Guia da Semana

Danny e Oxide Pang comandam juntos a estréia Os Mensageiros

Ao analisar a produção recente de Hollywood, nota-se uma combinação que tem feito sucesso: irmãos + direção. Geralmente dedicadas a um gênero apenas, as duplas têm feito trabalhos de destaque nas bilheterias e exemplos não faltam. É o caso de produções como Quem Vai Ficar com Mary?, Matrix, O Amor Custa Caro e outros.

Os que fazem rir

Eles escrevem, dirigem e produzem seus filmes em conjunto. Os irmãos Coen trabalham lado a lado há mais de duas décadas. Embora não se resuma apenas a comédias, parte da filmografia da dupla é dedicada ao gênero, em filmes como O Amor Custa Caro, Matadores de Velhinha e Meu Irmão, Cadê Você?. A estréia da dupla ocorreu em 1984, com o suspense Gosto de Sangue. De lá para cá, produziram títulos de diferentes gêneros e algumas vezes aparecem com créditos para apenas um deles na direção e do outro na produção ou roteiro.

A nova produção de Ethan e Joel Coen tem estréia marcada no Brasil para 15 de fevereiro de 2008. Trata-se da aventura Onde os Fracos Não Têm Vez , com Javier Bardem e Tommy Lee Jones. O roteiro revela a saga de um caçador que acidentalmente cruza o caminho de traficantes de drogas e encontra um considerável número de cadáveres.

Já com o currículo todo dedicado a comédias, os irmãos Farrelly foram responsáveis por grandes sucessos de bilheterias. Há, porém, quem critique violentamente a filmografia da dupla, que se apóia no humor negro e em zombar das minorias e deficientes para escrever seus filmes. Exemplos disso são os irmãos siameses de Ligado em Você (2003), o irmão com necessidades especiais da personagem de Cameron Diaz em Quem Vai Ficar com Mary? e a obesa e infeliz Rosemary de O Amor É Cego.

Peter e Bobby Farrelly iniciaram a carreira em 1994 no comando da comédia Débi & Lóide. Dirigiram também Amor em Jogo, Eu, Eu Mesmo e Irene e a mais recente produção, Antes Só do que Mal Casado, cuja estréia no Brasil está prevista para 9 de novembro. No longa, a história de um homem que teve várias relações instáveis até encontrar aquela que parecia a mulher perfeita. Na lua-de-mel, porém, descobre que eles não têm nada em comum.

Os que colocam medo

Os chineses Danny e Oxide Pang conquistaram Hollywood com seu gênero de terror sobrenatural. O novo longa, Os Mensageiros , segue a mesma linha e foi todo produzido nos Estados Unidos. Alguns filmes foram feitos sem a participação do outro, mas a carreira conjunta deles começou em 1999, com Assassino em Silêncio, uma fita de ação. A primeira produção de sucesso fora do mundo oriental foi Visões (2002), que ganhou uma seqüência que não chegou a ser lançada nos cinemas brasileiros.

Em seguida, a dupla estreou Assombrações, dando continuidade às tramas de fundo sobrenatural e assustador. Uma curiosidade sobre como os gêmeos trabalham é que ao comandar uma cena, eles nunca estão juntos. As seqüências são separadas entre os dois, segundo eles, para poupar energia.

Enquanto isso, na ficção...

A consagração dos irmãos Andy e Larry Wachowski veio com o sucesso absoluto da trilogia Matrix. Criadores, roteiristas e diretores dos três filmes, eles ainda participaram da produção de produtos ligados ao longa, como Animatrix. A estréia da dupla por trás das câmeras ocorreu em 1995, quando eles escreveram o roteiro de Assassinos. A primeira experiência na direção foi em 1996, em Ligadas pelo Desejo.

O primeiro filme da série Matrix estreou em 1999 e teve duas sequências. Os irmãos assinam ainda o roteiro de V de Vingança e de Invasores. A dupla volta a figurar na direção em 2008, com o provável blockbuster Speed Racer, baseado na série de animação da década de 60. No Brasil, o retorno dos Wachowski já tem data para estrear: 6 de junho do ano que vem.

Atualizado em 6 Set 2011.