Guia da Semana

De Los Angeles


Não é a primeira vez que o astro Eddie Murphy tenta emplacar um sucesso com pano de fundo na ficção científica. Pluto Nash foi a tentativa anterior que, assim como o novo O Grande Dave, passou sem muita atenção pelos cinemas. Desta vez, Murphy comanda uma espaçonave alienígena que pretende destruir a vida na Terra para salvar seu próprio planeta, contudo o contato com os nova-iorquinos coloca sua missão em risco.

Grande Dave é sintomático num ano péssimo para a Fox que, praticamente, esteve afastada das bilheterias em 2008. Cheio de boas intenções, efeitos especiais médios e com aposta total no nome de Eddie Murphy, o filme sai do nada e não vai a lugar algum. Exatamente como a Fox Film, que se apequenou perante o rolo compressor da Paramount e nem tentou fazer frente como a Warner. Simplesmente se absteve e, de quebra, foi preterida para o lançamento de Star Wars: Clone Wars. A próxima chance do estúdio será O Dia em que a Terra Parou, com Keanu Reeves. Outro extraterrestre. Acho que os executivos do estúdio estão procurando o caminho da roça lá no espaço.

O tal Dave do título é o nome da espaçonave cujo capitão é vivido por Eddie Murphy, gênio militar de uma raça de gente minúscula, altamente evoluída cientificamente, mas carente de emoções. O planetinha precisa de sal ou seus habitantes serão extintos, por isso, tentam drenar os oceanos da Terra e, assim, levar todo o sal de que precisam. Algo dá errado e o mecanismo enviado para realizar a missão não caiu no oceano, logo uma missão de resgate é enviada. Para se misturar com os humanos, a espaçonave tem o formato de um ser humano que usa a imagem de Eddie Murphy.

O comediante aposta em muitas piadas físicas, mas tem uma atuação muito mais dramática que o esperado. O grande Dave é desprovido de emoção, vai aprendendo aos poucos e, enquanto seu capitão não assimila tais conceitos, se limita a imitar outros personagens e, no processo, arma algumas boas piadas. Murphy entrega um produto muito mais focado na busca pelos sentimentos do que uma comédia propriamente dita. Não faz um mau trabalho, mas é insuficiente para superar o roteiro previsível e positivista.

Isso, porém, não facilita previsões referentes à performance do filme no mercado brasileiro. Eddie Murphy ainda tem bastante fama e pode render boas bilheterias, entretanto Grande Dave é um daqueles longas-metragens que é sucesso garantido no mercado de home entertainment. E, claro, certeza de marcar presença na Tela Quente!

A única certeza sobre Grande Dave é o fato de ser um filme feito para fãs do comediante. Especialmente aqueles de mente aberta e menos exigentes. Surpreende a decisão de ser lançado no cinema.

Leia as matérias anteriores do nosso correspondente:

  • Zack Snyder: Em entrevista, cineasta fala sobre adaptação de quadrinhos para a telona

  • David Duchovny: Astro de Arquivo X conta sobre a rotina na época do seriado

  • A noite cai sobre Gotham: Leia a crítica da nova aventura de Batman


    Quem é o colunista: Fábio M. Barreto adora escrever, não dispensa uma noitada na frente do vídeo game e é apaixonado pela filha, Ariel. Entre suas esquisitices prediletas está o fanatismo por Guerra nas Estrelas e uma medalha de ouro como Campeão Paulista Universitário de Arco e Flecha.

    O que faz: Jornalista profissional há 12 anos, correspondente internacional em Los Angeles, crítico de cinema e vivendo o grande sonho de cobrir o mundo do entretenimento em Hollywood.

    Pecado gastronômico: Morango com Creme de Leite! Diretamente do Olimpo!

    Melhor lugar do Brasil: There´s no place like home. Onde quer que seja, nosso lar é sempre o melhor lugar.

  • Atualizado em 6 Set 2011.