Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Comédia romântica?

A Proposta, com Sandra Bullock, funciona ao repetir fórmulas de filmes similares.


Reza o mito que amor e ódio caminham lado a lado desde os primórdios da humanidade. O cinema, aproveitando-se disso, sempre apostou em comédias românticas onde o casal convive às turras até descobrirem-se perdidamente apaixonados.

O filme Aconteceu Naquela Noite (1934), por exemplo, abocanhou os principais Oscars daquele ano ao mostrar Clark Gable e Claudette Colbert se atracando o tempo todo, o que lhe conferiu o título de "primeira comédia romântica do cinema". E assim, mais de 70 anos depois, os filmes têm inovado e/ou reciclado seus clichês para suas histórias de ódio que se transformam em amor, criando situações inusitadas e divertindo o público.

Em A Proposta, a diretora (e atriz) Anne Fletcher (Vestida para Casar e Ela Dança, Eu Danço) conta a história de Margaret Tate (Sandra Bullock), uma editora workaholic que causa pavor e total repulsa em seus funcionários. Quem mais sofre é seu assistente Andrew (Ryan Reynolds), que almeja tornar-se um profissional respeitado no mundo literário. Por ser canadense e não estar com a documentação regularizada, Margaret recebe um ultimato para resolver a situação; caso contrário, será mandada de volta para o Canadá.

Desesperada, ela vê em Andrew a chance de ficar nos EUA, forjando um casamento e, assim, podendo manter o cargo dos dois na empresa. Mas tudo se complica quando a Imigração exige que ela conheça a família dele, que mora no Alaska.

Em ascensão no cinema norte-americano, Ryan Reynolds (X-Men Origem: Wolverine) ganhou status de símbolo sexual e tornou-se um ator muito procurado pelos diretores hollywoodianos. Seu próximo papel de destaque será vestindo a roupa do personagem de HQ Lanterna Verde, no título homônimo que tem estreia prevista para 2011. Já Sandra Bullock, depois de altos e baixos na carreira, parece ter descoberto o seu forte para comédias, com Miss Simpatia (2000), que ganhou uma sequência em 2005, e Amor à Segunda Vista (2002), em que contracena com Hugh Grant.

A química entre o casal de atores funciona, mostrando uma Bullock engraçada e arrogante (claro que sem a genialidade de Meryl Streep em O Diabo Veste Prada) e o resultado dá certo. E Reynolds mistura carisma e sensualidade, duelando de frente com a "bruxa" Margaret Tate, com empatia e um timing de humor no ponto certo.

A história ganha força com a família de Andrew durante a estadia de Margaret e os preparativos do falso casamento, especialmente pela avó Annie (a ótima Betty White). Os pais de Andrew (interpretados por Craig T. Nelson e Mary Steenburgen) pouco têm a fazer. Resta, apenas, serem parte de um conflito familiar que aproxima os noivos em guerra.

Com certas piadas de gosto duvidoso (como o personagem Ramone, interpretado por Oscar Nuñez), A Proposta ainda conta com um antigo amor do rapaz, Gertrude (papel da bela Malin Akerman, que infernizou Ben Stiller em Antes Só do que Mal Casado).

A simplicidade da família, no início, incomoda a pomposa Margaret, mas logo ela se rende em cenas repletas de confusões, especialmente envolvendo a espevitada vovó Annie.

Previsível e simplista, vale pela interpretação do casal central, que alterna momentos dramáticos e engraçados em um filme sem grandes pretensões. Compre sua pipoca e descubra que o amor pode estar, justamente, naquela pessoa que você acredita que odeia. Afinal, o cinema tem mostrado que amor e ódio podem, sim, caminhar de mãos dadas.   

Quem é o colunista: Um jornalista aficcionado por cinema de A a Z.

O que faz: Jornalista, tradutor e fotógrafo de uma editora de quatro publicações segmentadas.

Pecado gastronômico: Lasanha.

Melhor lugar do Brasil: Qualquer lugar, desde que eu esteja com meus amigos.

Para Falar com ele: [email protected]


Atualizado em 6 Set 2011.

Mais notícias

7 filmes do diretor David Lynch que você precisa assistir

Cinema

Os melhores filmes infantis de 2019... até agora

Cinema

10 filmes imperdíveis com alienígenas para quem gosta do gênero

Cinema

10 filmes europeus imperdíveis para assistir na Netflix

Cinema

"MIB: Homens de Preto - Internacional", "Dor e Glória" e mais quatro filmes estreiam nesta quinta (13); Confira:

Cinema

Dia dos Namorados? 8 filmes para cultivar o amor próprio

Cinema