Guia da Semana

Nem só de listas de desejos e resoluções é feito o começo de ano. Para os cinéfilos de plantão, esse mês é ideal para colocar em dia o planejamento dos longas que entrarão em cartaz neste começo de ano, tendo em vista a premiação do Globo de Ouro - que acontece em janeiro - e a divulgação da lista de indicados para a 83ª edição do Oscar, para o mês seguinte.

Além desses candidatos, as salas de cinema prometem uma programação bem recheada, com filmes sem pretensão de angariar as cobiçadas estatuetas, mas que arrastam milhares de pessoas para o cinema. Pegue um papel, reserve a pipoca e confira a lista que o Guia da Semana selecionou dos filmes internacionais mais aguardados para o primeiro semestre de 2011.

Além da Vida - 7 de janeiro

Muito distante dos filmes de faroeste e se mostrando cada vez mais à vontade na carreira de diretor, Clint Eastwood adota uma temática espiritualizada e entrelaça três histórias diferentes sobre a morte. O longa, que já estreou no circuito americano, teve uma bilheteria fraca e foi recebido friamente junto à crítica, embora tenha sido feito com o apoio de Steven Spielberg e Kathleen Kennedy. O destaque vai para Matt Damon, que volta atuar com diretor, depois de viver um jogador de rúgbi no filme Invictus (2009).

Um Lugar Qualquer - 28 de janeiro

A polêmica norteia o novo longa de Sofia Coppola. A diretora apresenta a história de um astro de Hollywood, que divide seu tempo entre os prazeres da fama e a companhia de sua filha pré-adolescente. A película guarda semelhanças ao trabalho que a tornou famosa, Encontros e Desencontros, vencedor do Oscar de melhor roteiro original, em 2004. Apesar de levar o Leão de Ouro no Festival de Veneza de 2010, a escolha de Um Lugar Qualquer foi recebida por vaias pelos jornalistas, que criticaram a escolha do júri presidido por Quentin Tarantino, seu ex-namorado.

O Discurso do Rei - 4 de fevereiro

O filme, dirigido por Tom Hooper, tem no elenco Colin Firth, Helena Bonham Carter e Geoffrey Rush. A narrativa conta a peculiar história do rei George VI (Firth), que precisava superar a gagueira para se transformar no lider do Reino Unido, às vésperas da Segunda Guerra Mundial. Cotado para as principais categorias do Globo de Ouro, a antessala do Oscar, o filme surpreendeu e liderou as indicações (com sete no total) do prêmio, com sete, superando até mesmo o grande favorito do ano, A Rede Social.



Cisne Negro - 11 de fevereiro

Ambientado no mundo do balé, o drama dirigido por Darren Aronofsky apresenta Natalie Portman como Nina, uma bailarina dedicada que vê uma grande oportunidade surgir quando o diretor artístico Thomas Leroy (Vicent Cassel) procura uma dançarina para protagonizar o Lago dos Cisnes. O longa é uma das principais apostas da crítica para o Oscar em 2011 e foi indicado para o Globo de Ouro nas categorias de Melhor Diretor, Filme - Drama, Atriz - Drama (Portman) e Atriz Coadjuvante.

O vencedor - 11 de fevereiro

Um dos campeões de Hollywood na temática esportiva, o boxe volta à tona no longa baseado na história de vida Dicky Ecklund (Christian Bale), uma lenda do boxe que ficou conhecido por desperdiçar seu talento. No enredo, ele aposta todas as fichas em seu meio-irmão Micky Ward (Mark Wahlberg) para se tornar um novo campeão. No filme, Bale, o ator galês que interpretou o Batman, teve que perder aproximadamente 10 kg até adquirir a aparência doentia do personagem viciado em crack. A crítica aponta-o como um dos favoritos ao Oscar de melhor ator coadjuvante de 2011.

Bravura indômita - 11 de fevereiro

Reedição do clássico do Velho Oeste protagonizado em 1969 por John Wayne, o novo filme dos irmãos Cohen recria a história da jovem de 14 anos Mattie, que busca a todo custo o assassino de seu pai. Quase um ano depois de receber o Oscar de Melhor Ator, Jeff Bridges faz o papel do xerife beberrão Rooster Cogburn no faroeste. Durante a produção, os diretores preferiram não ver a versão original, para não se influenciar.

Besouro Verde - 18 de fevereiro

Longe das estatuetas, mas um prato cheio para os fanáticos por super-heróis, o filme dirigido por Michel Gondry é baseado na série de rádio de 1930, que foi transposta para HQs e cinema, mas ganhou notoriedade mesmo três décadas depois, na minissérie estrelada por Van Williams e Bruce Lee. Britt Reid (Seth Rogen) é o dono do jornal Sentinela Diária e assume o pseudônimo de Besouro Verde para combater o crime, ao lado de Kato, especialista em artes marciais.



127 horas - 18 de fevereiro

Maio de 2003. Em uma escalada nas montanhas de Utah, Estados Unidos, o alpinista Aron Ralston fica com o braço preso em uma fenda e luta pela sobrevivência durante mais de cinco dias. O diretor Danny Boyle (de Quem quer ser um Milionário?) retrata essa história em seu mais novo longa, com James Franco na pele do personagem principal. Aplaudido de pé durante o Festival de Toronto, a exibição do filme causou transtorno na plateia, com casos até de pessoas desmaiando em algumas cenas.

Se Beber Não Case 2 - 6 de maio

Sequência da comédia de sucesso Se Beber, não Case, agora Phil (Bradley Cooper), Alan (Zach Galifianakis) e Doug (Justin Bartha) viajam para a exótica Tailândia para o casamento de Stu (Ed Helms). Optando por uma segura despedida de solteiro, Stu organiza um sossegado café da manhã. Mas as coisas nem sempre saem como planejado. Dirigido por Todd Phillips, o filme tem a participação do ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton.

Piratas do Caribe 4 - Navegando em Águas Misteriosas - 20 de maio

Série que já bateu recorde de público, o quarto filme (dessa vez sem Keira Knightley e Orlando Bloom) narra o encontro do pirata Jack Sparrow (Johnny Deep) com Angelica, uma mulher do seu passado (Penélope Cruz). Ele não tem certeza se ela está apaixonada ou se apenas quer usá-lo na busca da Fonte da Juventude, uma aventura em que se mete ao lado de seu velho amigo-inimigo Barbossa. Jack acaba obrigado a embarcar no navio Queen Anne's Revenge, do pirata Barba Negra, que descobre ser pai de Angelica - e ele não sabe qual dos dois deve temer mais.


*As datas de lançamento foram consultadas no site Filme B e podem sofrer alterações por parte das distribuidoras

**Fotos: Divulgação

Atualizado em 6 Set 2011.