Guia da Semana

Se você, assim como a redação do Guia da Semana, está louco para assistir a última parte da trilogia Hobbit, dirigida por Peter Jackson e baseada no livro de J. R.R. Tolkien, pode preparar a pipoca e o guaraná, porque esta matéria é para relembrar as duas partes anteriores e lhe provocar ainda mais ansiedade para ver a estreia da última parte, em 11 de dezembro nos cinemas.

Confira e prepare o coração, porque faltam pouco mais de 15 dias para o lançamento da última parte, nas telonas:

O Hobbit - Uma Jornada Inesperada

Uma Jornada Inesperada inicia-se com Bilbo Bolseiro já idoso escrevendo um livro sobre uma grande aventura que viveu quando era jovem. Nos primeiros minutos, o hobbit conta que há muito tempo o reino dos Anões, chamado Erebor, possuía grandes riquezas, era próspero e muito poderoso. Conta também que o dragão Smaug tinha grande fascínio por ouro e tomou tais terras, guardando-as por 60 anos.

Nesse momento, seu sobrinho Frodo Bolseiro aproxima-se e tenta saber o que o tio está fazendo. Bilbo fecha o livro e diz que ainda não está pronto, indo para o jardim. A história, então, retrocede sessenta anos...

Bilbo vive uma pacata vida no condado, como a maioria dos hobbits, e está fumando cachimbo em seu jardim quando é convidado pelo mago Gandalf para participar de uma grande aventura, mas a proposta é imediatamente recusada.

Na noite do mesmo dia sua campainha toca e o anão Dwalin, que estava em sua porta, entra de prontidão. A campainha toca mais uma vez e chegam sucessivos anões, seguidos por Gandalf e, por último, Thorin, Escudo de Carvalho – o líder e herdeiro de Erebor.

Durante um jantar todos conversam com Bilbo sobre a aventura, pedem sua ajuda e tentam convencê-lo de unir-se a eles para destruir Smaug e recuperar o reino perdido. Porém, o hobbit é resistente e não aceita a proposta, deixando que os guerreiros partam sem ele.

No outro dia, Bilbo acorda, vê sua vida tranquila e sem emoção e decide se juntar ao grupo, encontrando-os a tempo e partindo em viagem.

Na noite seguinte, os guerreiros encontram uma fazenda abandonada e os trolls Tom, Bert e William, que roubaram seus pôneis para o jantar. Após uma luta, Gandalf aparece deixando que os raios do sol os transformem em pedras.

Enquanto descansam na Grande Estrada do Leste, são atacados por Orcs e partem para Valfenda, de onde saem e logo são surpreendidos por gigantes de pedras, que os encurralam na Cidade dos Orcs.

Lá, Bilbo se perde do grupo e encontra o anel. Em seguida conhece Gollum, lamentando-se por ter perdido seu precioso. Gollum quer devorar o hobbit, que, esperto, propõe um jogo de adivinhações, vencendo pela pergunta “o que tenho no meu bolso?” que Gollum não consegue adivinhar.

Então Gollum se dá conta de que Bilbo estava com seu anel e o ataca, mas Bilbo tropeça e o anel cai em seu dedo deixando-o invisível. Ele, então, tira proveito deste fato e foge para fora da montanha, juntando-se novamente a seus companheiros anões e Gandalf.

O grupo encontra Azog, o Profano, e foge subindo em árvores. Thorin o enfrenta e acaba caindo desmaiado. Quando um orc se aproxima para matá-lo, o pacato e medroso bolseiro o defende e mata o orc, ganhando o respeito de Thorin. Gandalf pede ajuda às águias, que os levam para a Carrocha, de onde avistam a montanha solitária.

O Hobbit - A Desolação de Smaug

A parte 2, "A Desolação de Smaug" começa com um flashback da cidade de Bri, nas fronteiras do condado, 12 meses antes de "Uma Jornada Inesperada". Lá, no bar do Pônei Saltitante, Gandalf convence Thorin a ir atrás da pedra Arken, que está com o dragão Smaug, para recuperar seu reino.

12 meses depois, já em tempo atual, o grupo de guerreiros e Gandalf são caçados por orcs e, então, encontram Beorn em forma de urso. O mago leva os companheiros para procurar abrigo numa casa próxima, que parece pertencer a Beorn quando está em sua forma humana.

Lá, Beor empresta seus pôneis para que eles possam escapar e Gandalf se separa dele antes que entrem na Floresta das Trevas, orientando-os para que sigam o caminho da trilha e o esperem para entrar na Montanha Solitária.

Os guerreiros se perdem dentro da floresta e são capturados por aranhas gigantes, mas Bilbo consegue livrar os colegas de suas teias e, enquanto lutam com elas, são capturados e presos pelos elfos.

Invisível através do anel, Bilbo rouba as chaves e solta os companheiros, que fogem em barris de vinho pelo rio da floresta. No caminho são atacados por orcs liderados pelo filho de Azog, Bolg, que atinge Kili com uma flecha envenenada.

Mais adiante, ainda no rio, encontram o arqueiro Bard, que trabalha com barris. Os anões juntam suas moedas e pagam para que ele os atravesse pela Cidade do Lago, mas são descobertos enquanto tentam roubar algumas armas. Porém, Thorin faz um discurso para a população da cidade, prometendo voltar da Montanha com muitas riquezas e diz que compartilhará com todos.

As pessoas ficam eufóricas e animam-se com a promessa, dando aos guerreiros armas e munições para o combate. Thranduil descobre de um orc que ELE, Sauron, retornou, e decide fechar seu reino por segurança. Mas mesmo com o reino enclausurado, Tauriel sai para ajudar Kili e Legolas a segue.

Já na montanha, Bilbo descobre e decifra o enigma da última luz do dia de Durin, que ilumina e revela a fechadura, abrindo a porta secreta da Montanha Solitária. Thorin pede para que Bilbo entre na montanha e roube a pedra Arken, mas ele acorda Smaug.

Enquanto isso Gandalf entra de propósito na armadilha dos orcs em Dol Guldur e inicia uma luta contra o necromante, que vence e aprisiona o mago.

Tauriel e Legolas chegam quando os orcs atacam a Cidade do Lago e acabam se separando: ela fica para cuidar de Kili e ele persegue os orcs. O arqueiro Bard coloca a última flecha negra na balisa da cidade, para atingir smaug, mas é impedido pelo mestre da cidade, que o prende.

Na montanha, os anões fazem um plano e decidem entrar para ajudar Bilbo. Juntos, fazem com que Smaug entre na forja e a ascenda com seu fogo, tentando matá-lo afogado no ouro derretido. Entretanto, o dragão sobrevive e sai da montanha espalhando o ouro. Bilbo entra em pânico e promete vingar-se com fogo, morte e destruição.

Por Nathália Tourais

Atualizado em 24 Nov 2014.