Guia da Semana

A temporada de prêmios de cinema começou: após uma série de indicações anunciadas nas últimas semanas (para os prêmios dos sindicatos, o Critics’ Choice Awards e o Bafta), é hora de começarmos a ver alguns vencedores. Neste domingo, dia 12, acontece uma das cerimônias mais esperadas do ano: o Globo de Ouro.

+ Confira os indicados ao Globo de Ouro
+ Veja as apostas do Guia para o Oscar 2014
+ Saiba quais são as próximas estreias de filmes na corrida do Oscar

Apesar da fama de “termômetro do Oscar”, o Globo costuma ter uma personalidade bem distinta de seu concorrente. Aqui, quem vota é a imprensa internacional; lá, são os profissionais da indústria (ou seja: quem faz os filmes)

As indicações, é claro, não variam muito em nenhuma das premiações – afinal, há um certo consenso quanto aos filmes mais importantes do ano – com exceção de festivais locais ou especializados em cinema “de arte”, como Sundance e Cannes.

A escolha dos vencedores, entretanto, sofre suas influências – no caso do Globo, de assessorias de imprensa e do boca-a-boca que se forma em torno de cada lançamento. No caso do Oscar, pesa a pressão do público, a popularidade das pessoas envolvidas e algum conhecimento dos bastidores.

Pensando nisso, o Guia da Semana listou os filmes e séries que devem se destacar na noite do dia 12. Confira:

12 Anos de Escravidão


O drama do homem livre que é forçado a trabalhar como escravo por 12 anos conquistou os críticos de forma avassaladora. Mesmo abalados pela dureza das cenas, todos, quase unanimemente, elogiaram o roteiro, a direção, especialmente a atuação de Chiwetel Ejiofor. Já ficou claro que a briga pelo Melhor Filme tanto no Globo de Ouro quanto no Oscar será entre este filme e “Gravidade”.

Indicações: 7

Pode ganhar: Melhor Filme (Drama), Melhor Diretor (Steve McQueen), Melhor Ator (Chiwetel Ejiofor)

Estreia no Brasil: 28 de Fevereiro

Gravidade


Entre um drama escravista, agressivo, e um ensaio mais existencialista sobre a impossibilidade da vida (no espaço ou não), a balança do Melhor Filme tende a pender para o lado do primeiro. Mas “Gravidade” não pode ser menosprezado: ele uniu sentimento e tecnologia como poucos filmes fizeram e levou massas aos cinemas, como seus adversários não conseguiram fazer. Aqui, o voto é imprevisível e terá, seja de um lado ou de outro, um grande peso emocional.

Indicações: 4

Pode ganhar: Melhor Filme (Drama)

Trapaça


Elogiado por uns, criticado por outros, a verdade é que o elenco reunido por David O’Russell impressionou, e suas oito indicações ao Oscar no ano passado contaram para lhe dar um voto de confiança. Em “Trapaça”, a dupla Jennifer Lawrence e Bradley Cooper volta a contracenar, desta vez como coadjuvantes ao lado de Christian Bale e Amy Adams. A história gira em torno de um casal de trapaceiros que começa a trabalhar para o FBI.

Indicações: 7

Pode ganhar: Melhor Filme (Comédia), Melhor Diretor (David O’Russell), Melhor Ator (Christian Bale) e Melhor Atriz (Amy Adams)

Estreia no Brasil: 7 de fevereiro

Nebraska


Apesar de somar cinco indicações, o longa de Alexander Payne só ficou marcado, mesmo, pela atuação de Bruce Dern. O ator vive um idoso que acredita ter ganhado uma fortuna na loteria e parte numa viagem rumo a Nebraska para receber seu premio.

Indicações: 5

Pode ganhar: Melhor Ator (Bruce Dern)

Estreia no Brasil: 31 de janeiro

Breaking Bad


Nem é preciso dizer: a série que dominou 2013 foi Breaking Bad. Com um leque de fãs que foram de jovens estudantes ao ator septuagenário Anthony Hopkins (que enviou uma carta aberta de agradecimento ao protagonista), “Bad” mostrou ao mundo que a televisão está em alta, com séries tão ou mais relevantes para a indústria do que os filmes de Hollywood.

Indicações: 3

Pode ganhar: Melhor Série de TV (Drama), Melhor Ator (Bryan Cranston) e Melhor Ator Coadjuvante (Aaron Paul)

Onde assistir: Sextas às 22h no AXN Brasil (5ª Temporada), estreia em 14 de janeiro na Record (1ª Temporada)

Minha Vida com Liberace


Mais conhecido como “Behind the Candelabra”, o longa-metragem de Steven Soderbergh foi recusado por estúdios de cinema e conseguiu o apoio da HBO – vencendo, desde então, prêmio após prêmio. O filme, com Michael Douglas e Matt Damon, conta a história do pianista Liberace e seu amante mais jovem.

Indicações: 4

Pode ganhar: Melhor Telefilme e Melhor Ator (Michael Douglas)

House of Cards


E se você pudesse assistir à sua série favorita no seu ritmo, tendo todos os novos episódios à sua disposição assim que cada temporada começasse? Foi assim que House of Cards revolucionou a indústria de séries, ao ser lançada pelo Netflix em 2013 e ao se tornar a primeira série não-televisionada a vencer um Emmy. Kevin Spacey, forte candidato ao prêmio desta noite, vive um político corrupto em ascensão.

Indicações: 4

Pode ganhar: Melhor Ator (Kevin Spacey)

Onde assistir: Netflix (2ª Temporada – estreia em 14 de fevereiro)

Girls


A série cômica feminina chega ao terceiro ano mantendo sua parcela de fãs fiéis. Como um “Sex and the City menos glamouroso”, Girls acompanha as desventuras de uma garota de 24 anos (Lena Duhnam) que precisa se virar sozinha, com todos os seus defeitos de mulher “normal”.

Indicações: 2

Pode ganhar: Melhor série de comédia e Melhor atriz (Lena Dunham)

Onde assistir: segundas às 22h na HBO (3ª Temporada)

Por Juliana Varella

Atualizado em 12 Jan 2014.