Guia da Semana

Foto: Imdb.com

Começa no próximo 22 de outubro a 34ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Serão duas semanas de muitos filmes, até seu encerramento em 4 de novembro. Muito cinema para os amantes de filmes de plantão.

A Mostra é um evento de números impressionantes. Como acontece todos os anos, seus organizadores trouxeram mais de 400 produções para serem exibidas nas mais de 20 salas que participarão do evento. Nesse volume assombroso de filmes, estão desde diretores conhecidos do grande público, cujos trabalhos ainda não entraram em cartaz, passando pelos conhecidos só dos cinéfilos de carteirinha, que garantem filas nas sessões, e até os absolutamente desconhecidos, mas cujos filmes podem surpreender quem se aventurar a vê-los.

Talvez a Mostra seja o maior e mais movimentado acontecimento de cinema de São Paulo. Uma verdadeira festa para os cinéfilos, que se alvoroçam nas filas das sessões mais badaladas, o que nem sempre quer dizer lançamentos. Um exemplo disso é a aguardada exibição de um filme de 1927: Metrópolis, de Fritz Lang.

O filme é um dos ícones da história do cinema, um marco na estética futurista e que influenciou várias gerações de cineastas. A cópia que será exibida na Mostra é uma versão restaurada e acrescida de 25 minutos inéditos. Esses rolos de filme a mais estavam desaparecidos e foram recentemente encontrados no Museu de Cinema de Buenos Aires. A sessão de exibição desta preciosa cópia acontecerá em 24 de outubro, às 20h, no gramado do auditório do Ibirapuera. Para enriquecer mais ainda a experiência de rever essa obra magnífica do cinema mudo, a exibição contará com acompanhamento da orquestra Jazz Sinfônica.

Como todos os anos, o evento também organiza programas especiais, que se tornam verdadeiras "mostras dentro da Mostra". São programas exclusivos com retrospectivas e homenagens a diretores, atores e filmografias históricas ou de gênero. Em 2010, os programas especiais incluirão retrospectivas de obras do francês F. J. Ossang e do armênio Serge Avedikina. Também haverá homenagens ao norueguês Bent Hamer e à atriz e diretora alemã Hanna Schygulla.

Esse é o espírito da mostra: a diversidade e a oportunidade de exibir e fazer conhecer cinematografias longínquas, de países muitas vezes até desconhecidos, mostrando que o cinema - e sua verve libertária, criativa, artística e documental -, vive, brota e existe nos mais distantes cantos desse planeta.

Para assistir aos filmes da Mostra é possível adquirir os ingressos direto nas bilheterias das salas exibidoras ou comprar antecipadamente pacotes válidos para quaisquer sessões. Outra boa coisa nesse evento é que algumas das salas que fazem parte do circuito da Mostra têm todas suas sessões gratuitas ou a preços bem populares, variando de R$ 1,00 a R$ 4,00.

Reserve alguns dias na sua agenda, veja a programação. Quer você goste daquele cinema mais convencional, quer goste de um cinema mais exótico, a Mostra tem para todos os gostos. Mas é preciso, acima de tudo, um pouco de espírito aventureiro. As recompensas serão muitas. Nessas duas semanas de ebulição cinematográfica e cinefílica, anote aí as salas que fazem parte do circuito:

Unibanco Arteplex, 1,2, 3, 4 e 5

Céu Perus

Cine Livraria Cultura 1 e 2

Cinesesc

Cine Sabesp

Espaço Unibanco de Cinema Pompeia

Espaço Unibanco de Cinema Augusta

Cinemateca - Sala BNDES e Sala P Petrobrás

Centro Cultural São Paulo

Centro Cultural Bando do Brasil - CCBB

Cinemark Eldorado

Cinemark Cidade Jardim

Cine TAM Morumbi Shopping

Cine Olido

Reserva Cultural

MIS - Museu da Imagem e do Som

Matilha Cultural

FAAP - Fundação Armando Álvares Penteado

Vão Livre do MASP

Terreiro A Pele do Invisível, na 29ª BIENAL - Bienal de São Paulo


Leia as colunas anteriores de Rogério de Moraes:

O chato (ou não)

Marco para o cinema

Para atrás das câmeras

Quem é o colunista: gordo, ranzinza e de óculos.

O que faz: blogueiro, escritor e metido a crítico de cinema.

Pecado gastronômico: massas.

Melhor lugar do Brasil: qualquer lugar onde estejam meus livros, meus filmes, minhas músicas, meus amigos e minha namorada.

Fale com ele: [email protected] ou acesse seu blog

Atualizado em 6 Set 2011.