Guia da Semana

A Virada Cultural é um evento bacana para quem gosta de música e uma ótima oportunidade para os cinéfilos curtirem uma boa programação de cinema. Nessa 8ª edição, algumas salas resgatam temas clássicos como bangue-bangue e filmes da Boca do Lixo, e o Cine Olido faz uma homenagem ao ator, diretor e dançarino Gene Kelly, de Dançando na Chuva.

>> Confira nossa página especial da Virada Cultural
>> Veja a programação da Virada Cultural

Além do clássico, são exibidos outros filmes em homenagem ao artista que completaria cem anos se estivesse vivo. Entre os títulos estão Sinfonia de Paris, Marujos do Amor, Os Três Mosqueteiros e o O Pirata.

Na programação da Cinemateca, dois ídolos da música têm suas vidas mostradas na telona, com a pré-estreia do filme Bob Marley: the making of a legend e a exibição da trilogia do rei Roberto Carlos.

Ainda falando de música, o SESC Santo Amaro exibe o recém lançado Raul: O início, o fim e o meio, alguns filmes que foram sucesso com a interpretação de Elvis Presley como No Paraíso do Havaí e Ama-me com Ternura, entre outros.

Para quem curte um bangue-bangue, trapaças e humor, a Câmara Municipal vai sediar o Western Spaghetti com títulos como Por um Punhado de Dólares (estrelado por Clint Eastwood, em 1964), A Morte Anda a Cavalo e a pré-estreia de Uma Longa Viagem. Já no Cine Dom José ficam os filmes de pancadaria como Kill Bill 1 e 2, Arrebentando em Nova York e a pré-estreia de Vou Rifar meu Coração, de Ana Rieper.

O Cine Windsor traz clássicos da Boca do Lixo como A Super Fêmea, O Bandido da Luz Vermelha, Dezenove Mulheres e um Homem, Mulher Objeto e O Inseto do Amor.

Para homenagear o centenário de Nelson Rodrigues, toda a programação do SESC Belenzinho contempla a obra do escritor, mas para os cinéfilos é uma oportunidade de assistir Bonitinha, mas ordinária, O Beijo no Asfalto, A Dama da Lotação e Os Sete Gatinhos.

Já no CineSesc, são exibidos A Magia das Fadas, Mistérios de Lisboa e o recém-lançado Girimunho em vários horários.

Aos fãs do cineasta americano Abel Ferrara, o CCBB faz uma retrospectiva de sua obra com filmes como China Girl, Olhos de Serpente e O Rei de Nova York.

Quem gosta de curta-metragem pode conferir o projeto Cinema na Cidade que acontece no MuBe. A programação traz sete filmes de temas variados de diretores como Santiago Delappe, Camilo Cavalcante e Macaue

Confira aqui a programação completa da Virada Cultural 2012.

Atualizado em 14 Mai 2012.