Guia da Semana

Certas produtoras ficam marcadas para sempre pelo estilo ou pelos personagens que lançaram nos cinemas em seus primeiros anos. No caso da Universal, seu nome é sinônimo de monstros.

Desde “O Corcunda de Notre Dame”, em 1923, a casa se especializou em lançar filmes de horror e fantasia, incluindo nesta lista “O Fantasma da Ópera”, mas foram as criaturas apresentadas depois de 1931 – sendo o Drácula de Bela Lugosi e o Frankenstein de Boris Karloff as mais populares - que ficaram conhecidas no imaginário coletivo como “os monstros da Universal”.

Pois são esses monstros clássicos que voltarão às telas em breve, num formato totalmente novo: ao invés de aventuras solitárias, como as que vêm inundando os cinemas, o estúdio promete uma franquia completa, com todos os seus personagens mais queridos num mesmo universo, à la Vingadores.

A iniciativa está prevista para começar em 2016 com o lançamento de um novo filme chamado “A Múmia”. Enquanto não sabemos mais sobre o projeto, conheça os personagens que provavelmente farão parte da franquia:

Drácula

Filmes*: Drácula (1931); O Filho de Dracula (1943); Dracula (1979); Van Helsing: O Caçador de Monstros (2004); Drácula: A História Nunca Contada (2014)

Com um roteiro baseado na peça teatral de Hamilton Deane e no livro de Bram Stoker, o Drácula clássico teve Bela Lugosi no papel do conde vampiresco, com poderes hipnóticos e sem reflexo em espelhos, que não pode suportar a luz do sol ou estacas de madeira. No filme de 1931, Drácula viaja a Londres num navio, escondido num caixão, e lá é confrontado pelo professor Van Helsing depois de matar várias pessoas e tentar transformar uma moça chamada Mina em vampira.

Frankenstein

Filmes*: Frankenstein (1931); A Noiva de Frankenstein (1935); O Filho de Frankenstein (1939); A Alma de Frankenstein (1942); Frankenstein Encontra o Lobisomem (1943)

Lembre-se sempre: Frankenstein não é o monstro, é o criador. Apesar disso, o figurão com parafusos saindo pelo pescoço, eternizado por Boris Karloff, ficou conhecido pelo nome do cientista e é a verdadeira estrela de todos os filmes. No longa original, dirigido por James Whale, o monstro recebe o cérebro de um assassino e, por isso, nasce com o instinto maligno. No livro e em outras adaptações, a criatura é inteligente e bondosa, mas sofre com o preconceito dos humanos.

A Noiva de Frankenstein

Filmes*: A Noiva de Frankenstein (1935)

A noiva de Frankenstein que pode vir a integrar a franquia é a companheira do monstro, criada neste filme. Mas a confusão de nomes é intencional: a nova criatura é feita a partir da esposa do Dr. Frankenstein, sequestrada depois que este se recusa a ajudar outro cientista a criar uma fêmea. A noiva é interpretada por Elsa Lanchester no filme e leva o nome de Mary Shelley, em homenagem à autora.

Múmia

Filmes*: A Múmia (1932); A Múmia (1999); O Retorno da Múmia (2001); A Múmia: Tumba do Imperador Dragão (2008); The Mummy (2016)

No longa de 1932, Boris Karloff vive um egípcio mumificado chamado Imhotep. Ele é revivido durante uma expedição arqueológica e foge, em busca da reencarnação da princesa Ankh-es-en-amon. Dez anos depois, ele encontra uma mulher que acredita ser ela e desenvolve um plano para matá-la e mumificá-la. Na versão de 1999, a múmia é pouco lembrada e o protagonista passa a ser o arqueólogo (Brendan Fraser).

Homem Invisível

Filmes*: O Homem Invisível (1933)

Dirigido por James Whale (o mesmo de Frankenstein e A Noiva de Frankenstein), O Homem Invisível baseia-se no conto homônimo de H.G.Wells. O personagem é um cientista chamado Jack Griffin que descobre uma mistura química que o deixa invisível. Fascinado pelas possibilidades, ele pensa em se juntar a um comparsa para controlar o mundo pelo medo, provocando mortes sem jamais ser pego, mas acaba traído pelo amigo.

Lobisomem

Filmes*: O Lobisomem (1941); Frankenstein Encontra o Lobisomem (1943); Um Lobisomem Americano em Londres (1981); O Lobisomem (2010)

A criatura mitológica conhecida como licantropo, ou lobisomem, ganhou fama com o filme de 1941, de George Waggner. Lon Chaney Jr. (filho de Lon Chaney, que interpretou o Corcunda de Notre Dame e o Fantasma da Ópera nos primeiros filmes de horror da Universal) dá vida ao garoto comum que se transforma em monstro depois de ser mordido por outro lobisomem (Bela Lugosi). Ele carrega uma bengala de prata que acaba sendo sua morte e salvação.

Monstro da Lagoa Negra

Filmes*: O monstro da Lagoa negra (1954); A Revanche do Monstro (1955); À Caça do Monstro (1956)

O monstro da lagoa negra é um personagem brasileiro. Ele tem escamas e características de anfíbio, mas forma humana, e é descoberto por cientistas numa viagem pelo Amazonas. Depois de atacar e matar quase toda a comitiva, o monstro sequestra uma mulher e acaba morto a tiros pelos últimos sobreviventes.

*Apenas aqueles produzidos pela Universal Pictures

Por Juliana Varella

Atualizado em 29 Jul 2014.