Guia da Semana

Estrela de cinema

Saiba o caminho que um ator novato deve percorrer para alcançar o tão sonhado papel em um filme.

Foto: Getty Images


Não é fácil para um ator iniciante conseguir um papel em um longa metragem. Depois de fazer cursos de interpretação, montar um bom portfólio e escolher uma agência séria, é preciso encarar os inúmeros e concorridíssimos testes de elenco. Mas, quais seriam os fatores determinantes para que um ator seja escolhido em detrimento de outros tantos que participaram da seleção?

Os testes de elenco variam de acordo com o roteiro e tipo de personagem. No caso de papéis que exijam habilidades específicas, como o de Cazuza, é imprescindível que o ator saiba cantar, tenha ritmo, presença de palco, carisma, além de ter traços físicos semelhantes aos do personagem. Assim como para interpretar Garrincha, o ator necessariamente precisa saber ou aprender a executar os diversos passes e dribles do futebol perfeitamente, para não ser necessário o uso de um dublê.

Há filmes em que o diretor já convida determinada atriz ou ator por sua adequação ao papel e por já conhecer seu potencial dramático. Em outros casos, o próprio roteirista sugere nomes ou o cineasta pede indicações ao diretor de elenco, que faz uma lista de atores com idade, biotipo e personalidade compatíveis aos do personagem. "Alguns cineastas apostam em talentos do teatro, mas a grande maioria seleciona atores da televisão, já que eles têm mais familiaridade com as câmeras", afirma a professora de interpretação para cinema e TV da Globe-SP Nora Prado, que realizou, em parceria com Fátima Toledo, o processo de seleção, escolha e treinamento dos atores mirins de Central do Brasil, de Walter Salles.

Independentemente da forma com que os atores são convocados, normalmente o teste, aplicado pelo assistente e diretor de elenco, consiste na leitura de uma parte específica do roteiro ou de uma improvisação a partir de uma cena que revele as características do personagem. Eles são gravados e mostrados posteriormente para o diretor. Se houverem dúvidas entre dois ou mais atores para o mesmo papel, são realizados outros testes até a decisão final. Este processo pode durar de uma semana a alguns meses, como foi o caso da seleção de Vinícius de Oliveira para viver Josué, em Central do Brasil.

Foto: Site oficial


"Um longa tem duas horas, então os protagonistas devem nos interessar do princípio ao fim e ainda nos fazerem sentir saudades de sua presença depois que o filme acabou. Eles são a alma do filme". Segundo Nora, o potencial de um ator se identifica pela ausência de esforço na interpretação durante o teste, naturalidade em agir e reagir, espontaneidade, fluência, facilidade com que se expressa, propriedade com que vive e respira em cena e, sobretudo, na ação e no silêncio, já que eles são preenchidos pela ação interior, pelos sentimentos e pensamentos.

Mas não se iluda. Além de ser uma profissão muito concorrida, ser ator de cinema não é garantia de receber um salário alto, como muitos imaginam. Dependendo do orçamento do filme, os atores recebem cachês simbólicos ou nem são pagos. De acordo com o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado de São Paulo (Sated), o piso salarial para atores é de R$ 2.734,53 mensais, sendo que este valor dificilmente é respeitado. "Tudo depende do sistema de produção e ainda não temos de fato uma tabela que honre fielmente a diária de um ator de cinema", afirma Nora.

Além de paciência, persistência e muito esforço, Nora sugere alguns passos para atores iniciantes conseguirem os primeiros papéis. Confira!

- Atue em peças de teatro
- Estude, leia e assista muitos filmes, peças e novelas
- Mantenha-se bem informado e seja curioso
- Tenha fotos de divulgação e um vídeo book (de no máximo cinco minutos) com trechos de comerciais em que atua e alguma cena curta interpretando um texto ficcional com o qual se identifique
- Marque reuniões com produtores e diretores de elenco de agências de publicidade e emissoras de televisão para divulgar seu trabalho

Atualizado em 10 Abr 2012.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Entrevista: Dylan O’Brien fala sobre seu primeiro papel nos cinemas após acidente em 2016

“O Assassino: O Primeiro Alvo” chega aos cinemas nesta quinta, 21 de setembro

"All I See is You", drama com Blake Lively, ganha primeiro trailer; assista!

Longa estreia dia 27 de outubro nos EUA

Bilheterias da semana: "It - A Coisa" mantém liderança enquanto "Mãe!" fracassa nos EUA

Filme pode se tornar a maior bilheteria da história no gênero de horror

"Bingo - O Rei das Manhãs" é escolhido para representar o Brasil no Oscar 2018

Filme de Daniel Rezende se inspira na história real de um dos atores que interpretou o palhaço Bozo no Brasil

Reserva Cultural exibe filmes franceses sobre a Melhor Idade com café da manhã e preços baixos

Programação marca o último ciclo do ano do Cinéclub, projeto que acontece sempre no último domingo do mês

Estreias da semana: “Feito na América”, “As Duas Irenes” e mais 7 filmes

Novo horror ambientado na famosa casa de Amityville também é destaque