Guia da Semana

Férias de janeiro pedem filmes infantis e, nesta quinta, para o alívio dos pais, mais uma opção chega aos cinemas: o adorável “O Touro Ferdinando”, produção da Blue Sky Studios dirigida pelo brasileiro Carlos Saldanha. O filme, baseado no livro infantil de mesmo nome, conta a história de um touro que é grande e forte e seria o animal perfeito para uma tourada, se não fosse pelo fato de que ele odeia violência, é gentil e apaixonado por flores.

Para os pais, o destaque fica por conta da biografia “O Destino de Uma Nação”, que mostra os desafios enfrentados pelo controverso Primeiro Ministro britânico Winston Churchill durante a Segunda Guerra Mundial, incluindo os eventos na praia de Dunquerque. Gary Oldman, irreconhecível, assume o papel principal, e Joe Wright, de “Peter Pan” e “Anna Karenina”, assina a direção.

Também estreia nesta semana o drama de ação “O Estrangeiro”, com Jackie Chan e Pierce Brosnan. Chan interpreta um homem que perde a filha num ataque terrorista, e decide usar certas habilidades que aprendeu no passado para pressionar as autoridades a encontrarem o culpado.

Ao todo, sete filmes entram em cartaz nesta quinta. Confira:

O Touro Ferdinando

O Touro Ferdinando conta a história de um touro gigante com um grande coração. Depois de ser confundido com um animal perigoso, ele é capturado e arrancado de sua casa. Determinado a voltar para sua família, ele se une a uma equipe desajustada na aventura final. Situado na Espanha, Ferdinando prova que você não pode julgar ninguém pela sua aparência.

O Destino de Uma Nação

Gary Oldman dá vida ao Primeiro-Ministro da Grã-Bretanha Winston Churchill no drama “O Destino de uma Nação”.  O longa retrata um dos mais turbulentos momentos da história. Ao ver as Forças Nazistas perrcorrendo toda a Europa Ocidental, uma ameaça de invasão eminente a uma população despreparada, um rei cético e um partido que conspira contra seu líder, Churchill estará dividido entre negociar um tratado de paz com a Alemanha Nazista e firmar a luta pelos ideais em prol da liberdade de uma nação.

O Estrangeiro

Baseado no livro "The Chinaman", de Stephen Leather, e com roteiro escrito por David Marconi, “O Estrangeiro” conta a história de Quan (Jackie Chan), um pai e homem de negócios londrino que perde sua filha em um atentado terrorista. Como a polícia não consegue encontrar os culpados, ele decide procurar os responsáveis e fazer justiça com as próprias mãos.

O Motorista de Táxi

Um taxista de Seul é contratado por um jornalista estrangeiro para levá-lo até a cidade de Gwangju. Ao chegar lá, eles se deparam com o lugar tomado pelo governo militar e com os cidadãos, liderados por um grupo de estudantes, reivindicando liberdade. O que começa com uma simples corrida de táxi se torna uma luta pela sobrevivência em meio à Revolta de Gwangju, evento real que aconteceu na Coreia do Sul em maio de 1980.

Lou

No fim do século XIX a escritora e psicanalista Lou Andreas Salomé vive de forma livre e contestadora. Suas ideias e atitudes seduzem as mentes mais brilhantes da sua época, como os filósofos Paul Rée e Friedrich Nietzsche, o psicanalista Sigmund Freud, o poeta Rainer Maria Rilke, além do jovem filólogo Ernst Pfeiffer. Auxiliando Lou nos registros das suas memórias, ele também acaba se apaixonando por ela.

O Pacto de Adriana

Quando era criança tinha um grande exemplo minha tia Adriana. Em 2007 ela foi detida e eu descobri que trabalhava para a DINA em sua juventude, a policia secreta da ditadura de Pinochet. Um tempo depois, já na democracia, fugiu do pais enquanto respondia a um processo judicial pelo assassinato de um importante dirigente comunista. Hoje minha tia vive um pesadelo. Na Austrália, residentes chilenos pedem a sua extradição e protestam contra ela frequentemente. O caso estourou na imprensa. Não me dei conta como estava envolvida com seu terrível passado e agora sou parte de seu delirante presente. Eu tive acesso privilegiado as vitimas da ditadura e estou disposta a ir as últimas conseqüências para conhecer a verdade e saber quem era realmente minha tia Adriana.

Sailing Band

Um documentarista brasileiro passou meses planejando a captação da turnê da banda de seus amigos pelo Caribe. A ideia era fazer um documentário sobre a viagem e a experiência para cada um. Chegando lá, eles só esqueceram de um pequeno detalhe: alugar o barco. Sem ter um meio de locomoção entre as ilhas, a banda cancelou a turnê antes mesmo de iniciá-la, mas Denis não desistiu de seu filme. Focado nos curiosos membros dessa banda que tinha tudo para dar errado, Sailing Band retrata com espontaneidade e irreverência a jornada de amadurecimento desses rapazes, ainda que eles não tenham saído do mesmo lugar.

Atualizado em 12 Jan 2018.