Guia da Semana

Nostalgia é aquela sensação gostosa de se deparar com algo que, um dia, foi muito importante, algo que pode trazer à tona um velho sentimento, mas que hoje ocupa apenas aquele espaço bom da lembrança – e é melhor que permaneça assim. Por isso, é um alívio saber que “Confissões de Adolescente”, novo filme de Daniel Filho com roteiro de Matheus Souza inspirado na série dos anos 90, não é nada nostálgico.

+ Veja salas e horários para assistir ao filme
+ Confira as estreias da semana nos cinemas
+ Relembre as melhores séries de TV dos anos 90

É duro encarar a realidade, mas já faz 20 anos que a série da TV Cultura estreou, se estendendo até o final de 1996 durante apenas duas temporadas. 20 anos, entenda, é tempo suficiente para que uma das protagonistas – Deborah Secco, que vivia a mais jovem de quatro irmãs adolescentes – voltasse para interpretar a mãe de um dos novos personagens.

Quem tem idade para ter assistido ao original provavelmente está sentindo agora aquele misto de desejo e medo de encarar a nova produção. E se estragarem o que era bom? Pois podem respirar aliviados: o filme não tenta ser uma sequência, nem um remake. “Confissões de Adolescente” tem vida própria e promete ser para os adolescentes de hoje o que “Confissões de Adolescente” foi para seus pais (ou irmãos mais velhos) tantos anos atrás: um espelho do que significa ser jovem.

A estrutura da trama é a mesma: quatro irmãs adolescentes, em diferentes idades, filhas de um pai solteiro, lidam com as dificuldades de cada fase da vida. Aqui, a mais velha (Sophia Abraão) é quem lidera a história, fazendo as vezes de narradora ou jogando comentários inspirados aqui ou ali – numa espécie de videolog. Ela já saiu de casa e tem seu próprio apartamento, mas agora está à procura do primeiro emprego e começa a questionar um namoro de muitos anos.

A segunda mais velha é Alice (Malu Rodrigues). Ela quer perder a virgindade com o namorado, mas está tendo dificuldades. Sua luta é para que o pai não descubra tudo. Já a terceira é Bianca (Isabella Camero), cuja vida ainda gira em torno da escola, mas que está começando a pensar no vestibular. Em seu círculo estão as questões mais espinhosas de bullying, segredos e falsas amizades.

A mais nova das quatro é Carina (Clara Tiezzi), que ainda não vê nenhum grande problema na vida pessoal, mas que se torna alvo de um menino apaixonado, que tenta chamar a atenção de qualquer maneira e garante algumas risadas inocentes. Cássio Gabus Mendes vive o pai, Paulo – antes interpretado por Luís Gustavo sob o mesmo nome.

“Confissões” tem os dois pés fincados no século XXI – há computadores e celulares por toda a parte, há referências da cultura pop (e rock) - mas não difere muito daquele final de século XX. Também não haveria porquê – as questões ainda são as mesmas. Crescer, afinal, ainda envolve escolhas difíceis e muita, mas muita insegurança disfarçada em maquiagens pesadas e atitudes cool. Coisas que só sendo adolescente para entender.

Assista se você:

- Era fã da série original

- É adolescente hoje

- Procura um filme leve e sincero sobre a vida jovem

Não assista se você:

- Procura um filme mais cabeça

- Nunca gostou de séries adolescentes como "Confissões" ou "Malhação"

- Não se interessa por filmes sobre jovens

Por Juliana Varella

Atualizado em 10 Jan 2014.