Guia da Semana

Onze filmes chegam aos cinemas nesta quinta-feira, incluindo sete produções ou coproduções brasileiras. Entre os destaques, estão a comédia “Gosto se Discute”, o drama histórico “Vazante” e a comédia finlandesa “O Outro Lado da Esperança”.

Para fãs da youtuber, Kéfera Buchmann e Cássio Gabus Mendes unem forças no nacional “Gosto Se Discute”, sobre um chef de cozinha que perde o paladar às vésperas de uma avaliação importante. Já quem prefere uma polêmica pode conferir “Vazante”, de Daniela Thomas – filme que levantou discussões acaloradas no Festival de Brasília por conta de sua representação da escravidão no século XIX. O filme conta a história de um proprietário de terras que se casa com uma criança, e a deixa sozinha na fazenda com os criados.

Outra dica é o novo longa de Aki Kaurismäki, o vencedor do Urso de Prata no Festival de Berlim “O Outro Lado da Esperança”, exibido recentemente na Mostra de São Paulo. No filme, um refugiado sírio se alia a um jogador de pôquer e à equipe do seu restaurante formando um grupo de deslocados na Finlândia.

Conheça todos os filmes que estreiam nesta quinta, 9 de novembro:

Aqualoucos

Os Aqualoucos eram atletas palhaços em trajes de banho que faziam estripulias do alto do trampolim. Eram uma combinação, originalíssima, de saltadores e mergulhadores exímios com palhaços de circo. Famosos entre os anos 50 e 80, eles atraíam milhares de pessoas ao Clube Tietê aos finais de semana. Mas Aqualouco não era profissão nem fonte de renda, era parte da personalidade desses rapazes, que encontraram sua verdadeira vocação ao desafiar o perigo na frente de uma plateia lotada, sem receber nada em troca. 

O Outro Lado da Esperança

Khaled chega ao porto de Helsinque escondido em um contêiner de carvão, depois de fugir da guerra na Síria em busca de asilo na Finlândia. Frustrado com a administração monolítica que encontra no centro de detenção, ele logo foge para as ruas. Lá, encontra Wikström, um ex-vendedor de camisas que se separou da mulher alcóolatra para começar uma nova vida como dono de um restaurante. Juntos, eles ajudam um ao outro a enfrentar as dificuldades que surgem nesse desconhecido e desconcertante novo mundo. 

Olhando para as estrelas

"Olhando para as estrelas" acompanha duas bailarinas que fazem parte da única escola de ballet para cegos do mundo – a Associação de Ballet para Cegos Fernanda Bianchini, localizada em São Paulo. Geyza é a primeira bailarina da cia e professora de ballet, que está se preparando para se casar; e Thalia, uma de suas alunas adolescentes, que está lidando com todas as mudanças de sua idade.

Borg vs McEnroe

A obra apresenta a lendária partida entre os tenistas Björn Borg e  John McEnroe na final do torneio de  Wimbledon, em 1980. Aos 24 anos, Borg está perto do fim da carreira, cansado, desgastado e atormentado pela ansiedade. Enquanto isso, seu rival John McEnroe  (Shia LaBeouf), de 20 anos, está decidido a tomar o lugar no trono de Wimbledon de seu antigo herói.  

Invisível

Ely tem 17 anos e mora no bairro da Boca em Buenos Aires. Ela cursa o último ano do ensino médio e trabalha num pet shop para completar a renda familiar. Ao descobrir que está grávida do Raúl, dono do Pet Shop, seu mundo interno colapsa. Enquanto tenta manter sua rotina diária como se nada tivesse acontecido ela é tomada pelo medo e angústia. A sociedade que a pressiona e o estado de saúde frágil da sua mãe a isolam e a obrigam a amadurecer precocemente. Tomar a decisão que mudará sua vida para sempre lhe permitirá ter um novo começo.

No Intenso Agora

Feito a partir da descoberta de filmes caseiros rodados na China em 1966, durante a fase inicial e mais aguda da Revolução Cultural, No intenso agora trata da natureza efêmera dos momentos de grande intensidade. Às cenas da China somam-se imagens dos eventos de 1968 na França, na Tchecoslováquia e, em menor medida, no Brasil, a partir das quais, na tradição dos filmes-ensaio, tenta-se investigar como aqueles que tomaram parte naqueles acontecimentos seguiram adiante depois do arrefecimento das paixões. As imagens, todas elas de arquivo, revelam não só o estado de espírito das pessoas filmadas – alegria, encantamento, medo, decepção, desalento – como também a relação entre registro e circunstância política. O que se pode dizer de Paris, Praga, Rio de Janeiro e Pequim a partir das imagens daquele período? Por que cada uma dessas cidades produziu um tipo específico de registro?

Vazante

Minas Gerais. Século XIX. O fazendeiro Antonio (Adriano Carvalho) volta à casa, depois de uma longa viagem conduzindo uma tropa de escravos. Ao chegar, descobre que a mulher morreu em trabalho de parto. Isolado em uma fazenda improdutiva, ele negocia um novo casamento com a filha de Dona Ondina (Sandra Corveloni), a menina Beatriz (Luana Nastas), enquanto faz a escrava Feliciana (Jai Baptista) vítima da violência. Antonio volta às expedições para negociar escravos e gado. Sozinha na propriedade, Beatriz se aproxima das crianças escravas. Uma traição implode na família em uma espiral de violência, que é o anúncio dos ventos da mudança.

Um Perfil Para Dois

Pierre, viúvo e aposentado, não sai de casa há dois anos. Ele descobre as alegrias da internet graças a Alex, um jovem contratado por sua filha para lhe ensinar o básico da informática. Em um site de encontros, uma bela jovem, flora63, seduzida pelo romantismo de Pierre, lhe propõe um primeiro encontro. Apaixonado, Pierre revive. Mas em seu perfil, o viúvo colocou a foto de Alex e não a sua. Pierre tem, então, que convencer o jovem a encontrar Flora em seu lugar.

Uma verdade mais inconveniente

Uma década após Uma Verdade Inconveniente trazer a crise climática para o coração da cultura popular, a sequência do documentário mostra o quão perto estamos de uma verdadeira revolução energética. O ex-vice-presidente Al Gore continua sua incansável luta viajando pelo mundo para treinar um exército de líderes ambientais e influenciar a política climática internacional. Câmeras o seguem nos bastidores – em momentos privados e públicos; engraçados e comoventes - enquanto ele persegue a ideia inspiradora de que, embora as apostas nunca tenham sido elevadas, os perigos da mudança climática podem ser superados com engenhosidade humana e paixão.

Gosto se discute

Augusto (Cassio Gabus Mendes) é o famoso chef de um restaurante que já viveu dias de glória e agora precisa lidar com a decadência, enfrentando até a concorrência de um “food truck” recém-instalado do outro lado da rua. Para piorar, um banco, sócio do restaurante, envia uma auditora, Cristina (Kéfera Buchmann), que quer promover uma verdadeira revolução no local. Desafiado, o chef tem que provar que ainda está em forma, mas acaba perdendo o paladar justamente na hora que precisa criar o novo cardápio.

Para além da curva da estrada

Ao longo de 75 minutos, “Para Além da Curva da Estrada” desvenda a realidade das estradas brasileiras através do olhar de caminhoneiros. Histórias de amor pelas estradas, de dor e superação são apenas alguns dos relatos emocionantes de quem ama e vive essa profissão.  Um filme atual, que retrata a realidade social e cultural dos dias de hoje do nosso Brasil.

Atualizado em 11 Nov 2017.