim como O Retorno dos Malditos (seqüência de Viagem Maldita, ainda não disponível nas locadoras) tinham até datas de estréia marcadas para os cinemas, porém os planos foram cancelados.

Zoom - Academia de Super-Heróis, que já chegou às locadoras e nunac passou na tela grande, é uma opção para as férias da garotada. Na trama, um herói aposentado precisa treinar um confuso time de crianças para serem heróis e salvarem o mundo. No elenco, Tim Allen, Courteney Cox e Chevy Chase.

As comédias Todas Contra John e Pegar e Largar também não passaram nem perto dos cinemas. Na primeira, três meninas resolvem se unir depois que descobrem que compartilham o mesmo namorado. Em Pegar e Largar, com Jennifer Garner, uma jovem se recupera da morte do namorado ao lado de seus animados amigos. Ambos os títulos estão disponíveis para locação desde junho de 2007.

Nunca chegaram aos cinemas
? A Grande Ilusão, com Sean Penn, Jude Law, Anthony Hopkins e Mark Ruffalo

? Ricky Bobby - A Toda Velocidade, com Will Ferrell

? A Gangue Está em Campo, com The Rock

? Férias no Trailer, com Robin Williams

? Golpe Baixo, com Adam Sandler

Atualizado em 6 Set 2011.