Guia da Semana

Foto: Imdb


Há muito tempo os seres de outros planetas são sinônimo de sucesso nas telonas mundiais. Em cartaz nos cinemas, Super 8 traz mais um mistério extraterrestre que promete deixar o público com a nuca arrepiada. O longa conta a história de seis adolescentes que utilizam uma câmera amadora para produzirem um filme sobre zumbis. E, durante as gravações, testemunham um desastre entre uma caminhonete e um trem de carga, que revela algo sobrenatural.

O fato se passa em 1979 e é registrado por uma câmera Super-8. A partir desse dia Alice, Joel, Charles, Martin, Cary e Preston presenciam desaparecimentos e fatos sem explicação, até que descobrem que os eventos não são meros acidentes e têm uma ligação. A produção é a primeira parceria entre os diretores Steven Spielberg e J.J. Abrams - criador da série Lost - e foi anunciada diante de grandes mistérios, no melhor gênero de ficção científica possível.

Um deles é a imagem da criatura que aterroriza a cidade. Ela foi cuidadosamente guardada pelo estúdio Paramount Pictures, além dos trailers, que foram divulgados em pequenos comerciais de TV e teasers. O elenco conta com um time de novatos da sétima arte e o ator Kyle Chandler, que vive o policial Jackson Lamb, responsável pelas investigações dos estranhos episódios.

O Guia da Semana separou alguns dos principais filmes com extraterrestres que o planeta já viu. Prepare sua nave e embarque nessa!

Distrito 9

Foto: Imdb


Um dos concorrentes a melhor filme no Oscar de 2010, o longa mostra uma gigantesca nave espacial com defeito sobre o céu de Joannesburgo, capital da África do Sul. Dela, milhões de seres alienígenas saem e são confinados no Distrito 9, um local feito pelo governo, com péssimas condições. Os oficiais buscam o lucro vendendo armas produzidas com a defesa natural de seus prisioneiros e obrigados a transferirem os alienígenas, realizam um despejo, que cria um atrito generalizado com os extraterrestres. Nisso, o funcionário do governo Wikus Van De Merwe (Sharlto Copley) é contaminado por um fluido alien. A partir daí, ele se torna um simbionte, e o governo deseja usá-lo como arma política.



Título original: District 9
Lançamento: 2009
Direção: Neill Blomkamp
Atores: Sharlto Copley, Jason Cope, Nathalie Boltt, Sylvaine Strike.
Duração: 112 min





Sinais

Foto: Imdb


O viúvo Graham Hess (Mel Gibson) mora com os dois filhos Morgan (Rory Culkin) e Bo (Abigail Breslin), e o irmão Merrill (Joaquin Phoenix) em uma fazenda no condado de Bucks, Pensilvânia. A família é surpreendida com o surgimento de misteriosos e gigantescos círculos em meio a plantação, que fazem parte de ideogramas. Intrigados com o fato, buscam desvendar quem poderia ter cometido o ato, porém descobrem que se trata de uma força sobrenatural que se espalhou ao redor do mundo. A partir daí travam uma batalha com os extraterrestres e buscam descobrir quais as fraquezas dos alienígenas e qual a melhor forma de se livrarem dessa possível ameaça.



Título original: Signs
Lançamento: 2002
Direção: M. Night Shyamalan
Atores: Mel Gibson, Joaquin Phoenix, Abigail Breslin, Rory Culkin.
Duração: 107 min





E.T., o Extraterrestre

Foto: Imdb


Também dirigido por Steven Spielberg, é considerado um clássico do gênero, sendo o primeiro filme a ultrapassar a marca 700 milhões de dólares. A história mostra a relação de amizade entre o pequeno Elliott (Henry Thomas), de dez anos, e um alienígena perdido na Terra. O menino o protege de todas as formas para evitar que ele seja capturado e transformado em cobaia pelo serviço secreto americano. Até que o ajuda a regressar ao seu planeta de origem, após viverem grandes momentos engraçados e protagonizarem uma das cenas clássicas do cinema, quando o menino voa em sua bicicleta com o E.T. no cesto, e cruzam a lua.



