Guia da Semana

A terceira edição do The Union - evento criado pelas escolas de artes digitais Gnomon (norte-americana) e Saga (brasileita) - começou neste sábado em São Paulo, no WTC Golden Hall, reunindo profissionais internacionais especializados em efeitos especiais e design de personagens no cinema e nos games.

+ Fique por dentro das notícias de cinema
+ Conheça os bastidores das cenas clássicas do cinema

Quem passava pelo local por volta das 9h poderia estranhar a concentração de jovens de 20 a 30 anos, vestindo bermudas informais e camisetas com referências de jogos ou quadrinhos (na maioria homens) - bem diferentes dos tradicionais engravatados que circulam pelas proximidades da Av. Luís Carlos Berrini de segunda a sexta-feira.

Naquele evento, nem o palco escaparia do look descontraído dessa nova geração de artistas e, como descobriríamos depois, até mesmo os escritórios de alguns daqueles criadores era algo como um furacão de ideias, cores e esculturas amontoadas. Um paraíso, cá entre nós, para todos aqueles jovens sonhadores que lotavam o salão, à espera de uma intimidade a mais com seus ídolos.

"Sabemos que o Brasil ainda está muito longe de se igualar a países como a China em efeitos especiais, principalmente porque falta educação para formar mão de obra especializada", comentou o criador da Saga, Alessandro Bonfim. "O objetivo desse evento é justamente melhorar essa formação, para que, daqui a uns anos, o Brasil possa competir de igual para igual no mercado internacional".

No primeiro dia de convenção, subiram ao palco o diretor de arte da Digital Domain, Neil Huxley, o designer de criaturas Ian Joyner, o Matte Painter Alex Nice e o artista conceitual M. Scott Spencer. Quem comandou a festa foi o jornalista Marcelo Forlani, do site Omelete.

Huxley, convidado do The Union desde a primeira edição, mostrou ao público como funciona o processo de criação de um produto audiovisual virtual - no caso, o trailer do jogo Dead Space 3, uma peça que envolveu o uso de motion capture, de uma câmera virtual capaz de explorar o ambiente criado em computador e até de alguns takes em live action, com o rosto do ator que dublou o protagonista do jogo nas edições anteriores, Gunner Wright.

Joyner, o mais jovem dos palestrantes, trouxe ao palco a magia do desenvolvimento de monstros, como o Lagarto da série Homem Aranha ou a árvore falante do próximo filme da Marvel, Guardiões da Galáxia (inspirada, segundo ele, nos Ents da franquia Senhor dos Anéis).

Após uma breve apresentação da escola Axis de Efeitos Visuais (fruto da união entre a Saga e a Gnomon), Nice assumiu o microfone, para delírio dos fãs de Pacific Rim. O artista explicou como funciona o trabalho de um Matte Painter e contou um pouco sobre suas passagens pelo filme de Guillermo Del Toro, além de Hugo Cabret, Tron e 2012.

Outro designer de criaturas, Spencer encerrou o dia com uma palestra sobre a ferramenta Z Brush, mostrando o passo-a-passo da escultura de personagens como um Orc de O Senhor Dos Anéis.

Do lado de fora do salão principal, com sua impressionante tela de 20 metros de largura, os visitantes tiveram a chance de conhecer novos softwares de criação e ferramentas práticas, como a prancheta de desenho digital. Diversas telas enchiam os olhos com projeções de trabalhos dos artistas convidados e um stand com bonecos e acessórios geeks completava o banquete.

O evento se encerra neste domingo, dia 20 de outubro, com apresentações do artista conceitual Cecil Kim, do diretor de efeitos especiais Brandon Young e do diretor de design de criaturas Neville Page. Os ingressos estão esgotados.

Por Juliana Varella

Atualizado em 21 Out 2013.