Guia da Semana

Aos 60 anos, o ator Daniel Day Lewis prometeu a si mesmo que não irá mais atuar. Em meados de 2017, ele divulgou um comunicado informando à imprensa e aos seus fãs que não trabalharia mais como ator e que “Trama Fantasma”, de Paul Thomas Anderson, seria seu último filme. Se ele manterá sua resolução, é difícil dizer, mas o fato é que o derradeiro longa chega aos cinemas nesta quinta-feira e é um dos destaques entre as estreias da semana.

“Trama Fantasma” concorre a 6 Oscars, incluindo Melhor Filme e Melhor Ator, para Day Lewis. A história gira em torno de um estilista arrogante e obcecado por seu trabalho, que conhece uma nova musa num restaurante onde costuma tomar seu café da manhã. Quando ela aceita morar com ele, o artista percebe que essa não é uma mulher submissa como foram as outras, e a relação entre os dois vai se tornando cada vez mais tensa.

Também estreia nesta quinta-feira a comédia dramática “Pequena Grande Vida”, que parte de uma premissa no mínimo curiosa: e se a solução para problemas como o aquecimento global, o lixo e a produção de energia pudessem ser solucionados com o encolhimento radical dos seres humanos? Num futuro próximo, essa tecnologia se torna possível e, após passar por problemas financeiros e testemunhar o sucesso de um colega que encolheu, Paul Safranek decide que essa é a melhor decisão para sua vida. Porém, ele não imaginava que a vida em miniatura poderia ter problemas tão semelhantes aos da vida em tamanho real. O filme tem no elenco Matt Damon, Kristen Wiig e Christoph Waltz.

Para quem procura uma história mais realista, a dica é o drama “A Grande Jogada”, que marca a estreia do roteirista Aaron Sorkin (“A Rede Social”) na direção. Estrelado por Jessica Chastain e Idris Elba, o filme mostra a história real da esquiadora que, após um acidente grave, reconstruiu sua vida organizando jogos de pôquer ultra-exclusivos, até se tornar alvo do FBI e da máfia russa.

Confira todas as estreias desta quinta-feira, 22 de fevereiro, nos cinemas:

Trama Fantasma

“Trama Fantasma” é ambientada na Londres dos anos 1950, a produção resgata o glamour e a alta costura da época. Daniel Day-Lewis dá vida à Reynolds Woodcock, um estilista confiante e focado que tira inspiração das mulheres que, constantemente, entram e saem de sua vida. Acostumado a vestir a realeza, estrelas de cinema, socialites e damas, Woodcock vê sua trama perder o rumo quando se envolve com Alma (Vicky Krieps), uma jovem forte que logo se torna um acessório necessário para sua vida e carreira, como musa e amante.

Pequena Grande Vida

Pequena Grande Vida imagina o que acontece, como uma solução para a superpopulação, quando cientistas noruegueses descobrem como encolher os humanos para 13 cm de altura e propõem uma transição global ao longo de 200 anos do grande para o pequeno. As pessoas logo percebem o quanto o dinheiro dura mais em um mundo miniaturizado e, com a promessa de uma vida melhor, o homem comum Paul Safranek (Matt Damon) e sua esposa Audrey (Kristen Wiig) decidem abandonar suas vidas estressadas em Omaha, Estados Unidos, para se tornarem pequenos e se mudarem para uma nova comunidade em miniatura – uma escolha que dá início a aventuras que mudam suas vidas.

A Grande Jogada

A produção é baseada no livro de memórias de Molly Bloom, uma ex-esquiadora que ficou conhecida como a "Princesa do Pôquer". Além de mostrar os bastidores dos jogos que tinham a participação de estrelas de Hollywood e milionários de Wall Street, o filme mostra o momento em que Molly começou a ser investigada pelo FBI, acusada de organizar eventos ilegais e de envolvimento com a máfia russa.

Paulistas

Paulistas e Soledade são duas regiões rurais localizadas no sul de Goiás. No começo da década de noventa o êxodo rural foi intensificado com a expansão da monocultura agrícola e a exploração dos recursos hídricos. Desde 2014, não existem mais jovens morando na região. Estamos em julho, mês de férias. Época em que os filhos visitam a casa dos pais.

Minha Amiga do Parque

São dias difíceis para Liz, mãe de primeira viagem de Nicanor e esposa de Gustavo, de viagem filmando no Chile. Liz parece perdida e sozinha e passeia todos os dias no parque ao lado de sua casa. Lá conhece um grupo de mães e pais e faz amizade com Rosa, suposta mãe de Clarissa e irmã da instável Renata. Nessa intensa amizade, ambas criam uma cumplicidade especial, na qual as novas amigas dividem confissões, tarefas domésticas, o cuidado de seus filhos e pouco a pouco o mais preocupante: muita desconfiança.

Atualizado em 22 Fev 2018.