Título original: E.T., The Extra-terrestrial
Lançamento: 1982
Direção: Steven Spielberg
Atores: Dee Wallace-Stone, Henry Thomas, Peter Coyote, Robert MacNaughton.
Duração: 115 min




Alien - O 8º Passageiro

Foto: Imdb


Dirigido por Ridley Scott e estrelado por Sigourney Weaver, o longa foi aclamado pela crítica e um sucesso de bilheteria, recebendo o Oscar de Melhores Efeitos Visuais. O filme permaneceu muito elogiado nas décadas seguintes e foi escolhido para preservação em 2002 pelo National Film Registry da Biblioteca do Congresso. Tamanha repercussão gerou livros, quadrinhos, jogos e brinquedos, como também outras sequências como Aliens (1986), Alien 3 (1992) e Alien Resurrection (1997), além de outros filmes com o vilão extraterrestre. O filme inicial mostra uma nave espacial que retorna a Terra e recebe sinais de um asteróide. Um dos tripulantes é atacado por um estranho ser e o que parecia ser um ato isolado se transforma em um terror, pois a vítima leva para dentro da nave o embrião de um alien, que não para de crescer e tem como meta matar todos a bordo.



Título original: Alien
Lançamento: 1979
Direção: Ridley Scott
Atores: Tom Skerritt, Sigourney Weaver, Veronica Cartwright, Harry Dean Stanton.
Duração: 116 min




Independence Day

Foto: Imdb


Também ganhador do Oscar de Melhores Efeitos Visuais, o filme aborda uma invasão alienígena na Terra. Tudo começa no dia 2 de julho, quando os sistemas de comunicação do mundo inteiro se transformam em um caos, devido à uma estranha interferência atmosférica. Até que uma nave espacial aterrissa e os extraterrestres destroem várias metrópoles como Nova Iorque, Washington, Los Angeles, Paris, Londres e até São Paulo. O Capitão Steven (Will Smith) pretende ser recrutado pela NASA e seu sonho de voar pelo espaço é realizado quando ele enfrenta a ameaça alien. Diante de uma batalha com os alienígenas, surge a possibilidade de vencerem os invasores. Nessa hora, as nações do mundo precisam se unir, pois entra em jogo a existência da raça humana.



Título original: Independence Day
Lançamento: 1996
Direção: Roland Emmerich
Atores: Will Smith, Bill Pullman, Mary McDonnell, Judd Hirsch.
Duração: 144 min





Guerra dos Mundos

Foto: Imdb


O filme custou a bagatela de 132 milhões de dólares e foi um dos maiores sucessos de bilheteria de 2005. Baseado no livro de H.G. Wells, que já havia sido adaptado para o cinema em 1953, Guerra dos Mundos tem a direção assinada por Spielberg e conta a história de Ray Ferrier (Tom Cruise), um homem divorciado, distante dos filhos Robbie (Justin Chatwin) e Rachel (Dakota Fanning). Quando os pequenos decidem lhe fazer uma visita, enfrentam uma guerra, literalmente, de outro planeta. O pai presencia o surgimento de uma gigantesca máquina de guerra, que surge do chão e destrói tudo o que encontra pela frente. Isso nada mais é que um ataque devastador alienígena. Ray busca proteger seus filhos, deixando-os o mais longe possível das armas extraterrestres.



Título original: War of the Worlds
Lançamento: 2005
Direção: Steven Spielberg
Atores: Tom Cruise, Justin Chatwin, Dakota Fanning, Tim Robbins.
Duração: 116 min





MIB - Homens de Preto

Foto: Imdb


Dirigido por Barry Sonnenfeld, estrelado por Tommy Lee Jones como Kevin (Agent K) e Will Smith como James (Agent J), o filme é baseado em uma série de histórias em quadrinhos criadas por Lowell Cunningham. No enredo, uma agência secreta governamental fiscaliza alienígenas que vivem na Terra. O novato James Edwards (Will Smith) em parceria com o veterano agente K (Tommy Lee Jones) tenta impedir que um terrorista extraterrestre elimine dois representantes de galáxias opostas e ameace destruir o planeta. O longa reúne uma série de efeitos especiais e caiu nas graças do público. Tamanho sucesso gerou a saga uma sequência em 2002, Men in Black II e um suposto terceiro filme, com previsão de estreia em 2012, Men in Black III.



Título original: Men in Black
Lançamento: 1997
Direção: Barry Sonnenfeld
Atores: Tommy Lee Jones, Will Smith, Linda Fiorentino, Vincent D'Onofrio.
Duração: 98 min

Atualizado em 10 Abr 2012.