Guia da Semana
Cinema
Por Juliana Varella

Como a Copa do Mundo afeta o cinema no Brasil

Filmes tradicionais de férias chegam aos cinemas durante o período escolar.

"Malévola", com Angelina Jolie, estreia no Brasil em maio (Divulgação)

Em 2014, o calendário de estreias de cinema será diferente. Ao invés de junho e julho concentrarem os grandes pipocões, marcando as férias escolares brasileiras e o início do verão americano, é em maio que as telas irão ferver. O motivo é aquele fenômeno que se repete a cada quatro anos, mas com um agravante especial: a Copa do Mundo agora é no Brasil.

+ Saiba quais são os principais lançamentos de 2014 nos cinemas
+ Confira a tabela da Copa do Mundo
+ Conheça 10 filmes sobre futebol

Na última Copa, três gigantes estrearam durante a competição, sem prejuízos à bilheteria: “Toy Story 3” (sexta maior arrecadação do ano), “A Saga Crepúsculo: Eclipse” (terceira maior) e “Shrek Para Sempre” (segunda maior).

Os últimos anos confirmaram a vocação blockbuster do período: “Universidade Monstros” e “Minha Mãe é uma Peça” chegaram no final de junho, assim como “A Era do Gelo 4" e “Carros 2”. “Transformers: o Lado Oculto da Lua” e “O Espetacular Homem-Aranha” estrearam na primeira semana de julho.

Este ano, a Copa acontece entre 12 de junho e 13 de julho, ocupando cinco finais de semana preciosos para o calendário das distribuidoras. “O Espetacular Homem-Aranha 2: a Ameaça de Electro” teve a estreia antecipada nos EUA e no Brasil, juntando-se a “Godzilla”, “Os Muppets 2”, “X-Men: Dias de um Passado Esquecido” e “Malévola” como estreias de maio.

O Espetacular Homem-aranha 2

Voltados para o público infantil e adolescente, títulos como esses normalmente marcam as férias, que, desta vez, não acontecerão exclusivamente em julho: algumas escolas anteciparam a folga para coincidir com a Copa, outras preferiram decretar feriado nos dias de jogos do Brasil, mantendo o resto do calendário.

É justamente na data do primeiro jogo do Brasil – e da abertura da Copa – que a adaptação de “A Culpa é das Estrelas” está prevista para estrear. Ainda é possível que haja alterações, mas, se a estratégia se mantiver, o filme abrirá mão dos lucros da quinta-feira (dia 12) e precisará garantir uma sexta-feira mais forte.

A Culpa é das Estrelas

Além deste, outro longa que estreia durante o campeonato é a animação “Como Treinar Seu Dragão 2”, marcada para o dia 19 de junho. As duas são as únicas estreias significativas do período, que também recebe o alternativo “Teorema Zero”, de Terry Gilliam.

Após o encerramento da Copa, alguns blockbusters ocupam os últimos dias de julho: “Transformers: a Era da Extinção”, “Dawn of the Planet of the Apes” e “Os Guardiões da Galáxia”. Quem ainda estiver de férias poderá encarar as filas e esquecer por um momento que, durante algumas semanas, até o cinema brasileiro respirou futebol.

*Nota: após o fechamento desta matéria, o filme "A Culpa é das Estrelas" teve sua data de estreia alterada para 5 de junho.


Por Juliana Varella

Atualizado em 21 Mar 2014.

Mais notícias

"Cine África Em Casa" exibe filmes africanos com bate-papo virtual; saiba mais!

Cinema

Cinemas drive-in começam a funcionar em São Paulo; veja endereços e mais detalhes

Cinema

Arena Estaiada Drive-In inaugura em São Paulo nesta sexta-feira (12); saiba mais sobre ingressos e sessões

Cinema

Cinema drive-in voltou; veja onde encontrar no Brasil

Cinema

Plataforma de cinema online inova ao exibir filmes inéditos e exclusivos; saiba tudo!

Cinema

5 motivos para conferir o festival de cinema online "We Are One: A Global Film Festival"

Cinema