Guia da Semana

Para os cinéfilos, a chegada do mês de maio significa acompanhar seus ídolos do cinema cruzarem o tapete vermelho francês. A edição de 2011 do Festival de Cannes terá como filme de abertura a comédia romântica de Woody Allen, Midnight in Paris (fora de competição) - que traz no elenco Owen Wilson, Rachel McAdams, Kathy Bates e Adrien Brody. Outro longa-metragem fora das apostas é The Beaver, da atriz e diretora norte-americana Jodie Foster.

Nessa maratona de filmes, o prêmio maior é a Palma de Ouro, cujo júri geralmente traz nomes tão estrelados quanto as obras sendo exibidas. Em 2011, a comissão será presidida pelo ator norte-americano Robert De Niro e composta pelos atores Jude Law e Uma Thurman, além dos diretores Olivier Assayas (do filme Carlos), Mahamat Saleh Haroun (de Um Homem Que Grita) e Johnnie To (de Vingança), e das produtoras Martina Gusman e Nansun Shi, e a escritora norueguesa Linn Ullmann - filha do lendário Ingmar Bergman e Liv Ullmann. Para presidir a mostra Um Certo Olhar, foi convidado o cineasta iraniano Emir Kusturica, e para o de curta-metragem, o diretor francês Michel Gondry.

Foto: Divulgação / IMDb


Cena de Midnight in Paris, filme de Woody Allen, que abrirá o 64º Festival

Confira a seguir os competidores nas principais categorias de Cannes - e segure a expectativa para a espera até a estreia por aqui, que deve ficar para o primeiro semestre de 2012.


Palma de Ouro

Os filmes que competem pela Palma de Ouro desse ano vieram de diversos países. Entre os destaques estão as películas dos diretores Pedro Almodóvar (La Piel Que Habito), Lars Von Trier (Melancolia, protagonizado pelo trio Kirsten Dunst, Charlotte Rampling e Kiefer Sutherland), dos irmãos Jean-Pierre e Luc Dardenne (Le Gamin au Vélo - em inglês The Kid With a Bike), Nicolas Winding Refn (Drive) e Terrence Malick (A Árvore da Vida). Além dos estreantes Markus Schleinzer (Michael), Julia Leigh (Sleeping Beauty) e o italiano Paolo Sorrentino (This Must Be the Place, estrelado por Sean Penn como um glamour rocker). Ao que tudo indica será uma disputa acirrada entre Almodóvar e Von Trier.

Um Certo Olhar

Na mostra Um Certo Olhar, quem encabeça a lista de diretores é o norte-americano Gus Van Sant, com o thriller dramático Restless, estrelado pela atriz australiana Mia Wasikowska (de Alice no País das Maravilhas). Outro destaque é o romeno Loverboy, dirigido por Catalin Mitulescu - que marca a nova safra de produções desse país. A sessão ainda traz o filme Trabalhar Cansa, dos brasileiros Juliana Rojas e Marco Dutra - rodado entre os bairros paulistanos de Higienópolis e Bom Retiro.

Além de concorrem na mesma mostra que Van Sant, os dois brasileiros também disputam o troféu Caméra d´Or, disputado por diretores estreantes em um longa-metragem. Essa é a terceira vez que a dupla participa do festival, a estreia aconteceu em 2005 com o curta-metragem O Lençol Branco, projeto de conclusão de curso de ambos na USP e que foi exibido na mostra Cinéfoundation - dedicada a produções de universitários. A segunda incursão de Juliana e Marco pela cruisette francesa foi em 2007, com outro curta, Um Ramo, em que pequenos ramos de flores brotam das costas de uma mulher. O filme conquistou o prêmio de melhor descoberta na Semana da Crítica. Na Cinéfoundation 2011 concorre a produção brasileira Duelo Antes da Noite, da diretora Alice Furtado - estudante da Universidade Federal Fluminense (RJ). Na mostra Short Film Corner, temos mais um brasileiro entre os indicados, o curta baiano A Morte de D.J. em Paris, de Igor Penna, baseado em conto homônimo de Roberto Drummond.


Curta-Metragem

Na categoria de melhor curta-metragem, os destaques ficam para Soy Tan Feliz (do argentino Vladimir Durán) e Bear (do ator australiano Nash Edgerton, que participou do filme Matrix Reloaded). Já na Quinzena dos Realizadores, o destaque está por conta do brasileiro Karin Ainouz, com O Abismo Prateado, estrelado por Alessandra Negrini e Milton Gonçalves - Negrini já está de malas prontas para representar o elenco em Cannes. Na Semana da Crítica, o média-metragem do diretor mineiro Ricardo Alves Junior, Permanências, figura na lista dos indicados. Ainda na mesma mostra, merece destaque o longa Take Shelter (do americano Jeff Nichols), além das sessões especiais com os filmes Walk Away Renée (documentário de Jonathan Caouette) e My Little Princess (com a atriz francesa Isabelle Huppert).

Homenagem

Paralela às premiações, a edição desse ano prestará uma homenagem ao cinema de Bollywood com a exibição do filme The Greatest Love Story Ever Told, do diretor que presidiu o júri principal de 2010, Shekhar Kapur. A trama gira em torno dos momentos mais emocionantes e dançantes da história do cinema musical indiano. Outro profissional que será homenageado, na primeira noite, é o diretor italiano Bernardo Bertolucci pelo conjunto da obra com um troféu honorário da Palma de Ouro.


Histórico

A primeira edição do evento ocorreu em 20 de setembro de 1946, e desde 1952 a festa cinematográfica passou a ocorrer em maio. Em 1955, foi criado a Palma de Ouro, prêmio máximo do festival - naquele ano, o ganhador foi o filme Marty, de Delbert Mann. A partir daí, a premiação atraiu profissionais do mundo inteiro, graças à presenças ilustres de atores do mais alto escalão, como Grace Kelly, Sophia Loren, Brigitte Bardot, Cary Grant, Romy Schneider, Alain Delon e Gina Lollobrigida, entre outros.

Nos anos 60, foram criadas duas seleções muito importantes dentro do evento: Semana Internacional da Crítica e a Quinzena dos Realizadores. Em 1997, foi realizada a 50ª edicão, com a entrega da Palma das Palmas ao diretor sueco Ingmar Bergman por sua contribuição ao cinema ao longo da carreira. Desde 2010, existe o Cannes Curta-Metragem para contemplar as produções em formato menor.

Trailer do filme brasileiro Trabalhar Cansa

Atualizado em 14 Mai 2012.