Guia da Semana

Sete filmes chegam aos cinemas nesta quinta-feira, 25 de janeiro. Entre os maiores lançamentos, está a esperada sequência “Maze Runner – A Cura Mortal”, que encerra a trilogia iniciada em 2014 e estrelada por Dylan O’Brien.

O filme, atrasado em um ano devido a um grave acidente envolvendo o protagonista, aposta em cenas grandiosas de ação, mas também consegue desenvolver melhor alguns dos seus personagens e deixar seu contexto mais claro – distanciando-se dos livros na conclusão da história. No início do filme, vemos Thomas (O’Brien) e seus novos aliados arriscando-se no resgate de um dos seus companheiros, que foi capturado pela CRUEL com a ajuda de Teresa (Kaya Scodelario). Se não se apressarem, ele será cobaia de mais uma rodada de testes agressivos em busca da cura para a doença que está dizimando a humanidade.

Outra estreia desta quinta-feira é o drama “The Post – A Guerra Secreta”, dirigido por Steven Spielberg e protagonizado por Tom Hanks e Meryl Streep. O filme se inspira na história real do vazamento de documentos sigilosos sobre a Guerra do Vietnã, nos anos 70, para discutir liberdade de imprensa, transparência política e feminismo – já que a dona do jornal que dá nome ao filme é a primeira mulher num universo até então exclusivamente masculino.

Quem também merece destaque é o documentário “Visages, Villages”, de Agnès Varda. Feito em parceria com o muralista JR (muitos anos mais jovem), o filme acompanha a dupla numa viagem pelo interior da França fotografando pessoas e decorando muros e fachadas com seus retratos. Além de discutir o valor da imagem e da memória, o longa traz uma reflexão delicada sobre o envelhecimento e a amizade.

Confira todas as estreias desta quinta-feira, 25 de janeiro:

Maze Runner - A Cura Mortal

No último filme da saga, Thomas lidera um grupo de fugitivos em sua missão mais perigosa: para salvar seus amigos e encontrar a cura para uma doença conhecida como “fulgor”, eles precisam invadir uma cidade lendária, atravessando um labirinto ainda mais letal que os anteriores.

Visages, Villages

Agnès Varda, cuja visão cinematográfica singular, desde a década de 50, lhe rendeu um leal séquito de cinéfilos entusiastas em todo o mundo, e o icônico fotógrafo/muralista JR, que ostenta mais de um milhão de seguidores no Instagram, têm mais em comum do que se poderia imaginar. Os dois são apaixonados pelas imagens e de como elas são criadas, exibidas e compartilhadas. Agnès escolheu explorar sua paixão com cinema e documentário, JR com suas arrebatadoras instalações de fotografia ao ar livre. Quando JR, um fã de longa data, foi encontrar Agnès na casa dela na Rue Daguerre, ambos souberam imediatamente que queriam trabalhar juntos. VISAGES VILLAGES documenta a emocionante viagem deles pela França rural e a doce e improvável amizade que eles construíram ao longo do caminho.

The Post - A Guerra Secreta

Com direçao de Steven Spielberg, a produção destaca Mery Streep e Tom Hanks em parceria inédita. O filme retrata a história real da divulgação de documentos secretos dos Estados Unidos referente a Guerra do Vietnã. Na história, Katharine Graham (Meryl Streep) – primeira editora de um grande jornal americano, o The Washington Post -, se alia a Ben Dradlee (Tom Hanks) com o intuito de expor os segredos do governo mantidos a sete chaves por quatro presidentes e por mais de três décadas. Juntos, eles superarão as diferenças e arriscarão suas carreiras em prol da verdade.         

Artista do Desastre

Com Artista do Desastre, o diretor James Franco (“Último Desejo”, “O Som e a Fúria”) transforma a história real e tragicômica do aspirante a cineasta e infame pária de Hollywood, Tommy Wiseau – um artista cuja paixão era tão sincera quanto seus métodos eram questionáveis – em uma celebração da amizade, da expressão artística e de sonhos que se buscam contra as mais insuperáveis dificuldades. Baseado no livro best-seller de Greg Sestero, que conta todos os detalhes sobre os bastidores de um dos desastres mais geniais, clássico e cult - The Room (“O Melhor Pior Filme de Todos os Tempos”), Artista do Desastre é um hilário e oportuno lembrete de que há mais de uma maneira de se tornar uma lenda – e de que não há limites para o que você pode conquistar quando não tem a mínima ideia do que está fazendo.

Sem Fôlego

Ben e Rose são crianças de duas eras distintas que, secretamente, desejam vidas diferentes. Ben anseia pelo pai desconhecido, enquanto Rose sonha com uma atriz misteriosa. Quando Ben descobre uma pista e Rose lê uma manchete atraente no jornal, ambas as crianças partem em jornadas que se desenrolam com uma simetria fascinante.

Encolhi a Professora

Mudar de escola já é complicado quando somos crianças, imagina ter que se enturmar para fazer novos amigos e por acidente ainda transforma sua professora em uma pessoa de  17 centímetros? Isso acontece com um garoto chamado Felix, que tem o sonho de ser piloto de avião e junto com seus novos amigos, vão viver várias aventuras para salvar a escola de ser fechada e descobrir como trazer a pequena professora, a rabugenta Sra Schimit, de volta ao seu tamanho normal.

Peixonauta - O Filme

Quando o Doutor Jardim não retorna da cidade, Peixonauta, Marina e Zico partem para resgatá-lo. Mas quando chegam lá, algo muito estranho está acontecendo: todos na cidade sumiram! Para conseguir solucionar esse grande mistério, Peixonauta terá que contar com a ajuda de todos seus amigos e viver a sua maior aventura...pela primeira vez na cidade grande!

Atualizado em 29 Jan 2018.