Guia da Semana

Para os amantes da sétima arte, aqui vai uma informação incrível: há diversos festivais de cinema online, e muitos de forma gratuita, que vão ocorrer nos próximos dias! A programação desses eventos conta com bons filmes do mundo todo e de diversos gêneros e assuntos.

Assim, o Guia da Semana reuniu uma lista com 8 festivais de cinema que acontecem em breve e que você confere de forma online. Confira mais detalhes sobre cada um deles:

► MOSTRA DE CINEMAS AFRICANOS

Entre os meses de setembro e novembro, a Mostra de Cinemas Africanos apresenta a nova edição do Cine África com vários títulos de ficção e documentários. O projeto online e gratuito traz 12 sessões (10 longas e dois programas de curtas), todos legendados em português, com filmes de destaque de Burkina Faso, Camarões, Egito, Etiópia, Nigéria, Quênia, Senegal e Sudão, além de outras atividades. As exibições serão realizadas no site da plataforma Sesc Digital.

Todas as quintas, a partir de 10 de setembro, a mostra estreia um filme novo, que ficará disponível por uma semana na plataforma, acompanhado de uma entrevista exclusiva com seu diretor ou diretora. Também está previsto o curso “Cinemas Africanos: trajetórias e perspectivas”, com duração de três meses, e o lançamento de um e-book ao final. Inscrições aqui.

Confira a programação completa aqui!

Quando: de 10 de setembro a 2 de dezembro
Onde: Cinema #emcasacomsesc
Quanto: gratuito

► 11˚CINEFOOT-FESTIVAL DE CINEMA DE FUTEBOL

O CINEFOOT, festival de cinema de futebol do Brasil e pioneiro na América Latina, realiza a 11a edição. A mostra será de 20 a 27 de novembro, no formato online, com acesso inteiramente gratuito para todo o território brasileiro, na plataforma INNSAEI.TV. Dos 76 títulos que integram a programação geral, 59 filmes são brasileiros e 17 internacionais oriundos da Argentina, França, Itália, Peru, Colômbia, México, Uruguai, África do Sul, República Tcheca, Portugal e uma coprodução Alemanha/Palestina.

Quando: de 20 a 27 de novembro
Onde: INNSAEI.TV
Quanto: gratuito

► FESTIVAL VARILUX DE CINEMA FRANCÊS

O Festival Varilux de Cinema Francês estará nas salas de cinema do Brasil todo do dia 19 de novembro até 3 de dezembro. A mostra exibe 18 longas-metragens, sendo 17 inéditos e recentes (2019/2020) e o clássico “Acossado”, de Jean Luc-Godard - em homenagem aos 60 anos da Nouvelle Vague. Com uma edição atípica devido à pandemia, o evento estará nas redes exibidoras que seguem rígidos protocolos recomendados pelas autoridades sanitárias a fim de oferecer segurança tanto ao público quanto aos profissionais envolvidos na sua realização.

Confira a programação completa aqui

Quando: de 19 de novembro a 3 de dezembro
Onde: Salas de cinema de todo o Brasil
Quanto: Os valores dos ingressos são os praticados por cada rede exibidora

► 1º FESTIVAL DE CINEMA RUSSO

Pela primeira vez, o Brasil sedia uma edição online do FESTIVAL DE CINEMA RUSSO, produzido pela ROSKINO, organização promotora de conteúdos russos em todo o mundo. Todos os filmes são exibidos com legendas e, nas animações, os espectadores têm à disposição os filmes totalmente dublados. Na programação, você verá filmes russos que foram sucesso no mundo inteiro, e o melhor, sem pagar nada.

Quando: de 10 a 30 de dezembro
Onde: Spcine Play
Quanto: gratuito

► FESTIVAL ARTE COMO RESPIRO - EDIÇÃO DE AUDIOVISUAL

A partir do dia 16 de novembro, o Itaú Cultural estreia a programação do Festival Arte como Respiro - Edição de Audiovisual. Os projetos selecionados, a partir do tema Descobertas e/ou Redescobertas, podem ser acompanhados em duas mostras online. A primeira delas exibe 93 curtas-metragens, entre documentários, ficções e filmes experimentais, realizados com diferentes técnicas e linguagens, vindos de diversos estados brasileiros. A segunda, com os demais projetos contemplados no edital, está prevista para entrar no site da instituição na primeira quinzena de dezembro.

Quando: de 16 a 30 de novembro
Onde: Site Itaú Cultural
Quanto: gratuito

► 9ª EDIÇÃO DO CINECIPÓ

O Festival Cinecipó apresenta filmes insurgentes com o objetivo da busca pela apreciação da diferença. O evento, que antes se limitava à Serra do Cipó e Belo Horizonte, neste ano ultrapassa os limites territoriais e tem alcance nacional com a programação online. Na programação serão mais de 60 filmes, oficinas e palestras que acontecem entre os dias 30 de novembro e 28 de dezembro, de forma gratuita no site.

Quando: de 30 de novembro a 28 de dezembro
Onde: Site
Quanto: gratuito

► 28° FESTIVAL MIX BRASIL

O 28° Festival Mix Brasil, evento dedicado a diversidade, acontece de 11 a 22 de novembro de forma online e gratuita. Apesar disso, haverá alguns encontros presenciais, com sessões de cinema no CineSesc, espetáculos teatrais no Centro Cultural da Diversidade, e exposição em diversos Centros Culturais de São Paulo, seguindo os protocolos de segurança. Este ano serão exibidos 101 filmes de 24 países, 6 espetáculos teatrais inéditos, shows, literatura, mesas sobre temas relevantes para comunidade lgbtqia+ e mais.

Confira a programação completa aqui

Quando: de 11 a 22 de novembro
Onde: online e presencial (CineSesc, Centro Cultural da Diversidade, entre outros centros culturais em São Paulo)
Quanto: gratuito

► FESTIVAL INTERNACIONAL CINEMA & TRANSCENDÊNCIA

O 7º Festival Internacional Cinema & Transcendência acontece entre 7 e 27 de novembro, no site do festival, totalmente gratuito. Será uma sessão única diária, às 21h, com apresentação ao vivo feita por Carina Bini, produtora e curadora do festival (os filmes só estarão disponíveis no horário da sessão).

Quando: 7 a 27 de novembro
Onde: Online - confira aqui
Quanto: gratuito

► MOSTRA FELAFC DE CINEMA LATINO-AMERICANO

A terceira edição da Mostra FELAFC de Cinema Latino-americano acontece no Brasil e é organizada pela Associação Brasileira de Cinematografia – ABC. O evento será realizado online de forma gratuita na plataforma Spcine Play, entre os dias 20 e 26 de novembro. A Mostra conta com a exibição de sete filmes, entre curtas, médias e longas-metragens, que foram selecionados das associações latinas. A cada dia, às 19h, será disponibilizado um filme e às 19h do dia seguinte haverá uma conversa, que será transmitida no canal de YouTube da ABC.

Confira a programação completa aqui

Quando: de 20 a 26 de novembro
Onde: Spcine Play
Quanto: gratuito

Saiba quais são as melhores séries de 2020... até agora!

"Pequenos Incêndios Por Toda Parte" e "Tales From The Loop" estão na lista

10 autores negros que você precisa conhecer e ler o quanto antes

Conceição Evaristo, Toni Morrison, Djamila Ribeiro e Angela Davis estão na lista

Por Lidia Capitani

Atualizado em 18 Nov 2020.