Guia da Semana
Cinema
Por Juliana Varella

Como a Copa do Mundo afeta o cinema no Brasil

Filmes tradicionais de férias chegam aos cinemas durante o período escolar.

"Malévola", com Angelina Jolie, estreia no Brasil em maio (Divulgação)

Em 2014, o calendário de estreias de cinema será diferente. Ao invés de junho e julho concentrarem os grandes pipocões, marcando as férias escolares brasileiras e o início do verão americano, é em maio que as telas irão ferver. O motivo é aquele fenômeno que se repete a cada quatro anos, mas com um agravante especial: a Copa do Mundo agora é no Brasil.

+ Saiba quais são os principais lançamentos de 2014 nos cinemas
+ Confira a tabela da Copa do Mundo
+ Conheça 10 filmes sobre futebol 

Na última Copa, três gigantes estrearam durante a competição, sem prejuízos à bilheteria: “Toy Story 3” (sexta maior arrecadação do ano), “A Saga Crepúsculo: Eclipse” (terceira maior) e “Shrek Para Sempre” (segunda maior).

Os últimos anos confirmaram a vocação blockbuster do período: “Universidade Monstros” e “Minha Mãe é uma Peça” chegaram no final de junho, assim como “A Era do Gelo 4" e “Carros 2”. “Transformers: o Lado Oculto da Lua” e “O Espetacular Homem-Aranha” estrearam na primeira semana de julho.

Este ano, a Copa acontece entre 12 de junho e 13 de julho, ocupando cinco finais de semana preciosos para o calendário das distribuidoras. “O Espetacular Homem-Aranha 2: a Ameaça de Electro” teve a estreia antecipada nos EUA e no Brasil, juntando-se a “Godzilla”, “Os Muppets 2”, “X-Men: Dias de um Passado Esquecido” e “Malévola” como estreias de maio.

O Espetacular Homem-aranha 2

Voltados para o público infantil e adolescente, títulos como esses normalmente marcam as férias, que, desta vez, não acontecerão exclusivamente em julho: algumas escolas anteciparam a folga para coincidir com a Copa, outras preferiram decretar feriado nos dias de jogos do Brasil, mantendo o resto do calendário.

É justamente na data do primeiro jogo do Brasil – e da abertura da Copa – que a adaptação de “A Culpa é das Estrelas” está prevista para estrear. Ainda é possível que haja alterações, mas, se a estratégia se mantiver, o filme abrirá mão dos lucros da quinta-feira (dia 12) e precisará garantir uma sexta-feira mais forte.

A Culpa é das Estrelas

Além deste, outro longa que estreia durante o campeonato é a animação “Como Treinar Seu Dragão 2”, marcada para o dia 19 de junho. As duas são as únicas estreias significativas do período, que também recebe o alternativo “Teorema Zero”, de Terry Gilliam.

Após o encerramento da Copa, alguns blockbusters ocupam os últimos dias de julho: “Transformers: a Era da Extinção”, “Dawn of the Planet of the Apes” e “Os Guardiões da Galáxia”. Quem ainda estiver de férias poderá encarar as filas e esquecer por um momento que, durante algumas semanas, até o cinema brasileiro respirou futebol. 

 

*Nota: após o fechamento desta matéria, o filme "A Culpa é das Estrelas" teve sua data de estreia alterada para 5 de junho.


Por Juliana Varella

Atualizado em 21 Mar 2014.

Mais notícias

"Toy Story 4", "Casal Improvável" e mais quatro filmes estreiam nesta quinta-feira (20) nos cinemas; Confira!

Cinema

O homem e a máquina: 10 filmes que têm a interação como temática

Cinema

7 filmes do diretor David Lynch que você precisa assistir

Cinema

Os melhores filmes infantis de 2019... até agora

Cinema

10 filmes imperdíveis com alienígenas para quem gosta do gênero

Cinema

10 filmes europeus imperdíveis para assistir na Netflix

Cinema