Guia da Semana

Conhecido por seus filmes de aventura, ficção e com roteiros mirabolantes e não lineares, o aclamado diretor britânico Christopher Nolan promete entrar em pauta e dar um nó nas nossas cabeças mais uma vez com seu próximo lançamento: "Interestelar". Estrelado por Matthew McConaughey e Anne Hathaway, o filme conta as aventuras de um grupo de exploradores pelo espaço, encontrando realidades paralelas com as quais os humanos nunca sonharam.

Animados? Para entrar no clima, o Guia da Semana preparou uma retrospectiva do cineasta. Confira!

A Origem (2010)


Em um mundo onde é possível entrar na mente humana, Cobb está entre os melhores na arte de roubar segredos valiosos do inconsciente. A história toma fôlego quando ele aceita a ousada missão de entrar na mente de Richard Fischer, o herdeiro de um império econômico, e plantar a ideia de desmembrá-lo.

Batman Begins, O Cavaleiro das Trevas e O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2005, 2008 e 2012)

Depois de ser dirigidos por nomes como Tim Burton, Batman retorna às telas em uma nova trilogia capitaneada por Nolan. Aqui, o herói ganha nova releitura, desde seu figurino e armas, passando, é claro, por suas aventuras.

O Grande Truque (2006)

Século XIX, Londres. Robert Angier e Alfred Borden se conhecem há muitos anos, desde que eram mágicos iniciantes. Desde então, eles vivem competindo entre si, o que faz com que a amizade com o passar dos anos se transforme em uma grande rivalidade. Quando Alfred apresenta uma mágica revolucionária, Robert fica obcecado em descobrir como ele consegue realizá-la.

Insônia (2002)

Em "Insônia", Al Pacino vive um policial enviado para uma pequena cidade do Alasca onde, em meio às investigações em torno do assassinato de uma adolescente, acaba atirando acidentalmente em Hap Eckhart, seu próprio parceiro. Consumido pela culpa, ele ganha inesperadamente um álibi, fornecido pela própria polícia, que acaba aumentando ainda mais sua sensação de culpa por causa da morte de Eckhart.

Amnésia (2000)

Um ladrão ataca um casal e acaba matando a mulher e deixando o homem à beira da morte. Porém, ele sobrevive e a partir de então passa a sofrer de uma doença que o impede de gravar na memória fatos recentes. A partir daí, ele parte em uma jornada pessoal a fim de descobrir o assassino de sua mulher para poder vingá-la.

Following (1998)

Um jovem escritor vive pelas ruas de Londres observando e escrevendo sobre estranhos transeuntes. Um dia, ele se depara com Cobb, um ladrão audacioso que o convence a invadir o apartamento de uma mulher. Intrigado cada vez mais pela sua história, e sua vida repleta de adrenalina, Bill perde o controle e torna-se parte da história.

Por Ricardo Archilha

Atualizado em 5 Ago 2016.