Guia da Semana


Falemos de coadjuvantes indispensáveis. Caso um professor de português resolva entrar aqui no site, vai me mandar uma gramática com todas as páginas plastificadas e o aviso: "Carol, sua ameba, se é coadjuvante não é indispensável".

Coadjuvante segundo o pai dos burros é aquele que auxilia, que ajuda que concorre para um bem comum. Sem dúvida o coadjuvante tem seu peso, mas indispensável não é bem a palavra pra definir alguém que está apenas colaborando."

Embora eu tenha escrito um expressão antagônica,acredito que existam certos coadjuvantes que são essenciais. Duvida? Vejamos apenas nos desenhos animados: O que seria da Alice sem o Gato? Aquele maravilhoso Gato sorridente e todo colorido? Não sei quanto a vocês mas se falam em Alice no País das Maravilhas eu na hora me recordo daquele incrível felino.

Cruel, ah o Cruel, o gato de Gargamel e seu miado enjoado; a Didi do Laboratório do Dexter e seu travesseirinho cor-de-rosa; o China, o gato do Hong Kong Fu sem o qual nosso arremedo de Bruce Lee nada seria; as Indústrias Acme que são o porto seguro do Coiote em sua eterna perseguição ao Papa Léguas.

O zelador dos Animaniacs que vive tentando segurar aquelas pestes sem qualquer sucesso; a menininha Orel eternamente na fila para comprar o Maguila Gorila, Batatinha, fiel escudeiro de Manda-Chuva, Snarf que eu não consigo definir bem o que é, mas era um dos Thunder Cats, Pé de Pano o cavalinho do Pica-Pau, Sapão (Mau Sapão) da Família Drácula.

E o que dizer do Gorducho, o irmão de nosso "Ayrton Senna" japonês Speed Racer; Rose a empregada robô dos Jetsons; Spike o cachorro pra quem o Jerry sempre corria para fugir de Tom; os fiéis espectadores de Tom Sem Freio que gritavam "Hey" agitando bandeirinhas na arquibancada; Simon o inimigo de Vira-Lata (- Simon diz...).

Outro coadjuvante essencial que ninguém dá valor é o narrador. Sim! Você já imaginou o desenho Os Superamigos sem a famosa frase "Enquanto isso na Sala de Justiça"? De Jambo e Ruivão sem o eterno "no último capítulo de Jambo e Ruivão"? Super Galo "assim, se você ouvir aquele grito no ar"; o narrador da Corrida Maluca dando conselhos ao Dick Vigarista e por aí vai...

Bom, melhor parar por aqui senão este texto não tem fim. E um grande viva aos coadjuvantes indispensáveis!

Fotos: Divulgação Disney e Warner Bros.

Quem é o colunista: Maria Carolina Marzagão Jimenez ( por alcunha, Carol) estuda, lê, escreve, ouve música e fala, tudo em proporções inimagináveis.

O que faz: é advogada, blogólotra, cinéfila, fotógrafa e mais um monte de coisas que nem ela sabe.

Pecado gastronômico: pipoca com manteiga (muuuuuuuita pipoca).

Melhor lugar de São Paulo: meu quarto, que, além dos amigos, tem meus discos, meus livros, meus filmes, minha gata, meu violão, eu, e nada mais.

Fale com ela: [email protected]

Atualizado em 6 Set 2011.