Guia da Semana

Nove filmes chegam aos cinemas nesta quinta-feira, marcando o início de um mês de março que promete ser bem agitado para os cinéfilos. “Operação Red Sparrow”, com Jennifer Lawrence, é a maior estreia, mas o público brasileiro, sempre apaixonado pelo terror, deve se interessar também pelo sobrenatural “A Maldição da Casa Winchester”, com Helen Mirren.

O primeiro conta a história de uma jovem russa que, após sofrer um acidente e perder sua vaga no balé de Bolshoi, é recrutada para treinar como espiã, numa divisão especializada em seduzir e manipular. Sua primeira missão é ganhar a confiança de um agente americano (Joel Edgerton), ao mesmo tempo em que prova seu valor para o governo russo. Jennifer Lawrence e o diretor, Francis Lawrence, conversaram com o Guia da Semana sobre o filme em entrevista que você lê aqui.

“A Maldição da Casa Winchester”, por outro lado, se inspira na lenda da “casa mais assombrada do mundo”, que existe nas redondezas de São Francisco. No filme, a excêntrica herdeira de uma família que construiu sua fortuna vendendo armas de fogo se torna obcecada por erguer uma mansão imensa, na esperança de abrigar as centenas de fantasmas das pessoas mortas pelos rifles Winchester.

Outro terror que promete assustar o público brasileiro é “Motorrad”, um slasher moderno sobre um grupo de amigos que parte numa viagem de moto pela Serra da Canastra, só para se tornar alvo de uma gangue de motoqueiros sanguinários. A produção é nacional e o visual explora referências dos quadrinhos, já que os personagens foram criados pelo quadrinista Danilo Beyruth.

Para quem procura mais realismo, o destaque vai para “Projeto Flórida”, filme indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante (para Willem Dafoe). O longa dirigido por Sean Baker (o mesmo de “Tangerine”) mostra a rotina de três crianças que vivem num hotel à beira da estrada em Orlando, onde a aura de fantasia compete com a dura realidade de seus moradores mal educados, furiosos e desiludidos.

Conheça todas as estreias da semana:

Operação Red Sparrow

Na Rússia governada por Vladimir Putin, Dominika Egorova, luta para sobreviver na era pós-soviética como membro da inteligência russa. Ordenada contra sua vontade a se tornar uma Sparrow, ou seja, uma sedutora treinada, ela precisa lidar com o jovem agente da CIA Nathaniel Nash. Os dois acabam desenvolvendo uma paixão proibida que ameaça não só suas vidas, mas também a de outras pessoas. Baseado no livro "Roleta Russa", de Jason Matthews.

A Maldição da Casa Winchester

Inspirado em uma história real. Construída durante décadas de forma incessante por Sarah Winchester, herdeira da fortuna dos Winchester, a casa não conhece seu fim. Para um estranho, parece um monumento monstruoso que reflete a loucura de uma mulher perturbada. Mas Sarah não está construindo para si, mas sim para sua sobrinha (Sarah Snook) ou para o brilhante Dr. Eric Price. Ela está construindo uma prisão, um asilo para centenas de fantasmas vingativos, e os mais aterrorizantes deles têm o intuito de se estabelecer com os Winchesters.

Motorrad

O jovem Hugo está determinado a ser parte da turma de motocross do irmão mais velho. Ele rouba peças para sua moto e alcança o grupo numa cachoeira remota. Cheios de adrenalina, eles sobem a serra por uma trilha que é interrompida por um antigo muro. Hugo se dá conta que eles podem desmontar o muro, pedra por pedra, e abre uma passagem que os leva a um encontro inesperado com a dona do ferro-velho de onde Hugo roubou as peças. Ela os convida para fazer uma trilha ainda mais eletrizante. Nessa trilha, a diversão fica para trás e eles passam a ser caçados por um grupo de motoqueiros sádicos e sobrenaturais.

Projeto Flórida

Halley e sua filha Moonee, de seis anos, vivem em um motel barato à beira de uma rodovia na cidade de Orlando. Enquanto a mãe vive entre um trabalho mal pago e uma vida caótica, Moonee e suas amigas do motel ao lado passam os dias explorando prédios abandonados, tomando sorvete e pregando peças nos funcionários do motel – tendo como alvo especial o sempre paciente Bobby. Quando a vida lhes dá mais uma rasteira, o amor incondicional de Moonee por sua mãe irá definir seu futuro incerto. Do mesmo diretor de Tangerina, com Willem Dafoe. Exibido na Quinzena dos Realizadores de Cannes 2017.

Cartas para um ladrão de livros

Laéssio Rodrigues de Oliveira é considerado pelas autoridades o maior ladrão de livros raros do Brasil. Não é uma trajetória comum a do jovem balconista de padaria, obcecado por papéis antigos, que passa a frequentar altas rodas de colecionadores de arte e, depois, os cadernos policiais. Mas a decisão de contar essa história gera dilemas para os quais nem Laéssio nem o próprio documentário estavam preparados. Ainda que por caminhos tortos, Laéssio evidencia a necessidade de o Brasil cuidar de sua própria história.

Duda e os Gnomos

Duda e sua mãe estão de mudança para a antiga casa da tia Silvia. A casa tem muitos gnomos e eles estranhamente parecem estar mudando de lugar todo tempo. Duda percebe que coisas ainda mais esquisitas estão acontecendo na casa e que na verdade elas podem não estar sozinhas. Logo Duda descobre que os gnomos podem ganhar vida e uma grande amizade surgirá entre eles com o propósitos de proteger a casa.

O filho uruguaio

É no Uruguai que Sylvie finalmente encontra a pista sobre o paradeiro de seu filho, sequestrado há quatro anos pelo ex marido. Com a ajuda preciosa de Mehdi, ela vai recuperá-lo, mas ao chegar lá, nada acontece como previsto, já que a criança, criada por sua avó e sua tia, parece feliz e radiante.

Todas as razões para esquecer

Após terminar sua relação de longa data, Antônio não duvida que rapidamente vai esquecer Sofia. Mas nada é tão simples quanto parece. E percebendo a impossibilidade de controlar os próprios sentimentos, ele passa a boicotá-los, usando todo tipo de medidas paliativas contemporâneas para se libertar da lembrança da ex: psicanálise cognitiva, remédios tarja-preta, Tinder, entre outras. Assim, Antônio vai passar por várias situações tragicômicas.

Piripkura

Dois índios nômades do povo Piripkura so­brevivem cerca­­dos por fazendas e madeirei­ros numa área ainda protegida no meio da Floresta Amazônica. Jair Candor, servidor da FUNAI, acompanha os dois índios desde 1989. Ele realiza expedições periódicas, muitas delas acompanhado por Rita, a terceira sobrevivente Piripkura, monitorando vestígios que comprovem a presença deles na floresta, a fim de impedir a invasão da área. Packyî e Tamandua vivem com um facão, um machado cego e uma tocha. Este filme aborda as consequências de uma tragédia e revela força, resiliência e autonomia.

Atualizado em 1 Mar 2018.