Guia da Semana

Nesta quinta-feira, chegam aos cinemas sete filmes inéditos no circuito brasileiro. “Rampage – Destruição total” é o maior deles, mas há opções para todos os gostos, de dramas com debates éticos até romances com um pé na literatura.

Em “Rampage”, Dwayne “The Rock” Johnson vive um primatologista que tem um vínculo forte com um gorila, cuidado por ele desde o nascimento. Porém, um experimento faz com que o animal cresça incontrolavelmente, e logo se percebe que outros animais também foram afetados pela anomalia. Agora, cabe ao especialista impedir um desastre e salvar essas criaturas.

No campo do cinema nacional, o destaque fica por conta do drama “Aos Seus Olhos”, estrelado por Daniel de Oliveira. O ator interpreta um professor de natação que é acusado por um de seus alunos de tê-lo molestado. O caso logo ganha proporções enormes e o julgamento começa antes mesmo que os fatos sejam apurados.

Outro filme que também trabalha com punições precipitadas e julgamentos morais é o sul-coreano “O Dia Depois”, de Hong Sang-Soo. O drama acompanha uma jovem que, em seu primeiro dia de trabalho, é confundida pela esposa de seu chefe com a amante dele, que era a antiga funcionária. Conversas sobre relacionamentos e preconceitos se desenrolam calorosamente a partir daí.

Já para quem gosta de livros, dois longas chamam a atenção pelo tema em comum: a coprodução brasileira “Severina” e o francês “Baseado em Fatos Reais”. No primeiro, o dono de uma livraria é atormentado pelas idas e vindas de uma ladra de livros, que logo se torna sua musa inspiradora. No outro, uma escritora que acabou de lançar um livro de sucesso contando uma história extremamente pessoal é abordada por uma fã, que se oferece para ajudá-la a organizar sua vida e se concentrar na próxima obra. As coisas, é claro, começam a sair do controle e realidade e ficção se misturam rapidamente.

Por fim, também chegam aos cinemas a ficção científica japonesa “Antes que tudo desapareça”, de Kiyoshi Kurosawa, e o drama chileno-argentino “A Noiva do Deserto”. O primeiro explora o clichê da possessão de corpos por invasores alienígenas, mas parte dessa premissa para discutir o que nos faz humanos. Já o segundo acompanha uma mulher que perde o emprego e recomeça sua vida num lugar desconhecido, ajudando num casamento.

Quer saber mais? Confira todas as estreias de cinema desta quinta-feira, 12 de abril:

Rampage - Destruição Total

O primatologista Davis Okoye é um homem solitário que tem uma amizade inabalável com George, um gorila extremamente inteligente que está sob os seus cuidados desde o seu nascimento. Porém, quando um experimento genético não autorizado dá errado, este primata gentil é transformado em uma criatura feroz e de tamanho descomunal. Para piorar as coisas, descobre-se que há outros animais que sofreram mutações similares.

À medida que estes superpredadores atravessam os Estados Unidos, destruindo tudo em seu caminho, Okoye se une a uma geneticista desacreditada para desenvolver um antídoto, abrindo caminho em um campo de batalha em constante mutação, não só para impedir uma catástrofe mundial, mas também para salvar a temida criatura que já foi seu amigo.

Aos teus olhos

Rubens é um professor de natação infantil acusado pelos pais de um aluno de beijar o filho deles na boca no vestiário do clube. Quando a acusação viraliza nas redes sociais e nos grupos de mensagens da escola, começa um julgamento precipitado sobre as ações e intenções de Rubens.

Baseado em fatos reais

Delphine é a autora de um romance altamente pessoal dedicado a sua mãe que se tornou um best-seller. Esgotada em função das inúmeras cobranças e frustrada por suas memórias, Delphine é atormentada por cartas anônimas que a acusam de ter jogado sua família para os leões. A romancista está em uma rotina, paralisada com a ideia de ter que começar a escrever novamente. Seu caminho então cruza o de Elle. A jovem é encantadora, inteligente e intuitiva. Ela entende Delphine melhor do que qualquer um. Delphine gosta de Elle, confia nela, abre-se. Até onde ela irá depois de se mudar para o apartamento da escritora? Ela veio preencher um vazio ou criar um novo? Dar um novo impulso ou roubar sua vida?

O Dia Depois

É o primeiro dia de Areum em uma pequena editora. Bongwan, seu chefe, terminou há pouco tempo o relacionamento que mantinha com a funcionária que trabalhava ali anteriormente. Ainda nesse mesmo dia, Bongwan, que é casado, sai de casa na manhã escura e parte para o trabalho. Sua esposa encontra um bilhete de amor, explode em fúria no escritório e acaba confundindo Areum com a mulher que ele deixou.

Severina

A vida de um livreiro, melancólico e aspirante a escritor, é abalada por uma enigmática mulher que rouba em sua livraria. Logo ele se enreda no mistério de um amor delirante e obsessivo. Este filme é uma sondagem do efeito alienante do amor e do poder libertador do perdão. Baseado na obra de Rodrigo Rey Rosa. Seleção Oficial do Festival de Locarno 2017.

A noiva do deserto

Teresa é uma senhora que, ao longo de 20 anos, trabalhou sempre na mesma casa, como empregada doméstica. Quando a família decide vender a casa, ela perde o emprego. Chamada para ajudar na preparação de um casamento em uma cidade do interior, ela inicia viagem mas, no caminho, esquece a bolsa dentro do trailer de Gringo, um vendedor ambulante.

Antes que tudo desapareça

Três alienígenas viajam para a Terra em uma missão de reconhecimento para preparar uma invasão em massa. Tendo tomado posse de corpos humanos, os visitantes roubam de seus hóspedes a essência do seu ser, o senso do bem e do mal, de propriedade, família e pertencimento. A essência psicológica e espiritual de toda a humanidade está em jogo.

Atualizado em 12 Abr 2018.