Guia da Semana
Cinema
Por Ricardo Archilha

Com trama confusa, "Antes de Dormir" pode não agradar

Estrelado por Nicole Kidman e Colin Firth, o filme estreia em 22 de janeiro.

Cena de "Antes de Dormir" (Divulgação )

Imagine acordar a cada dia e não se lembrar de quem você é. Imagine, também, precisar que alguém lhe explique aonde você está e quem é o estranho ao seu lado. Poderíamos estar falando dos cultuados "Amnésia" e "Cidade dos Sonhos", ou até o divertido "Como Se Fosse a Primeira Vez". Entretanto, o enredo citado acima faz parte de "Antes de Dormir", suspense estrelado por Nicole Kidman e Colin Firth.

No filme, quem vive o esse drama é Christine (Kidman) que, ao sofrer um terrível acidente, desenvolve um raro tipo de amnésia, passando a encarar uma realidade que mal consegue assimilar. Desde então, todas as suas lembranças são armazenadas durante o período de um único dia - na manhã seguinte, ao acordar, revive um infinito e traiçoeiro círculo de revelações.

É claro que ela não conseguiria tal proeza sem o marido, Ben (Firth). Com extrema paciência e fidelidade, é ele o responsável por contextualizar a mulher dia após dia, espalhando fotos do casal e lembretes pela casa. Assim, acompanhamos a rotina de Christine e suas diferentes reações a cada descoberta. 

A trama pode parecer monótona, mas o que o filme mostra é o contrário. Os acontecimentos vão ganhando fôlego, principalmente após o surgimento do Dr. Nash, que se mostra disposto a entrar no jogo e ajudar a sua paciente. Com a condição de que Ben não pode saber de nada, percebemos que o cuidadoso companheiro pode não ser exatamente o que aparenta.

Flashbacks entram em cena e propõem pistas para a solução do enigma. Cada segundo é uma nova pergunta, porém as respostas estão longe de serem compreendias. No final, as tantas reviravoltas do roteiro, por mais eletrizantes que sejam, confundem o espectador tanto quanto a sua protagonista. Dentro ou fora da tela, é impossível dizer em o que (e em quem) confiar.

"Antes de Dormir" é, de fato, um suspense intrigante. Entre altos e baixos, o filme cumpre a missão de nos entreter - e nada mais.  


Por Ricardo Archilha

Atualizado em 20 Jan 2015.

Mais notícias

Alerta de alta temperatura: 7 filmes imperdíveis que retratam o fogo 

Cinema

"Toy Story 4", "Casal Improvável" e mais quatro filmes estreiam nesta quinta-feira (20) nos cinemas; Confira!

Cinema

O homem e a máquina: 10 filmes que têm a interação como temática

Cinema

7 filmes do diretor David Lynch que você precisa assistir

Cinema

Os melhores filmes infantis de 2019... até agora

Cinema

10 filmes imperdíveis com alienígenas para quem gosta do gênero

Cinema