Guia da Semana

Festival de Gramado 2011

Pela 39ª vez, cidade gaúcha celebra o cinema nacional e latino numa grande festa. Selton Mello, Fernanda Montenegro e Domingos de Oliveira serão homenageados.

Foto: Divulgação

Selton Mello, diretor e ator do filme nacional O Palhaço, será um dos homenageados

Entre os dias 5 e 13 de agosto, a cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, recebe a 39º edição do Festival de Cinema de Gramado. Logo no primeiro dia do evento, o ator e diretor Selton Mello será homenageado e, na sequência, seu segundo filme como diretor, chamado O Palhaço, terá exibição ao público na abertura do festival, fora da competição. No longa-metragem, o próprio Selton e Paulo José interpretam pai e filho, que formam uma dupla de palhaços.

Além dele, a atriz Fernanda Montenegro e o dramaturgo Domingos de Oliveira também serão homenageados. Fernanda irá receber o Troféu Oscarito, dedicado aos grandes atores e atrizes do cinema nacional e o dramaturgo será agraciado com o Troféu Eduardo Abelin, que presta uma homenagem a grandes diretores.

A mostra competitiva terá início na própria sexta-feira, às 21h30, com Riscado, do diretor Gustavo Pizzi. Ao todo, serão exibidos 14 longas (sete brasileiros e sete estrangeiros) e 16 curtas, que irão concorrer ao Kikito nas categorias Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Roteiro e Melhor Fotografia, além de outras 20 produções selecionadas para a Mostra Gaúcha.

No Festival de Gramado de 2010, Bróder, de Jeferson De, foi um dos destaques, ganhando o prêmio de Melhor Filme de Longa-Metragem Brasileiro e de Melhor Direção. Caio Blatt ainda ganhou o prêmio de Melhor Ator pelo mesmo longa-metragem, interpretando o personagem Macu, um morador da favela que se envolve com a criminalidade. Outros longas-metragens que também ganharam prêmios em 2010 foram Não se Pode Viver sem Amor, de Jorge Durán e Diário de uma Busca de Flávia Castro.

História de Cinema

Foto: Divulgação / Festival de Cinema

A cidade recebe o festival desde 1973

O Festival de Gramado é realizado anualmente desde 1973, sempre no Palácio dos Festivais, localizado no centro da cidade. Oficializado pelo Instituto Nacional de Cinema (INC), o evento teve seu ponto inicial nas mostras promovidas durante a Festa das Hortênsias, entre 1969 e 1971. A primeira edição aconteceu entre 10 e 14 de janeiro de 1973, passando a se realizado todos os anos - primeiramente no verão, depois no outono e, a partir dos anos 90, no mês de agosto.

As primeiras edições foram marcadas pelo sensacionalismo, a nudez e a crise das estrelas que disputavam a fama na serra gaúcha. Paralelamente, a disputa pelo Kikito animava os debates, criava polêmicas e transformava a criação cinematográfica nacional no único assunto de artistas, realizadores, estudiosos de cinema, imprensa e público em geral. O festival firmou-se em tempos políticos duros - os anos 70 - driblando a censura e provando que era possível subverter o cotidiano difícil por meio da arte.

A partir dos anos 80, com o aprimoramento das discussões sobre arte e cultura nos espaços do festival, o evento conquistou naturalmente o título de um dos maiores do gênero no país. Desde sua 20ª edição, em 1992, inclui também filmes de origem latina - de onde vem sua designação oficial: Festival de Cinema Brasileiro e Latino.

Clique no link abaixo e confira a programação do Festival deste ano!


Atualizado em 21 Mar 2012.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

"All I See is You", drama com Blake Lively, ganha primeiro trailer; assista!

Longa estreia dia 27 de outubro nos EUA

Bilheterias da semana: "It - A Coisa" mantém liderança enquanto "Mãe!" fracassa nos EUA

Filme pode se tornar a maior bilheteria da história no gênero de horror

"Bingo - O Rei das Manhãs" é escolhido para representar o Brasil no Oscar 2018

Filme de Daniel Rezende se inspira na história real de um dos atores que interpretou o palhaço Bozo no Brasil

Reserva Cultural exibe filmes franceses sobre a Melhor Idade com café da manhã e preços baixos

Programação marca o último ciclo do ano do Cinéclub, projeto que acontece sempre no último domingo do mês

Estreias da semana: “Feito na América”, “As Duas Irenes” e mais 7 filmes

Novo horror ambientado na famosa casa de Amityville também é destaque

Clientes Claro e NET agora têm desconto nos cinemas Kinoplex; saiba mais!

Assinantes das operadoras pagam 50% do ingresso em qualquer filme, dia ou horário