Guia da Semana

A rotina dos cinéfilos brasileiros está prestes a mudar. Se, hoje, todas as estreias acontecem religiosamente às sextas-feiras, com exceção de pré-estreias, a partir de março todos os filmes serão lançados às quintas-feiras.

+ Rede de Livrarias oferece desconto por ingressos de cinema
+ Conheça o projeto Cine Materna
+ Confira as estreias da semana nos cinemas

A informação é da Feneec (Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas), que afirma que a mudança ajudará a impulsionar estreias nacionais e pequenas estreias internacionais, que terão um dia a mais para serem vistos e divulgados informalmente, de fã para fã.

"Desde o advento das redes sociais, o relacionamento dos cinemas com seu espectador está muito mais estreito. Percebemos que havia uma demanda por programação às quintas-feiras, causada pela mudança de hábito dos brasileiros", explica Paulo Lui, presidente da Feneec. Segundo ele, a vida cultural já vinha se agitando durante a semana, exceto nos cinemas - que acabavam vazios às quintas.

A iniciativa segue o padrão de outros países, na América do Sul e também Alemanha, Rússia e Austrália – nos EUA o calendário ainda começa às sextas. A mudança começa a valer a partir de 13 de março.

Por Juliana Varella

Atualizado em 24 Fev 2014.