Guia da Semana

Dez estreias chegam aos cinemas nesta quinta-feira, 14 de dezembro, para embalar o início das férias escolares e preparar o terreno para as festividades de fim de ano. A maior delas, sem dúvida, é “Star Wars: Os Últimos Jedi” - oitavo episódio da saga criada em 1977 por George Lucas e trazida de volta das cinzas em 2015, pelos estúdios Walt Disney.

O filme começa exatamente onde terminou “O Despertar da Força”, com Rey (Daisy Ridley) confrontando Luke Skywalker (Mark Hamill) numa ilha isolada e alheia à guerra, que está dizimando a Aliança Rebelde liderada por Leia Organa (Carrie Fischer, em seu último papel). A nova aventura se concentra no desenvolvimento dos poderes de Rey e na construção dos traumas que fizeram do vilão Kylo Ren (Adam Driver) o jovem perturbado que ele se tornou, preparando assim o terreno para um desfecho que veremos apenas em 2019.

Além de “Star Wars”, também estreia nesta quinta um filme sobre super-heróis, mas não exatamente. “Professor Marston e as Mulheres-Maravilhas” é a história real do homem que criou a heroína mais famosa dos quadrinhos – um professor de psicologia que viveu uma relação poliamorosa com duas mulheres e que teve sua vida transformada e guiada por elas. Luke Evans interpreta o protagonista do título, mas são Rebecca Hall e Bella Heathcote que conduzem a história, dando vida a duas mulheres opostas e igualmente brilhantes. O filme é dirigido por Angela Robinson e aborda, ainda, temas como o sadomasoquismo e a invenção do Detector de Mentiras (aparelho criado pelos Marston), além da reação conservadora na época contra a publicação dos quadrinhos.

É nessa mesma linha que caminha o suíço “Mulheres Divinas”, que também estreia nesta semana. Exibido na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o filme gira em torno de uma dona-de-casa que, nos anos 70, decide chacoalhar a rotina em sua cidadezinha e erguer uma campanha em defesa do voto feminino.

Confira todos os filmes que chegam aos cinemas nesta quinta-feira:

Star Wars: Os Últimos Jedi

Depois de dar seus primeiros passos rumo a um universo muito maior, Rey continua sua jornada, agora tentando trazer Luke Skywalker de volta à guerra contra o lado negro da Força.

Professor Marston e as Mulheres-Maravilhas

A história real do psicólogo que, além de inventar o detector de mentiras em Harvard, também criou a personagem Mulher-Maravilha nos quadrinhos, inspirado em sua própria relação poliamorosa com duas mulheres fortes e feministas.

Mulheres Divinas

Suíça, 1971. A jovem dona de casa Nora (Marie Leuenberger) vive com seu marido e seus dois filhos numa pequena aldeia. Até então sua vida era tranquila e não tinha sido afetada com as grandes revoltas sociais e o movimento de 1968, mas, é aí que Nora começa a fazer campanha pelo direito de voto das mulheres.

Tudo é Projeto

Documentário sobre vida e obra de Paulo Mendes da Rocha, o arquiteto brasileiro mais renomado da atualidade. Por meio de uma série de entrevistas reveladoras para sua filha, Joana, ao longo de dez anos, ele conta sua história, em que expõe suas reflexões sobre urbanismo, natureza, humanidade, arte e técnica que lhe renderam o prêmio Pritzker, considerado o Nobel da arquitetura. Em um constante diálogo entre entrevistado/pai e entrevistadora/filha, Joana é o fio condutor do filme. Mas, como em todas as relações pessoais, principalmente entre pais e filhos, o fio que conduz é também o que é conduzido. 

Jesus - A Esperança

O filme relata a história de Jesus Cristo, narrada pela perspectiva bíblica, baseada nos quatro evangelhos sinóticos, retratando sua vida pública, os milagres, a conspiração em torno de sua existência, sua morte e ressurreição.

Coragem! - As muitas vidas de Dom Paulo Evaristo Arns

Documentário sobre Dom Paulo Evaristo Arns, cardeal brasileiro que defendeu os Direitos Humanos, enfrentando o regime militar e construindo os centros comunitários na periferia para que a população de baixa renda de São Paulo se reunisse para que se organizasse e reivindicasse por seus direitos.

Lumière! A aventura começa

Em 1895, Louis e Auguste Lumière inventaram a cinematografia e capturaram os primeiros filmes na história das imagens em movimento. Com a descoberta da mise-en-scène, tracking shots, e inclusive, efeitos especiais, eles inventaram a arte do cinema em si. Thierry Frémaux, o diretor do Festival de Cannes, reuniu 114 obras dentre os 1.400 filmes dos irmãos Lumière, e restauraram em 4K, montando um filme único que celebra o legado de dois artistas revolucionários.

O poder e o impossível

Eric (Josh Hartnett) é um jovem rebelde à procura de respostas. Durante um fim de semana ele resolve se hospedar em uma estação de esqui. Tudo que quer é a tranquilidade da natureza e praticar seu esporte favorito. Depois de algum tempo explorando a área ele é pego inesperadamente por uma gigantesca tempestade de neve. Perdido e sem conseguir contato com ninguém, somente algo extraordinário poderá salvá-lo. Baseado em uma história real e no livro de grande sucesso.

Cora Coralina - Todas as vidas

O documentário mistura ficção e realidade para narrar, com a força da poesia de Cora, aspectos pouco conhecidos da vida de Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, a Cora Coralina, uma das maiores escritoras brasileiras de todos os tempos. Em emocionantes 75 minutos, o filme revela a trajetória de Cora Coralina dos anos de infância até se casar e sair de Goiás; do largo tempo de 45 anos vividos em diferentes cidades no estado de São Paulo; e de seu retorno à Cidade de Goiás, quando se revelou ao Brasil com a força de sua poesia.

Silêncio no Estúdio

O longa mostra a história da escritora e poeta Edna Savaget, que viveu mais de 30 anos nos estúdios da televisão carioca fazendo história e amigos. Foi precursora dos primeiros programas femininos da TV brasileira.

Atualizado em 17 Dez 2017.