Guia da Semana

Era começo de dezembro de 2017 e Alicia Vikander desembarcava em São Paulo para participar da quarta edição da Comic Con Experience. Em algumas horas, ela conheceria a euforia dos fãs brasileiros de uma das figuras mais famosas do universo dos games – uma que ela em poucos meses estaria representando em telas enormes nos cinemas de todo o país: Lara Croft, a exploradora destemida da franquia “Tomb Raider”.

Um novo filme, “Tomb Raider - A Origem”, estreia no dia 15 de março sob direção de Roar Uthaug e promete renovar a imagem da personagem para as novas gerações. Vikander conversou com o Guia da Semana e contou um pouco mais sobre o projeto e sobre a experiência:

Atriz participou da feira de cultura pop Comic Con Experience em 2017 (Foto: Cortesia Warner Bros. Pictures)


“Quando me chamaram para fazer esse filme, meu primeiro pensamento foi: mas já não fizeram uma Lara Croft antes?” – confessou, lembrando dos dois filmes estrelados por Angelina Jolie em 2001 e 2003. “Foi quando me introduziram ao jogo de 2013, e eu entendi que havia uma outra história para ser contada, uma história de formação de Lara”. O filme é baseado no jogo mais recente da personagem, lançado como um reboot da série e mostrando uma protagonista mais jovem e ainda inexperiente.

“Nós a encontramos num momento em que ela está tentando encontrar a si mesma, longe de sua origem. Ela está tentando ganhar seu próprio dinheiro e quer encontrar seu lugar, algo com o qual acho que qualquer pessoa jovem vai se identificar” – explicou. “É uma fase difícil. Há muita pressão das pessoas, que perguntam o que você vai fazer com sua vida, e às vezes as pessoas, incluindo eu mesma, só precisam de um tempo para conhecer a si mesmas, e saber qual caminho seguir”.

Essa é a primeira vez que Vikander assume um papel como heroína de ação, dois anos depois de ganhar o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante pelo drama “A Garota Dinamarquesa” (quando interpretou uma artista cujo marido se descobre transgênero). A julgar pela empolgação com que fala de seus treinos e desafios, porém, ação e aventura foram gêneros que sempre estiveram nos seus planos.

“Eu amo filmes de ação, cresci assistindo a ‘Indiana Jones’, não sei quantas vezes, e também ‘A Múmia’, acho que assisti a todos repetidamente” – a artista riu, relembrando a infância cinéfila. “Então, para mim, entrar nessa aventura foi pura emoção”. Na prática, é claro, as coisas não foram assim tão simples.

Atriz teve quatro meses para se preparar fisicamente para as cenas de ação (Foto: Ilze Kitshoff)
Atriz teve quatro meses para se preparar fisicamente para as cenas de ação (Foto: Ilze Kitshoff)


“Houve momentos em que eu pensava: eu deveria estar pulando desse penhasco? Meu corpo está dizendo que não! É claro, são coisas que dão medo... Mas, por outro lado, você também tem uma equipe incrível cuja principal função é a segurança. Quero dizer, onde você dedica mais tempo é na preparação, porque isso é o que define um bom trabalho. É passar por todos os estágios e estudá-los passo-a-passo para que, quando você fizer aquele último salto, você saiba que tudo vai dar certo e que vocês testaram tudo o que poderia dar errado...” – e completou, olhando para o próprio corpo e lembrando de todos os hematomas cobertos por maquiagem: “Mas, sim, minhas pernas ainda parecem as de uma criança de sete anos”.

Paralelamente ao trabalho como exploradora de sítios arqueológicos, Vikander também entrou para o time de atrizes (como Reese Witherspoon, Natalie Portman e Margot Robbie) que decidiram abrir produtoras próprias para financiar projetos onde mais mulheres estejam envolvidas, tanto à frente quanto atrás das câmeras.

Seu primeiro fruto, um road movie chamado “Euphoria”, tem direção e roteiro assinados por Lisa Langseth e três personagens femininas na linha de frente, vividas por Eva Green, Charlotte Rampling e a própria Vikander. “Eu amo cinema, e simplesmente não quero chegar no final do processo, apenas para os ensaios e as filmagens. Eu quero estar lá desde o início, desenvolvendo a ideia”. “Euphoria” ainda não tem data para chegar ao Brasil.

"Tomb Raider" com Alicia Vikander no papel de Lara Croft ganha primeiro trailer; assista!

Novo filme da franquia tem estreia prevista para março de 2018

Operação Red Sparrow: Francis e Jennifer Lawrence falam sobre feminismo, cenas de tortura e o desafio de lançar um filme

Thriller de espionagem chega aos cinemas nesta quinta, 1º de março

17 trailers que vão te deixar ansioso pelas próximas estreias do cinema

"O Retorno de Mary Poppins" e "Os Incríveis 2" estão entre os trailers mais empolgantes do ano

Atualizado em 8 Mar 2018.